TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Aplicação de Fôrmas Construídas de Material Reciclável para Concreto em Vigas

Por:   •  28/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação da Aplicação de Fôrmas Construídas de Material Reciclável para Concreto em Vigas

Roberto Wagner Thomaz1; Marcelo Mendes Ribeiro Farias2; Marconi Vieira Gonçalves3; Luíza de Magalhães Couto4; Vanessa Pereira Marques5

Jéssica de Souza Madureira Leite6 (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1robertothomaz121@hotmail.com; 2marcelo.ribeiro.farias@vale.com; 3marconigoncalves@hotmail.com; 4l.mcouto@yahoo.com.br; 5vpm_marques17@hotmail.com

Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar uma análise comparativa na utilização de placas produzidas a partir do termoplástico reciclado PET, Poli Etileno Tereftalato, em substituição à madeira e às fôrmas de alumínio. Por não existir um protótipo físico desta fôrma que está sendo proposta, o método de comparação de resistência foi baseado nas propriedades específicas dos materiais, que são a madeira, o alumínio e o plástico PET. A metodologia utilizada para a comparação dos materiais foi através de pesquisas na literatura disponível para levantar as propriedades mecânicas similares dos materiais estudados, as quais são implícitas a eficiência das fôrmas. Ao final, concluiu-se que é possível o desenvolvimento de ferramentas da e na engenharia quanto a fôrmas de material reciclável para preparação de pilares em concreto de maneira sustentável. Além dos benefícios sustentáveis foi possível perceber um ganho na facilidade da montagem, devido massa específica (densidade) inferior, o peso é mais leve.

Palavras-chave: Fôrmas, pilares, PET, Sustentabilidade, Reciclável.

Abstract: The aim of this study was to perform a comparative analysis on the use of plates produced from recycled thermoplastic PET, Poly Ethylene Terephthalate, replacing wood and aluminum molds. Since there is no physical prototype Thus there being proposed, the method of comparing resistance was based on the specific properties of the materials which are wood, aluminum and PET plastic. The methodology used for the comparison of the materials was through researching the literature to raise similar mechanical properties of the studied materials, which are implied efficiency of the form work. At the end, we concluded that it is possible to develop tools and engineering as the molds of recyclable material for preparation of concrete pillars in a sustainable manner. In addition to the benefits sustainable was possible to realize a gain in ease of assembly because of lower specific gravity (density), the weight is lighter.

Keywords: Tins, pillars, PET, Sustainable, Recyclable.

____________________________________________________________________________

  1. Introdução

Esta pesquisa, que é de natureza exploratória e pré-experimental tem por objetivo realizar uma análise comparativa na utilização de placas produzidas a partir do termoplástico reciclado PET, Poli Etileno Tereftalato, em substituição à madeira e às fôrmas de alumínio.

Para se construir uma estrutura de concreto é necessário utilizar moldes para dar forma e resistência ao concreto armado. A dimensão e o alinhamento de uma estrutura dependem da precisão e dos cuidados no posicionamento e montagem das fôrmas, por isso elas devem ser construídas nas dimensões certas. Isso gera um enorme gasto de tempo e dinheiro, pois na maior parte dos casos, as fôrmas convencionais são construídas de madeira, que é um material quase sempre descartável após o uso. O desperdício dessa madeira descartada, e a perda de tempo para a montagem dessas fôrmas, são responsáveis por uma significativa parcela dos gastos de uma obra, além de denegrir o meio ambiente.

Atualmente já existem fôrmas para moldagem de concreto, que são compostas de alumínio, e que podem ser reutilizadas inúmeras vezes. Contudo, tais fôrmas são muito caras e dificilmente encontradas para compra. Este trabalho tem por objetivo estudar a viabilidade do uso de fôrmas para concreto, produzidas com plástico reciclado, em substituição às fôrmas de madeira e de metal, para moldagem de estruturas de concreto armado.

As fôrmas propostas neste trabalho são compostas por placas, de dimensões: 100cmx30cmx5cm, com perfurações laterais de 1cm de diâmetro; cantoneiras com perfurações simétricas às das placas e dimensões: 100cmx5cmx1cm; presilhas; hastes de travamento e escoras. As cantoneiras são amarradas às placas através de presilhas de amarração. Esta amarração se dá pelo simples encaixe da presilha nas perfurações da placa e da cantoneira, e pode ser feito sem o auxílio de ferramentas. As hastes de travamento tem a função de reforçar as paredes da fôrma, impedindo que o peso do concreto possa abri-las. Já as escoras tem a função de nivelar e escorar as formas montadas, garantindo o perfeito nivelamento e prumo da coluna ou viga a ser concretada.

As fôrmas são ferramentas importantíssimas para as edificações, pois além da moldagem do concreto armado, servem também como instrumento para alinhamento e sustentação temporária da própria carga de concreto fresco, bem como da própria edificação, até a secagem completa da massa de concreto. Por isso, a utilização adequada dos moldes para concreto deve englobar quatro diretrizes básicas, tais como: resistência, segurança, praticidade e economia.

.

  1. Referencial Teórico
  1. Especificações técnicas

As Fôrmas de Materiais Recicláveis (FMR´s) propostas neste trabalho serão compostas de placas e acessórios produzidos a partir de plástico PET reciclado, com o objetivo de substituir a madeira, que é amplamente utilizada nas obras. Como não existe um protótipo físico desta fôrma que está sendo proposta, o método de comparação de resistência será baseado nas propriedades específicas dos materiais citados anteriormente, que são a madeira Pinus, o alumínio e o plástico PET.

 

  1.  Matérias primas e fabricação

Na fabricação destas placas serão utilizados plástico PET reciclado, para composição das placas, cantoneiras, hastes e presilhas, bem como ferro reciclado, para composição das escoras.

A matéria prima utilizada na produção das fôrmas e acessórios deverá ser obtida a partir de lixo reciclado, para que dessa forma seja possível reduzir os custos de produção e promover a sustentabilidade, ao se retirar do meio ambiente parte desse lixo, bem como promover a redução do desmatamento, que ocorre pela retirada da madeira que é utilizada para compor as fôrmas utilizadas atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (43 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com