TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ATIVIDADE DE CABOTAGEM NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DO POTENCIAL DE CABOTAGEM VOLTADO A INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS E SEUS RESPECTIVOS GARGALOS ATRAVES DE COMPONENTES LOGISTICOS OPERACIONAIS

Por:   •  17/5/2021  •  Artigo  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Isabelle Cristina Clarimundo 5802851

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA ATIVIDADE DE CABOTAGEM NO BRASIL: UM LEVANTAMENTO DO POTENCIAL DE CABOTAGEM VOLTADO A INTEGRAÇÃO ENTRE MODAIS E SEUS RESPECTIVOS GARGALOS ATRAVES DE COMPONENTES LOGISTICOS OPERACIONAIS.

A intermodalidade pode ser definida como a integração dos modais, ou seja, a forma de interligação seja ela rodoviária, ferroviária, aquaviaria, dutoviaria, dentre outras. Visando sempre essas combinações para obter vantagens econômicas, e assim fornecendo um custo total mais baixo, de forma com os modais integrados. Esses meios também facilitam a transferência das cargas, reduzem também o tempo de entrega, afinal utilizam mais modais.

O Modelo de cabotagem, já era antigamente um modal muito utilizado, pois com a chegada dos portugueses e a colonização, era utilizado como a única forma de interligar os portos para suas atividades econômicas. Porem, com o passar dos anos, o modal cabotagem não fora mais utilizado conforme seu potencial de expansão no território brasileiro.

A classificação dos processos logísticos pode ser dividida: Operacionais e Estratégicos; Os operacionais são os mais ligados as organizações, sendo assim necessária sua analise para as estratégias logísticas; Os estratégicos são considerados componentes de desempenho, custo e nível de serviço, bem como os indicadores que são gerados através dos dados são os mais observados pelos fornecedores e clientes.

Temos como componentes operacionais:

  • Instalações: é um dos locais onde são transportados os estoques, bem como onde ele pode ser transformado em outro estado (fabricação), e ser armazenado ou despachado. O tamanho, quantidade, relacionamento geográfico, dentre demais, tem influencia sobre capacidade e custo do serviço.

  • Estoques: São acúmulos de recursos materiais entre as etapas de transformação, podemos dividir em quatro tipos básicos de estoque: estoques de matérias primas e suprimentos, estoques em excesso, estoque de produto acabado e estoque de matérias para manutenção;

São inúmeros componentes inexistentes, devido as incertezas da demanda, porem é importante entender a importância do estoque, para que haja o dimensionamento correto e eficaz.

Assim, as políticas de estoque necessitam ser formuladas abordando: o quanto pedir, quando pedir,quanto manter os estoques de segurança, e onde localizar. bem como com a previsibilidade da demanda, exigência dos consumidores finais, prazo de entrega e disponibilidade do produto.

  • Transporte: é através dele que o produto é deslocado de um local para outro, na rede cadeia de suprimentos; existe uma variável de vantagens e desvantagens em relação ao volume, infraestrutura, canais logísticos, confiabilidade de entregas, e custos de movimentação. Três fatores são importantes para mensuração do desempenho dos transportes: custo, velocidade e consistência.

  • Informações: serve como mecanismo de conexão coma empresa e cadeia de suprimentos, tendo assim maximização da lucratividade total.

Algumas limitações que o sistema hidroviário sofre são espaço hidroviário, necessidade de hidrovias, e ao estabelecimento de portos. A cabotagem visando o sistema aquaviário (proximidade de rios e mares) facilita a locomoção e também a utilização de outros meios, pois esse sistema é de baixo custo, maior capacidade e baixo consumo de combustíveis, sendo assim possui uma redução de custo total logístico ao ser interligado aos outros meios de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com