TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBTENÇÃO E A APLICABILIDADE DA GIPSITA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  2/12/2015  •  Artigo  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

OBTENÇÃO E A APLICABILIDADE DA GIPSITA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Douglas Alexandre do N. Nunes¹/ Flávio Roberto S. da Silva¹/ Iury Simões de F. Almeida¹/ Jeverton Monteiro N. Barros¹/ Nathalya Kimberly A. Souza¹/ Polyana de Araujo Farias¹/ Giordano Bruno Medeiros Gonzaga2. 1 Acadêmicos do Curso de Engenharia Civil. 2 Professor Mestre em Agronomia

Esta pesquisa objetivou aprofundar o conhecimento da obtenção e aplicabilidade do gesso na construção civil. O gesso é um material bastante utilizado na construção, principalmente pela sua versatilidade e é obtido pela britagem e desidratação da gipsita, que é constituída predominantemente de sulfato de cálcio – CaSO4. O minério de gipsita é proveniente de bacias sedimentares com idades geológicas variando desde a Era Paleozóica à atual Era Cenozóica. Os depósitos se dão em forma de camadas, lentes e bolsões. (SOBRINHO et al, 2001). O estado do Pernambuco lidera a produção nacional de gipsita, devido, em parte, à tenacidade do empresariado, a um capeamento mais fino e ao alto grau de pureza no minério da região. Há uma tendência de crescimento, porém de forma oscilatória, marcada por períodos de expansões e retrações (SOBRINHO et al, 2001). Dentre as suas características, deve-se levar em conta a resistência ao fogo, por ser um material com grande capacidade de absorção de calor. O gesso, devido às suas características e propriedades, é empregado em diversas modalidades de acabamento tais como: revestimentos internos, paredes internas e forros, porém não pode ser utilizado em exteriores, por ser solúvel em água. Portanto, o gesso apresenta baixo impacto ambiental e, contudo, é compatível com as crescentes exigências de sustentabilidade das atividades econômicas, notadamente no setor construtivo.

Palavras-chave: Aplicabilidade. Resistência. Impacto Ambiental.

Referências:

RIBEIRO, Carmen Couto; PINTO, Joana Darc da Silva; STARLING, Tadeu. Materiais de Construção Civil. Minas Gerais: UFMG, 2006, p. 49-51.

SOBRINHO, A. C. P. L.; AMARAL, A. J. R.; DANTAS, J. O. C.; DANTAS, J. R. A. Gipsita. Balanço Mineral Brasileiro. LOCAL 2001 23p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (460.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com