TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de ligas de alumínio

Artigo: O uso de ligas de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

Ligas de alumínio:

As ligas de alumínio são bastante utilizadas em diversas aplicações industriais, graças a sua elevada resistência e solidez. O cobre, o magnésio e o silício são alguns dos elementos que mais se apresentam a formar liga com o alumínio. Esse tipo de combinação, de que existem inúmeras variedades, é a chamada liga leve. Entre as de maior interesse industrial, cabe mencionar o duralumínio (de Düren), formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5 de manganês, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício; as ligas de alumínio e magnésio empregadas na construção naval, graças a sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; e as ligas de alumínio e silício, que desempenham papel importante na indústria automobilística, devido a sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.

A tradicional liga de alumínio, o duralumínio (conhecida também como alumínio-cobre-magnésio), pode ser endurecido por um tratamento estrutural (maturação ou envelhecimento) que a torna utilizável na fabricação de automóveis e aviões. Outras ligas, com cobre-níquel, com magnésio (alumag), com magnésio-zinco (zicral), sofrem igualmente esse tratamento térmico característico. Em forma de peças de fundição, a liga de alumínio-silício (alpax) é utilizada na produção de blocos de motores de êmbolos de automóveis.

Para se obtiver essas ligas é necessário utilizar um alumínio de alta pureza, requisito que tem levado ao desenvolvimento de diversos processos de obtenção desse metal, todos baseados na redução da alumina extraída da bauxita, o mais abundante minério de alumínio.

O aço pode ser substituído pelo aluminio?

Sempre que falamos do aluminio substituindo o aço, precisamos pensar para qual finalidade usaremos esta teoria para pormos em prática. Pensando no setor automotivo, se for usado em algumas partes do veículo que não compromete a estabilidade e segurança do passageiro o aluminio tem suas vantagens, como por exemplo, na economia de combustiveis, já que o peso do veiculo cairá, mas pra produzir seria diferente ao que é produzido atualmente com o aço. Os fabricantes de automóveis preferem aço: mais fácil (mais barato) para soldar, mais fácil (mais barato) para deformar, maior rigidez, força maior rendimento (> 1300 MPa), maior resistência à tração (até 3500 MPa) (portanto, perfeita para estruturas leves), melhor resistência à fluência, utilizáveis a temperaturas acima de 660 ° C, têmpera (1000 HV), tratável termicamente, mas tem uma desvantagem, e a ferrugem, a pintura dá conta até que o metal ficar exposto em decorrencia de uma colisão. Se fossemos falar dos cabos de aço que, entrelaçados suportam uma tensão que o aluminio não suportaria. Os parafusos que precisam fixar estruturas gigantescas, jamais seriam substituidos por aluminio.

Portanto depende de onde haveria a subtituição, o aluminio possui inumeras vantagens: não enferruja, é muito mais leve, é mais facil a reciclagem. Mas não pode substituir o aço em tudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com