TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICABILIDADE DA ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO.

Por:   •  11/10/2019  •  Dissertação  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

A APLICABILIDADE DA ESTABILIZAÇÃO DA TUTELA ANTECIPADA NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO.

A Lei 13.105 de 2015, o Novo Código de Processo Civil, instituiu-se para adequar-se a nova realidade brasileira, uma vez que o código de processo civil de 1973 encontrava-se defasado.

Mudanças significativas e inovações foram estabelecidas com o Novo Código. O instituto da tutela provisória, por exemplo, houve significativas alterações uma quanto a estabilização da tutela antecipada de caráter antecedente. Vale ressaltar que a estabilização não se aplica em tutela provisória de natureza cautelar e também de evidência.

Diversas questões, contudo, despontam sobre esta técnica processual: seria ela compatível com o processo constitucional brasileiro; haveria estabilização da tutela concedida parcialmente; entre outras.

A tutela antecipada torna-se estável se da decisão que conceder não for interposto o respectivo recurso (artigo 304 CPC). Deste modo, se não interposto o recurso, no caso agravo de instrumento, será extinto o processo e a decisão antecipatória continuará produzindo efeitos.

Não há resolução de mérito quanto ao pedido definitivo. A adoção do contraditório eventual, pois ele não é excluído, mas se torna eventual, e a estabilização da tutela antecipada deixa mais forte o devido processo legal e a garantia constitucional da duração razoável do processo.

Sobre a antecipação parcial da tutela, a redação do artigo 303 do CPC nos dá a entender que a estabilização gera a extinção do processo, admitindo apenas as hipóteses em que a antecipação for total. Entretanto alguns doutrinadores, como Heitor Mendonça Sica entendem que não existe obstáculos para a estabilização parcial, que geraria uma redução do objeto litigioso submetido a cognição exauriente.

Se observarmos e admitirmos a estabilização parcial ampliaria a aplicabilidade da técnica de estabilização e reduziria o objeto litigioso, porem geraria uma instabilidade parcial na resolução do conflito, visto que parte da demanda ficaria guardada pela coisa julgada, mas a parte estabilizada poderia ser objeto de ação de revisão no prazo de dois anos. Pode ser este o motivo do legislador não tratar da estabilização parcial, pois se a demanda vai prosseguir é melhor que seja resolvido todas as questões de forma definitiva, então, tal silencio significa que ela não deve ser permitida.

Existem vários outros aspectos a serem comentados sobre a estabilização da tutela antecipada, porém, estes expostos já nos da uma noção de que, se conhecida e bem aplicada, a estabilização da tutela antecipada pode contribuir para a qualidade da justiça ao permitir que a decisão provisória se torne definitiva. E, é certo que está técnica pode legitimar uma maior escala de decisão dos juízes de primeiro grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com