TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podemos mudar o modo de aprender

Artigo: Podemos mudar o modo de aprender. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Artigo  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos modificar a forma de ensinar

Podemos modificar a forma de ensinar e de aprender. Um ensinar mais compartilhado, orientado, coordenado pelo professor, mas com profunda participação dos alunos, individual e grupalmente, onde as tecnologias nos ajudarão muito, principalmente as telemáticas.

Visamos hoje para o mercado pessoas que não estão interessadas no lucro imediato mas sim afim de contribuir para o conhecimento educacional, interpessoal e organizacional, além de ter um planejamento para ultrapassar as barreiras do ensinar , gerando criatividade e flexibilidade com interação no cotidiano em sua metodologia, não tirando o enfoque hierárquico entre normas, rigidez entre outros.

As instituições devem ter um planejamento mais aberto e flexível, estar prontas para mudanças e sugestões, adaptar­se as diferenças individuais integrando­as.Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos as necessidades dos alunos,criando conexões com o cotidiano,tansformando a sala de aula em uma comunidade de investigação.

Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Uma das dificuldades atuais é conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento da sua compreensão, em espaços menos rígidos, menos engessados. Temos informações demais e dificuldade em escolher quais são significativas para nós e conseguir integrá-las dentro da nossa mente e da nossa vida.

Assim gerando e estimulando confiança adaptando as diferenças e respeitando os contextos culturais com organização, a aquisição de informação, de dados, dependerá cada vez menos do professor,a tecnologia pode trazer todas as respostas porem e dever do professor ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los, gerando o interesse do aluno para não o desviar de seu objetivo principal que é o ideal é zelar pelo aluno o incentivando e o capacitando gerando assim um conforto e segurança ao discente e interesse em aprender.

O docente como orientador/mediador de aprendizagem

De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade,

que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo,

produtivo.

Sabemos que um bom educador faz toda diferença,e seu papel é ajudar a que cada um consiga avançar no processo de aprender e facilitar a fluência, a boa organização e adaptação, mas tem os limites do conteúdo programático, do tempo de aula, das normas legais. O professor esta em constante formação aprende, ensina e ensina o que aprende, seu papel não e so ensinar mas orientar e mediar.

Não podem dar aula da mesma forma para alunos diferentes, para grupos com

diferentes motivações, tem alunos que estão prontos para aprender o que se tem a oferecer, é a situação ideal, onde é fácil obter a sua colaboração.Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com