TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O crescimento do LED no Brasil

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 7

O CRESCIMENTO DO LED NO BRASIL

Trabalho realizado para disciplina de Instalações Industriais da Universidade Federal De Ouro Preto, com intuito de desenvolver o conhecimento sobre lâmpadas de LED no Brasil.

Professor: Rispoli

Ouro Preto – MG – Agosto/2017

3

1. Introdução

Há pouco menos de 20 anos o segmento de iluminação vem passando por uma intensa mudança impulsionada pelo uso mais difundido do Diodo Emissor de Luz, o Led, tecnologia que ilumina com alto índice de qualidade e é bem mais eficiente do que as demais lâmpadas existentes no mercado. A transformação acarretada por esta “nova” tecnologia é comparada à que ocorreu após o surgimento da lâmpada incandescente inventada por Thomas Edison em 1879. Estima-se que até 2023, o Led representará 74% das vendas de lâmpadas para projetos de retrofit (processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma) voltados ao segmento de iluminação comercial. O preço do produto, que ainda é um obstáculo, cai vertiginosamente a cada ano.

Atualmente, luminárias e lâmpadas do tipo Led estão cada vez mais presentes nas instalações, se comparadas ao início de sua utilização. Contudo, ainda perdem e muito para outras tecnologias. Para se ter ideia, no Brasil, de uma forma geral, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), em 2014 foram consumidas 20 milhões de lâmpadas de Led. Número respeitável, mas ainda pouco representativo, ante o consumo de halógenas (85 milhões), tubulares (100 milhões), incandescentes (150 milhões) e fluorescentes compactas (250 milhões).

A pesquisa informa que as vendas de lâmpadas e luminárias Led devem se tornar mais aquecidas em razão dos projetos de retrofit, que estimularão as trocas de lâmpadas antigas por equipamentos mais eficientes. Dessa forma, paulatinamente, o Led eliminará tecnologias como incandescentes e halógenas e “roubará” uma boa parte do mercado de lâmpadas um pouco mais eficientes.

4

2. A indústria do LED no Brasil

O percentual de utilização do LED no Brasil, seja para iluminação pública ou residencial, está próximo de 20% e crescendo rapidamente. Entre os motivos para isso podemos citar a retirada do mercado das lâmpadas incandescentes, o grande aumento no preço da energia elétrica e a queda vertiginosa do preço dos produtos LED, o que favorece muito a adoção da tecnologia no País.

Embora os produtos importados ainda dominem o mercado, a nova tecnologia fez emergir nos últimos anos iniciativas de empreendedores brasileiros que, a despeito dos problemas de competitividade da indústria brasileira, têm conseguido expandir os negócios e, agora, apostam na crise energética e na maior busca por produtos mais eficientes para dar impulso e escala à fabricação local.

A Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) estima em 20 o número de empresas que fabricam hoje produtos com LED no Brasil, incluindo as pioneiras LEDstar, O2 LED, Neolux e FLC. Em 2014, o número de lâmpadas de LED vendidas no Brasil foi de 20 milhões de unidades, seis vezes mais do que em 2011, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux). Trata-se de uma fatia ainda pequena diante de um mercado de mais de 500 milhões de lâmpadas. É visível que a indústria relacionada ao LED está crescendo de forma exponencial. Dois bons exemplos de empresas que estão se destacando no mercado de venda do LED são a SX Lighting e a Brilia. A SX Lighting, de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, que foi criada em 2015 diante dessa necessidade do mercado e hoje está entre as 10 maiores fabricantes brasileiras de luminárias a LED, registrou um crescimento de 230% no acumulado dos últimos 24 meses e projeta um faturamento de R$ 30 milhões para 2017 - três vezes maior do que o registrado em 2016 - com a produção de 60 mil luminárias. Outro exemplo de crescimento do mercado acontece com a empresa Brilia. De acordo com Leonardo Arruda, diretor nacional da empresa que é pioneira no desenvolvimento e comercialização de lâmpadas, fitas e acessórios LED no Brasil, “a Brilia registrou um crescimento de 61% nos primeiros seis meses desse ano, fruto da expansão comercial iniciada em meados do ano passado, de investimentos em uma

5

distribuição mais horizontalizada em todo o Brasil e do lançamento de produtos alinhados com a expectativa dos clientes e consumidores”. Por ser um produto econômico, durável e eficiente, torna-se importante saber aplicá-lo corretamente. Um desafio a mais para arquitetos, e projetistas, mas principalmente para o consumidor final. Aos profissionais, fica a tarefa de escolher o produto mais adequado, com o ângulo do facho de luz necessário e considerando a nova equivalência do fluxo luminoso que resulte no ambiente inicialmente projetado. Para o consumidor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com