TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que podemos aprender com gansos

Seminário: O que podemos aprender com gansos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Seminário  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 19

ALEXANDRE RANGEL

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS

Lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.

O QUE PODEMOS APRENDER COM OS GANSOS

LIÇÕES DE COOPERAÇÃO, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA, O AMBIENTE DE TRABALHO E A PRODUTIVIDADE DA EMPRESA

Problemas que poderiam ser resolvidos rapidamente, muitas vezes se agravam, a ponto de causar rupturas nas relações pessoais. Quando o caldo entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação com respeito às reais necessidades e expectativas a serem atendidas de ambas as partes. Por isso, sempre digo que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade em uma empresa são: em primeiro lugar a comunicação. Em segundo lugar a comunicação e em terceiro lugar a comunicação.

Transmitir bem os conceitos gerenciais e funcionais para os ouvintes é o principal propósito do programa Momento da Qualidade que há quase dez anos tem prestado este serviço à comunidade. Inicialmente na Rádio Eldorado, depois na Rádio CBN e atualmente na Rádio Bandeirantes, todas em São Paulo. Comunicar através de pequenas histórias sejam parábolas, fábulas, lendas, histórias reais, curtas e interessantes, foi a forma que encontrei para fazer os ouvintes do programa fixarem melhor os conceitos transmitidos diariamente.

12ª Edição

Editora Original

Copyright © 2003 Alexandre Rangel

Supervisão Editorial MARCELO DUARTE

Projeto Gráfico e Diagramação

CIA EDITORIAL

Capa

MARCOS NUNES

Preparação de Textos e Revisão

MARIA CECÍLIA CAROPRESO

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

(Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Rangel. Alexandre

O que podemos aprender com os gansos / Alexandre Rangel. - São Paulo: Editora Original. 2003.

“Coletânea de textos apresentados por Alexandre Rangel em seu programa de rádio Momento da Qualidade”

1. Ambiente de trabalho 2. Empresas - Produtividade - Medidas 3. Mudança Organizacional 4. Qualidade de vida no trabalho 5. Rádio - Programas - Brasil I. Titulo II. Título: Lições de cooperação, liderança e motivação para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho e a produtividade da empresa.

02-4632 CDD-658.4013

Índices para catalogo sistemático:

1. Qualidade no trabalho: administração de empresas 658.4013

2004

Todos os direitos reservados à

Editora Original Ltda.

Rua Lisboa. 502 - 05413-000 - São Paulo SP

Tel.: (11) 3088 8444 - Fax: (II) 3063 4998

edoriginal@pandabooks.com.br

www.pandabooks.com.br

Aos meus irmãos

Eline, Fred, Ricardo e Gustavo

Apresentação

Conta a história que um casal tomava café no dia de suas bodas de ouro. A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.

Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais meu marido e, por cinqüenta anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".

Para sua imediata surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse:

- Muito obrigado por este presente, meu amor. Durante cinqüenta anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!

7

Esta história, de autoria desconhecida, ilustra, para mim, o maior problema encontrado nas empresas: a falta de comunicação entre os setores. Problemas que poderiam ser resolvidos rapidamente muitas vezes se agravam, a ponto de causar rupturas internas nas relações pessoais. Quando o caldo entorna e se analisam as causas, o que se constata é a completa falta de comunicação com respeito às reais necessidades e expectativas a ser atendidas de ambas as partes.

Por isso, sempre digo que as três coisas mais importantes para melhorar a qualidade e a produtividade em uma em empresa são: em primeiro lugar, a comunicação; em segundo lugar, a comunicação; e, em terceiro lugar, a comunicação.

Transmitir bem os conceitos gerenciais e funcionais para os ouvintes é o principal propósito do programa Momento da Qualidade, que há quase dez anos tem prestado este serviço à comunidade - inicialmente na Rádio Eldorado, depois na Rádio CBN e atualmente na Rádio Bandeirantes, todas em São Paulo.

Comunicar através de pequenas histórias, sejam parábolas, fábulas, lendas, histórias reais, curtas e interessantes, foi a forma que encontrei para fazer os ouvintes do programa fixarem melhor os conceitos transmitidos diariamente.

8

Inúmeros ouvintes solicitam cópias dessas histórias. São pessoas das mais variadas profissões e atividades, empresários, professores, estudantes, consultores, palestrantes, enfim, pessoas que se interessam em adquirir e repassar conhecimento de forma agradável e divertida.

As fontes e as origens das histórias são as mais diversas, como contribuições recebidas dos ouvintes por fax ou e-mail, pequenas adaptações de textos de livros, artigos em revistas, anotações em palestras, sites da internet etc. Procurei relacionar na bibliografia deste trabalho todas as obras, artigos e revistas que me serviram como fonte de leitura e inspiração durante todos esses anos.

Uma última consideração que gostaria de fazer é sobre a forma de explorar o significado das histórias. São

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com