TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O subproduto característico da indústria do alumínio

Artigo: O subproduto característico da indústria do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

Fórmula Nome Classificação Função

Al2o3 Alumínio Metal 933,7 K

Texto 3

As atividades de mineração aumentam a cada dia, gerando grandes quantidades de resíduos ou subprodutos, despertando o interesse de indústrias e entidades de pesquisa para avaliar o seu potencial de uso benéfico, incluindo como amenizar de solos contaminados. Dentre os contaminantes do solo, os elementos-traço são muito reconhecidos por causar, em determinadas concentrações e condições, riscos à vida do homem, dos animais e das plantas. O presente trabalho teve como objetivos: i) caracterizar o subproduto da indústria de alumínio, doravante denominado de lama da mineração de alumínio in natura (L.A. nat.) e avaliar a sua capacidade em fixar elementos-traço na sua forma in natura e após ter sido submetida a pré tratamentos com ácido fosfórico e térmico, comparando-a com a lama da mineração de ferro in natura doravante denominada L.F. nat. e ii) avaliar o efeito da L.A. nat. como amenizante de um Neossolo Quartzarênico (RQo) e um Latossolo Vermelho (LV) contaminado com Cd e Pb, comparando-a com outros amenizantes orgânicos e inorgânicos. O experimento foi conduzido no Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras. Para a caracterização da lama, foram feitas análises de fertilidade, ataque sulfúrico, digestão em forno microondas, difratometria de raios x e testes de adsorção e dessorção de Cd e Pb em sistemas monoelementares. Posteriormente, conduziu-se um experimento em vaso, sob cultivo de Brachiaria decumbens em solo contaminado com Cd e Pb, em que foram analisados o pH, a condutividade eletrolítica (CE) e a concentração de Cd e Pb em lixiviados não filtrados e filtrados em membrana de 0,45 μm, bem como a produção de matéria seca de raiz (MSR) e parte aérea (MSPA) e quantidades de Cd e Pb na matéria seca da parte aérea. A L.A. nat. apresentou um alto valor de pH, uma alta concentração de Na e uma mineralogia bastante rica em óxidos. Os pré-tratamentos com ácido fosfórico e térmico não apresentaram incrementos que justifique fazê-los quanto ao uso da lama da mineração de alumínio como adsorvente. A L.A. nat. demonstrou ser mais promissora que a L.F. nat como adsorvente de Cd e Pb. O incremento das taxas de aplicação do subproduto contribuiu para aumentar o pH dos lixiviados e a aplicação da L.A. nat. a 2,00% reduziu a CE no RQo, enquanto que, no LV a 1,00% e 2,00%, foi verificado efeito inverso. Os teores de Pb diferiram nos lixiviados filtrados e não filtrados e os de Cd não. A L.A. nat. favoreceu a MSR e MSPA e reduziu as concentrações de Cd (mg kg-1) na MSPA, enquanto o Pb não foi alterado.

Texto 2

O alumínio é encontrado na natureza através de um minério muito duro chamado bauxita. O processo de retirada da bauxita começa com a escavação e o recolhimento da rocha, após sendo triturada para ajudar na separação e transportada para as instalações de processamento para começar a transformação da bauxita em alumínio, passando por um processo longo.

O alumínio é um dos materiais mais importantes do nosso planeta, ele é o segundo mais usado entre os metais, ficando somente o aço em sua frente. Seu destino é dos mais variáveis na indústria, vai de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com