TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é e onde pode ser empregada uma Fresadora?

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.643 Palavras (7 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 7

O que é e onde pode ser empregada uma Fresadora?

    Fresadoras são máquinas capazes de usinagem mecânica, realizam processos de grandes variedades de sólidos como metais, madeiras, alumínio, plástico, e outros, com ferramentas especiais chamadas fresas, distribuem-se de múltiplos fios, realizando principalmente trabalhos tridimensionais. A realização dela depende essencialmente da retirada do excesso do material, no qual retira partes da superfície, para que então seja dada a forma desejada a tal peça.

São máquinas que processam amplas operações, realizam uma grande variedade de trabalhos tridimensionais, contudo, para o melhor rendimento sua arquitetura deve torna-la sólida, devido aos esforços tomados. As fresas são uma ferramenta de corte, no qual torna possível a usinagem, o fresamento é onde ocorre a retirada do excesso. Possuem diversos tipos de fresadoras, como, Fresadora Universal, Fresadora Horizontal, Fresadora Vertical, Ferramenteira, Faceadora, Duplicadora ou Copiadora, Frontal, Inteiriças, de Disco, de Serra, Convexa, Côncava, e muitas outras. Para cada uma delas há um movimento específico.

Tomamos como exemplo, a Frezadora Horizontal, como o próprio nome diz, é montada num eixo-árvore horizontal, efetuam faceamento na horizontal, ranhuras e perfis retilíneos. A Vertical permite facear, efetuar ranhuras e perfitados retilíneos ou circulares, as máquinas verticais são muito robustas e empregadas em serviços com necessidade de grandes potenciais.

O eixo-árvore é a parte da máquina onde se fixa a ferramenta, é ele quem classifica as fresadoras em relação horizontal, vertical e universal. Para o uso correto e melhor da usinagem, evitando que ocorram erros dimensionais, é importante que a instalação de alguns acessórios, assim como a morsa, seja fixada com atenção na mesa de trabalho, parar realizar o alinhamento, verificando também se não há restos de materiais, para que não haja inclinação.

As fresadores são empregadas de acordo com qual material será utilizado para se obter a forma desejada, pois para cada grau de movimento e esforço, há variação de máquinas. Se desejado para menores esforços, com materiais mais leves, pode se utilizar dentes helicoidais, no qual criam cortes lisos em matérias macios, já para os materiaias mais densos são preferíveis fresas com dentes retos.

Para cada trabalho desejado, é empregado um tipo de fresa, variando desde a força quanto ao movimento, o material a ser fresado, é quem influência para ser determinado o esforço. Para esforços maiores são usadas fresas tipo H, para esforços menores tipo W, e para mediano tipo N. O nome no qual é denominado condiz às próprias fresas, ou seja. Fresas Angular, para cortes de ângulos variados; Planas para cortes em superfícies planas; Para Desbaste, ou seja, eliminar em excesso, mas não é necessário deixa-la em uma medida precisa; Para Rasgos, fazer aberturas na peça.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABJ3MAK/fresadora-fresamento

http://engenhariadeproducao081.blogspot.com.br/2009/10/fresadora.html

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfYdgAJ/fresadora-furadeira

https://www.passeidireto.com/arquivo/1069611/maquinas-e-ferramentas---torno--fresadora-e-furadeira/5

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABh1IAA/trabalho-sobre-fresa

http://www.resumosetrabalhos.com.br/fresadoras_1.html 

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4395-o-que-e-uma-fresadora-universal/

http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/3520-como-maquinas-fresadoras-funcionam/


O que é Topografia? Descreva um equipamento utilizado nela?

Topografia do grego significa “Descrição de um lugar”, pode ser a descrição ou a representação gráfica das características do relevo e da localidade desejada, criada como meio de necessidade para o homem, representando com descrição exata e com muito cuidado um lugar, ou seja, apontando os acidentes e modificações do local. As naturais como córrego, rio, lago, oceano, montanhas, serras, vales, ou qualquer desnível apontado da natureza, ou os artificiais, como casas, prédios, pontes, túneis, ou qualquer feito pelo homem.

Operacionais, instrumentais e naturais são os erros que possam dificultar sua representação, afetando em si o resultado do levantamento, caso não percebido. O operacional é quando quem opera o levantamento possa ser iniciante, ou até mesmo quem não possui um bom preparo para tal, dificultando a melhor representação, apontando erros desde a vista incorreta quanto à falta de atenção com os instrumentos. Instrumentais são devido a qualquer defeito ou falha em aparelhos, desde quando não ajustado, medido, nivelado adequadamente, ou por desgaste devido ao tempo de uso ser elevado, acarretando então falhas. Os naturais são quando qualquer mudança climática ocorre, atrapalhando ser realizada, como mudança de temperaturas, ventos ou ventanias, chuva, e outros. Dentre elas, a única que pode ser marcada como imprevista, é a natural.

Para a representação da topografia é essencial determinar a dimensão, através de instrumentos e métodos, representados em escalas adequadas graficamente, através de medidas lineares e angulares, no qual é calculado volume, área, coordenadas e etc.  É dividida em quatro tipos, como Levantamento Topográfico Planimétrico ou Altimétrico, Topometria e Topologia. As representações são dadas por: Planta, a menor das representações, para propriedades rurais, urbanas, terrenos, lotes, casas, edifícios, (escala até 1:20.200). Carta possui representação média, para municípios, cidades (escala entre 1:20.000 e 1:250.000). E mapa, maior entre as três, podendo representar vastas regiões, como estados, países, continentes (acima de 1:250.000)

Para cada resultado desejado é usado um equipamento e técnica específica, porém, é necessário haver conhecimento sobre cada equipamento usado, para não ocorrer falhas operacionais. Para as técnicas de medição, métodos de cálculo, e estimativa da precisão, são utilizados, trena de aço, de fibra de vidro, fio de prumo, estádia, nível, nível topográfico, estação total, mira, baliza topográfica, teodolito, barômetro, GPS, estaca, piquetes, balizas, sapatas, etc.

O teodolito é um equipamento parecido com um telescópio, com movimentos realizados para baixo e para os lados, que realiza medidas de ângulos verticais e horizontais, a mira horizontal é azimute e vertical é elevação, a leitura através dele deve ser minuciosa, e também nivelada corretamente, para que não haja falhas.  É montado sobre um tripé. Para marcação do que se deseja, deve-se montá-lo no norte, utilizando uma bússola para encontrar corretamente, apontar para o norte encontrado e nivelar com o horizonte. Para  a anotação dos ângulos realizar a leitura, olhar através do telescópio, ajustando suas miras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (303.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com