TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESPAÇO PARA APRENDER

Trabalho Escolar: EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESPAÇO PARA APRENDER. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  1.069 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO:

O ser humano,em todas fases da vida,está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre o meio em que vive.Ele nasceu para,brincar,aprender descobrir,apropriar-se dos conhecimentos,cadeiras,e de jogos no processo pedagógico,dos mais simples ao mais complexos podem ser ensinados por intemédio de atividades que garante a sobrevivencia ser mente lúdicas.

A técnicas lúdicas fazem com que a a criança aprenda com prazer,alegria e entrenimento,sendo relevante ressaltar que a educação lúdico está de concepção ingenua.

Podemos notar que a humanidade caminhou do "concreto" para o "abstrato" na construção da cultura escrita e é justamente este o caminho que percorremos na nossa relação com o mundo e com a construção do conhecimento. Quando nascemos, conhecemos o mundo a partir dos nossos sentidos e só depois de algum tempo podemos assimilar conceitos abstratos.

Hoje em dia a educação infantil é uma das principais instituições de Ensino. todas as crianças têm o direito e deve ir à escola.

Desde quando a criança nasce , ela precisa de alguém que cuide e a ensine, pois ela é um ser que mereça atenção, carinho, respeito, afeto, e muito mais amor. . Antigamente,a criança era vista como um ser sem importancia,pecado da carne pecado original,não tinham cuidado especial.A educação pela infancia foi originada grandes e inumeras lutas politicas e sociais,com objetivo de assegurar o direito da criança.Embora ela não ser tão valorizada,o desafio foi muito grande pelo fato da criança ser o ator principal da modalidade educacional.Eram tratadas como adultos em miniatura trabalhar mão- de –obra infantil,exploração.com o surgimento da revolução industrial foram significativas as dificuldades encontradas para o reconhecimento da infancia.Jonh Locke,influenciado pela teoria impirista acreditava que a aprendizagem ocorria por meio das experiencias do individuo com o mundo exterior.A criança ao nascer,tinha na mente a configuração de uma folha em branco,’’tábula rasa”cabendo aos pais o labor de preenche-las.Não tinham direito a escola.

Desde Idade Média e inicio da Idade Moderna, que nos remete à compreensão do que chamamos de sentimento da Infância. Áries (1981) demonstra que a concepção de desenvolvimento humano na Idade Média esta relacionada com a ação que os humanos exerciam na sociedade.

Já a partir do século XVI, ao contrario do que valia para a civilização medieval, começa a se estabelecer a diferença entre o mundo da criança e o mundo dos adultos. No século XVII, mudanças consideráveis vêm contribuir de forma definitiva e imperativa para a concepção de Infância atual. Nesse século definiu-se um novo lugar para a criança e para a família, frutos de novas relações sociais que se estabeleciam pela então sociedade capitalista.

As crianças são o maior tesouro da humanidade, por esta razão cabe a cada profissional da Educação Infantil aprofundar os temas relacionados a esta etapa da educação básica podendo assim, com conhecimento, desempenhar bem o seu papel e contribuir para uma Educação Infantil de qualidade, que atenda os indicadores estabelecidos.

Rosseau fundamentado na teoria apriorista,acreditava que todo ser humano,nascia com o conhecimento já programado na herança genética,a inteferencia de meio deveria ser mínimo,facultando o desenvolvimento natural.Que a criança deveria sofrer mínima influencia para que sua ‘‘bagagem’’natural pudesse encontrar terreno livre e fértil.

Pestalozi, defendia a escola ,que era para todos .Ele tinha interesse por uma educação a qual promovia as pessoas marginalizadas pela sociedade.A escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada pois o lar era a melhor instituição de educação,base para formação moral,política e religiosa.

Froebel-Pioneiro na criação do jardim de infancia,acreditava que os primeiros anos da criança eram fundamentais para o desenvolvimento e por isso fazia uma alusão ao professor como o jardineiro que precisava cultivar as plantas de um jardim.

Compreender a indissociabilidade entre educar e brincar implica em promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão integrada acerca do desenvolvimento infantil respeitando as pecularidades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas.É preciso refletir como educar,cuidar e brincar na educação infantil podem auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriações e conhecimento da criança em relação a si e ao mundo.O RCNEI (2001)orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras favorecendo assim o aprendizado da criança.Cuidar,exige conhecimentos habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica está relacionado ao desenvolvimento integral,os cuidados biológicos do corpo,qualidade de alimentação e do cuidados com a saúde.Para cuidar antes de tudo estar comprometido com o outro com sua singularidade,ser solidário com suas necessidades confiando em suas capacidades.CUIDAR e o educar,são duas práticas que devem caminhar de maneira indissociável.

O planejamento é de grande importancia pois é o primeiro passo da prática pedagógica,facilitando o trabalho educativo do professor e preparar a criança para a vida futura.

Vasconcelos(2000,p.35)nos diz que planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o que está previsto,buscar fazer algo incrível,o real ser comandado pelo ideal.

Libaneo(1993,p.221)diz que o planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das didádticas em termos da sua organização e coordenação em que face de objetos sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

Sendo assim,percebe-se a necessidade de que os professores revisem as ativadades que planejaram e realizaram, refletindo se estas foram adequadas ao interesse a necessidades dos alunos.

Muitos educadores em geral tem visto o planejamento como tempo perdido acham que o plano muitas vezes não contribui tanto com seu trabalho em sala de aula. para que o professor seja competente não o dominio de conhecimentorecursos e algumas técnicas de ensinar,mas ser um profissional autonomo,criativo,ter compromisso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com