TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um sensor de chuva?

Seminário: O que é um sensor de chuva?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Seminário  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um pluviômetro?

O que é um pluviômetro e como se faz sua leitura?

O termo pluviômetro é formado pelas palavras pluvia (de origem latina, significando chuva) e metro (de origem grega, significando instrumento para medir). Assim sendo, pluviômetro significa "medidor de chuva", ou seja, ele é um aparelho destinado a medir em mililitros a altura da lâmina de água que caiu do céu.Quando se informa que choveu 20 mililitros (milésima parte do litro) em determinada região, isso significa dizer que lá o solo foi coberto com uma lâmina de 2 centímetros, equivalente a 20 litros do líquido em cada metro quadrado do chão.Apesar desse aparelho medir a quantidade de chuva caída em determinado período de tempo, acompanhando sua dinâminca em cada região, ele não impede inundações nem deslizamentos. Mas por meio dele é possível orientar a realização dos trabalhos preventivos, como o da instalação de sistemas de captação e escoamento de águas pluviais, capazes de suportar a vazão da água da chuva em áreas impermeabilizadas por concreto e asfalto, ou então a indicação de áreas onde exista o risco de de deslizamento em encostas, permitindo a adoção de medidas de emergenciais que evitem a ocorrência de tragédias. Nesse caso, sensores de deslocamento de solo são instalados juntamente com os pluviômetros, para que os técnicos obtenham informações sobre como o terreno está se comportando.

Como instalar o pluviômetro?

Para uma correta leitura da medida de precipitação de chuva é de fundamental importância que o pluviômetro tipo cunha esteja bem instalado. Confira o passo-a-passo da instalação do pluviômetro.

Fácil, rápido e preciso!

Instalação:

* Em local descampado, com distância mínima de 20 m de árvores, residências, etc.

* Instalar em uma estaca visível de 1,50 m de altura;

* Encaixar no topo da estaca deixando 5cm do pluviômetro acima da estaca;

* Encaixar em parafuso para facilitar a retirada de água;

* A leitura é feita diretamente no pluviômetro, sem necessidade de proveta.

Qual a importância do pluviômetro?

A presença de pluviômetros no campo também é de grande valia para o agricultor, porque o conhecimento da quantidade de chuva caída habitualmente em cada região, ou a determinação dos períodos de maior concentração dos veranicos, do início e fim da estação chuvosa, além de outros mais, possibilita a coleta de dados que auxiliam nas decisões sobre época de plantio, tipo de lavoura, escolha de semente e adubação, permitindo, assim, a obtenção de melhores resultados financeiros ao final da safra. Por isso, o registro e arquivamento de dados, bem como o correto local de instalação do pluviômetro, são itens importantes que necessariamente devem ser levados em conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com