TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O concreto é um material construtivo amplamente disseminado

Por:   •  28/3/2017  •  Artigo  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O concreto é um material construtivo amplamente disseminado. Podemos encontrá-lo em nossas casas de alvenaria, em rodovias, em pontes, nos edifícios mais altos do mundo, em torres de resfriamento, em usinas hidrelétricas e nucleares, em obras de saneamento, até em plataformas de extração petrolífera móveis. Estima-se que anualmente são consumidas 11 bilhões de toneladas de concreto, o que dá, segundo a Federación Iberoamericana de Hormigón Premesclado (FIHP), aproximadamente, um consumo médio de 1,9 tonelada de concreto por habitante por ano, valor inferior apenas ao consumo de água. No Brasil, o concreto que sai de centrais dosadoras gira em torno de 30 milhões de metros cúbicos.

Duas propriedades do concreto que o destacam como material construtivo são: sua resistência à água – diferentemente do aço e da madeira, o concreto sofre menor deterioração quando exposto à água, razão de sua utilização em estruturas de controle, armazenamento e transporte de água e sua plasticidade que possibilita obter formas construtivas inusitadas, como se vê nas obras arquitetônicas de Niemayer. Mas existem outras vantagens: a disponibilidade abundante de seus elementos constituintes e seus baixos custos. (REVISTA CONCRETO, ano )

O concreto armado é um dos métodos mais utilizados na construção, pois uni ao concreto um material com alta resistência a tração com o objetivo de absorver as tensões e dar maior resistência ao processo construtivo. Portanto pode se definir o concreto armado como a união do concreto simples e de um material resistente a tração de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes, no entanto o conceito de material ainda envolve o fenômeno da aderência que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura.

Existem algumas características positivas no uso do concreto armado, como: economia, pois especialmente no Brasil seus componentes são facilmente encontrados e de baixo custo; conservação, pois apresenta durabilidade; adaptabilidade, favorecendo a arquitetura pela sua facil modelagem; rapidez de construção; segurança contra o fogo; impermeabilidade; resistência a choques e vibrações. Em contrapartida o concreto armado apresenta desvantagens como: peso próprio elevado relativamente a resistência; dificuldades em reformas e adaptações; controle demasiado de fissurações; transmissão de calor e som.

O objetivo geral do trabalho é buscar uma nova tecnologia, modificando algumas propriedades do concreto armado com a finalidade de diminuir as transmissões de ondas sonoras.

Segundo Andrade (2006) “o concreto armado trouxe melhorias em todos os setores da sociedade, n

a área de habitação, saneamento básico, saúde, lazer, conforto entre outros. Com a tecnologia existente, profissionais capacitados, normatização e conhecimentos adquiridos através de ensaios e não mais empíricos, posso dizer com muita certeza que hoje temos nas nossas mãos, uma das maiores tecnologias e processos construtivos em concreto armado.”

1.1 JUSTIFICATIVA

Se tratando do curso de engenharia civil o primeiro material a se pensar é o concreto, onde este é de grande importância, pois dificilmente se excuta uma obra sem a utilização deste material. Apesar da baixa complexidade na execução, são necessários cuidados para garantir qualidade e segurança. O tema escolhido foi a fim de propor um maior conhecimento do concreto com ênfase no concreto armado, buscando modos que possa ter a diminuição de ondas sonoras.

2 OBJETIVOS

2.1.1 Objetivo Geral

O concreto armado apresenta vantagens que justificam o seu emprego em larga escala na indústria da construção, o que motiva o seu estudo em um conjunto específico de disciplinas. Tendo uma fácil trabalhabilidade, podendo ser inseridos aditivos para melhorar o seu desempenho. Este trabalho tem por finalidade estudar o uso de aditivos no concreto armado.

2.1.2 Objetivos Específicos

• Encontrar uma forma que esta ao alcance e de fácil execução de um isolante acústico;

• Verificar a conservação das características de compressão, tração e de custo acessível do concreto armado;

• Tornar o estudo aplicado no cotidiano da construção civil.

3 REVISÃO DE LITERATURA

O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração (cerca de 10 % da sua resistência à compressão). Assim sendo, é imperiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração, com o objetivo deste material, disposto convenientemente, resistir às tensões de tração atuantes. Com esse material composto (concreto e armadura – barras de aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem as tensões de tração e o concreto absorve as tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço (caso típico de pilares, por exemplo).

No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois materiais para se ter o concreto armado. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta. Em resumo, pode-se definir o concreto armado como “a união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes”.

A descoberta do concreto armado foi feita por Joseph- Louis Lambot, um agricultor francês, que em 1849 realizou a construção da primeira estrutura de concreto armado, um barco. Ele testou o barco em sua propriedade agrícola e realizou sua patente em 1855, o mesmo ano em que foi apresentado na Feira Mundial de Paris (o protótipo original é preservado no Museu de Brignoles, França). O projeto não teve grande repercussão, mas chamou a atenção de Joseph Monier, que vislumbrou a possibilidade de substituir os vasos de plantas ornamentais que até então produzia em madeira ou cerâmica, produtos que apodreciam ou quebravam com muita facilidade. Com o sucesso obtido, iniciou a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com