TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.535 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O estágio é um momento fundamental à formação de qualquer profissional. O objetivo geral desse trabalho é apresentar o que é ar comprimo e suas características, a história do compressor de ar comprimido, suas características, funcionamento e os tipos de compressores.

O este relatório consiste na abordagem das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado 01 totalizando uma carga horária de 140 horas.

Neste período as atividades exercidas foram acompanhadas e determinadas pelo supervisor profissional liberal engenheiro civil Ricardo Brunet Garcez prestador de serviço, permitindo o desenvolvimento dos trabalhos e a oportunidade de alcançar novos conhecimentos.

O trabalho de campo foi realizado na cidade de Campo Grande Mato Grosso do Sul na concessionária ULSAN HYUNDAI, onde foi possível fazer o acompanhamento da manutenção preventiva de um compressor de ar comprimido.

2 OBJETIVO GERAL

Apresentar uma visão objetiva dos fatos observados e das atividades desenvolvidas durante o estagio supervisionado, seguidas de uma análise crítica e conclusiva.

3.1 Objetivo Especifico

O relatório visa descrever de forma detalhada o que é um compressor de ar comprimido, suas características, e como proceder sua manutenção.

3 REVISÃO BIBBLIOGRÁFICA

Serão expostos conceitos, sustentados por autores que já discutiram o assunto e elaboraram suas teorias. A revisão bibliográfica, tem como base fornecer base para o leitor do trabalho.

3.1 Ar Comprimido

Segundo De Negri (2001) os processos industriais trazem a necessidade de produção de ar comprimido, tornando a aplicação de compressores, indispensável para o funcionamento das máquinas, para ter um ar comprimido de boa qualidade para funcionamento correto dos equipamentos é necessário ter conhecimentos básicos sobre física e propriedades da pneumática.

O ar comprimido que utilizamos geralmente para realização de algum trabalho como impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, desenvolver potência, entre uma série de aplicações é um gás incolor, inodoro, não toxico e não inflamável.

O ar a uma temperatura aproximada de -193ºC se condensa em um liquido azul claro, é basicamente uma mistura de aproximadamente 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases (hélio, neônio, entre outros.). (Ver figura 1).

[pic 1]

Figura 1 – Composição do ar Fonte: Back (1983)

Moreira (2006) Entretanto, ar puro e seco só existe depois de tratado, pois atmosférico contem sempre vapor d’ agua, poeira e gases diversos.

O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar trabalho proposto como: remoção de impurezas, eliminação de umidade, para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.

O ar apresenta também uma baixa viscosidade. A viscosidade mede a facilidade com que um fluido (gás ou líquido) escoa. Se um fluido tem baixa viscosidade implica que ele pode escoar por pequenos orifícios e, portanto a chance de ocorrer vazamentos é muito grande. Assim, vazamentos de ar em linhas pneumáticas são muito comuns.

3.1.1 Vantagens

Volume: O ar a ser comprimido encontre-se em quantidades ilimitadas praticamente em todos os lugares;

Transporte: Facilmente transportável por tubulações;

Armazenagem: Pode ser armazenado em reservatórios;

Temperatura: Garantia de funcionamento seguro, apesar de apresentar variações;

Segurança: Não existe perigo de incêndio;

Limpeza: Não é poluente ao meio ambiente;

Velocidade: Permite alcançar altas velocidades de trabalho.

  1. Desvantagens

Preparação: Requer uma boa preparação, para a remoção de impurezas e umidade;

Custos: Muito elevado, principalmente se na rede de distribuição e nos equipamentos houver vazamentos.

  1. Riscos

Ar comprimido atua como fonte de potência para diversos tipos de ferramentas e maquinários, e frequentemente é uma parte importante e bem integrada de muitos processos de produção.

As vantagens do ar comprimido incluem baixos custos de manutenção, baixo peso em relação à potência e a possibilidade de uma carga elevada durante um período de tempo longo sem superaquecimento.

Uma vez que a maioria das aplicações de ar comprimido não está conectada à eletricidade, as pessoas nem sempre levam em conta quais perigos podem estar à espreita. Porém, da mesma forma que normas de segurança devem ser observadas para máquinas e ferramentas elétricas, componentes de ar comprimido também devem ser tratados com respeito para evitar acidentes perigosos.

O ar comprimido armazena grandes quantidades de energia sob alta pressão, o que significa que o uso incorreto pode levar a incidentes sérios no local de trabalho. Por isso, é importante que o pessoal conclua um treinamento de conscientização de riscos e aja em conformidade com as normas de segurança da empresa; por exemplo, nunca apontar uma pistola de ar comprimido para outra pessoa.

Também é importante agir em conformidade com as limitações técnicas relativas à pressão operacional máxima, temperatura, carga, etc., especificadas pelo fabricante para um componente ou ferramenta em especial.

Os cuidados envolvendo o uso de ar comprimido estão se tornando cada vez mais importantes tanto para empresas quanto para governos, e muitos governos atualmente investigam a questão.

  1.  Normas e Leis

 Atualmente, dois países, os Estados Unidos e a Suíça, programaram exigências relativas ao sopro diretamente na pele. Os trabalhadores normalmente utilizam pistolas de ar para remover sujeira e poeira durante ou ao final da jornada de trabalho.

Utilizar ar comprimido dessa forma pode forçar a entrada de bolhas de ar na corrente sanguínea e provocar um coágulo. As normas atuais foram implementadas devido a uma série de acidentes fatais desse tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (398.4 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com