TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sol na construção civil

Por:   •  9/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

O SOL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

FRANCINE VIEIRA

GABRIELA WOLAN SILVEIRA

PALHOÇA

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVOS        

1.1.1 Objetivo Geral        

1.1.2 Objetivos Específicos        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

O sol é uma parte importante da construção civil que, quando bem aproveitado, propicia o consumo energético e uma forma de vida mais agradável.

Este trabalho constitui em uma análise mais aprofundada sobre o assunto, mostrando os benefícios de se saber utilizar o sol em uma das áreas mais importantes da atualidade. Posteriormente, será analisada a posição do astro em relação ao Complexo Aquático da Unisul, campus Pedra Branca.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Relacionar a importância do sol na construção civil.

1.1.2         Objetivos Específicos

  1. Mostrar a relevância do sol na construção civil;
  2. Citar as vantagens de se analisar o sol na construção civil;
  3. Mostrar a trajetória solar em relação ao Complexo Aquático da Unisul Pedra Branca.

  1. DESENVOLVIMENTO

Em nosso país temos os mais variados tipos de temperaturas, do Oiapoque ao Chuí vamos do calor de 38 graus à neve. Portanto o a importância do sol na construção deve ser levada em conta. Na hora de construir um condomínio, uma residência, um centro esportivo ou qualquer outra coisa deve-se estar atento a posição solar do mesmo. A frente sul é considerada a pior escolha, enquanto as frentes norte e leste são as mais favoráveis.

No Brasil, nas regiões mais frias e úmidas como as regiões Sul e Sudeste, pode-se encontrar uma construção com preços bem abaixo da tabela em decorrência da má posição solar.

Mesmo possuindo algum lote voltado para a frente sul a construção civil pode ajudar a manter o sol ao favor do proprietário, pois há projetos de construção que visam anular as dificuldades de um terreno ruim, voltando todas as aberturas do imóvel para a melhor posição solar. Algumas casas são feitas em diagonal no terreno ou mesmo no limite do lado mais desfavorável para que se possa aproveitar ao máximo o espaço disponível que se volte para a incidência de luz.

Mesmo quem mora em regiões quentes deve dar Importância ao sol na construção, neste caso com o intuito de proteger as casas e apartamentos do forte calor.

O sol na construção é uma estratégia e não deve ser ignorada.

A construção de um projeto tem de ser elaborado por um profissional que detenha esses conhecimentos básicos para a elaboração do mesmo. O sol não muda de lugar, portanto, a orientação solar é a base do projeto.

Deve-se atentar a posição solar também em relação ao consumo energético, pois, ao possuir janelas ou clarabóias bem localizadas, diminui-se a quantidade de energia necessária para iluminar o local, podendo ainda não ser necessária durante todo o período diurno, com somente a luz natural iluminando o ambiente.

Um projeto na área de energia deve trazer conforto aos ocupantes, preservando os recursos não renováveis e se tornando assim eficiente.

O projeto deve ser adequado ao local, sendo necessário realizar estudos onde serão analisadas as orientações adequadas da construção em relação à trajetória solar, adotando aberturas bem dimensionadas para o melhor aproveitamento da iluminação natural.

O sol nunca deixa de nascer no leste e se pôr no oeste. A trajetória solar é que se altera na inclinação conforme as estações do ano. No verão, tem-se (figura 1):

Figura 1 – Posição solar no verão

Fonte: Revista Pense Imóveis, 2014

Normalmente, no ver[pic 2]ão, a trajetória solar é muito angular, fazendo com que, ao meio-dia, em regiões mais próximas a linha do Equador, não haja sombra devido à angulação do sol em relação à Terra ser exatamente 90º. Esse é um dos principais fatores que faz com que os dias no verão sejam mais intensos, afinal a trajetória solar é maior.

Já no inverno, tem-se (figura 2):

[pic 3]

Figura 2 – Posição solar no inverno.

Fonte: Revista Pense Imóveis, 2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com