TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de eletrostática

Artigo: O conceito de eletrostática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

ELETROSTÁTICA

Um corpo é constituído pela reunião de átomos, compostos por elétrons, prótons e nêutrons. O próton não se movimenta, quem se movimento são os elétrons das últimas camadas.

Qualquer corpo possui elétrons que escapam dos seu átomos, por estarem afastado do núcleo, e possuindo baixa atração. Os materiais que apresentam grandes quantidades de elétrons livres, são os considerados condutores. Já os que apresentam pequenas quantidades livres de elétrons são conhecidos como isolantes.

Quando da transferência de elétrons de um corpo para outro, esses corpos ficam em um estado conhecido como anormal. Nesse estado o corpo fica eletrizado, tentando encontrar o seu equilíbrio. Todo corpo que esta nesse estado apresenta uma centra energia.

Todo corpo pode ter os estados de neutros, quando está equilibrado, já quando ele esta desequilibrado, ele pode estar com falta de elétrons. Para buscar o equilíbrio o corpo cede ou recebe elétrons.

A eletrostática acontece quando um corpo busca encontrar seu equilíbrio, seja por falta ou excesso de elétrons. Isso provoca os chamados pequenos choques que levamos quando tocamos uma parte metálica, ocorre principalmente em todo o ano.

Toda matéria é formada por moléculas, que por sua vez formam o átomo que é composto pelas 3 partículas conhecidas como prótons, neutros e elétrons. A massa do elétron e menor que a massa do próton. Os elétrons e prótons tem valores iguais, somente com sinais diferentes.

Toda carga positiva em contato com outra carga positiva, se repelem, Já uma carga positiva e outra negativa, se atraem, o mesmo acontece com a carga negativa.

A menor carga encontrada na natureza é conhecida como carga elementar. O átomo sofre Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa.

Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

Para que um corpo fique eletrizado, basicamente ocorre a diferença de elétrons e prótons,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com