TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que faz o engenheiro elétrico

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre a Engenharia Elétrica:

A profissão, o curso e o mercado de trabalho.

Disciplina: Princípios da Engenharia

Rio de Janeiro – RJ

2016

        O engenheiro elétrico é o profissional responsável pelas áreas de geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Ele está habilitado para condicionar de forma adequada, em termos de tensões, correntes, frequência e potência, a energia oriunda dos diferentes geradores de eletricidade. É encarregado muitas vezes para construir e  aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, trabalhando também no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, projetos de instalações elétricas, assim como na manutenção de equipamentos hospitalares e clínicos.

        Na área específica de projetos, o engenheiro elétrico pode atuar nos projetos de subestações energéticas, sistema de proteção, linhas de metro, linhas de distribuição elétrica: subterrânea, em aeroportos, em estádios, em prédios, casa e fábricas.

         Além das concessionárias de energia, o setor de telecomunicações, as fábricas de celulares e as fábricas de motores e geradores o engenheiro eletricista pode seguir o ramo de pesquisas, com estudos de eficiência energética, fontes de energia renovável, métodos de transformação de eletricidade entre outros.

        Devido ao fundamento matemático e o conhecimento dos processos industriais adquirido na graduação em engenharia elétrica, o profissional desta área, muitas vezes

.adaptam-se facilmente em atividades relacionadas ao setor econômico, administrativo e gerencial.

Áreas específicas de atuação do engenheiro elétrico:

Construção Civil

Atua na projeção dos circuitos elétricos necessários para as construções ou reformas e define os materiais a serem utilizados. Elabora plantas de indústrias de geração de energia.

Automação

Planeja e desenvolve estruturas de automação elétrica para indústrias. Faz adaptações na planta elétrica de edifícios para comportarem sistemas automatizados.

Fornecimento de Energia Elétrica

Atua na criação de hidrelétricas, usinas eólicas e solares. Define o dimensionamento de turbinas e contribui em sistemas de armazenamento e redes de transmissão.

Telecomunicações

Atua na construção de sistemas de telefonia e de transmissão de dados. Contribui no processo de fabricação de aparelhos de telefonia.

Eletroeletrônica

Participa do desenvolvimento de sistemas e componentes eletrônicos. Cria placas eletrônicas que garantem o funcionamento de vários equipamentos de uso doméstico ou industrial.

Tabela Construída a partir dos dados do site: http://www.guiadacarreira.com.br/

Sobre o curso superior em Engenharia Elétrica

        

        A graduação em Engenharia Elétrica possui a habilitação de bacharelado e duração de cinco anos. O curso é dividido em duas partes. O ciclo básico, período de desenvolvimento do conhecimento teórico para a formação do engenheiro elétrico. É nesse primeiro período de aprendizagem que a estrutura curricular possui matérias generalistas de Matemática, Física, Química e Computação. Na segunda parte da graduação, o ensino é focado no conhecimento experimental e profissional do futuro engenheiro eletricista. As matérias da estrutura curricular desse segundo período de aprendizagem estão relacionadas ás áreas de eletrônica, sistemas de energia elétrica, telecomunicações, sistemas de controle, processamento de sinais e potência energética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com