TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Universidade Brasil

Por:   •  15/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Nome: Bianca Gama Teobaldo                RA: 19228509-6

Desafio Profissional

De que forma a educação, a ciência e a tecnologia se relacionam com o processo de trabalho e a força de trabalho?

Caieiras/SP

2019

De que forma a educação, a ciência e a tecnologia se relacionam com o processo de trabalho e a força de trabalho?

A 4ª etapa da Revolução Industrial trouxe com ela novas perspectivas para a forma como trabalhamos e nos relacionamos. Graças à essa evolução, foi possível desenvolver máquinas que executam o trabalho dos seres humanos de uma maneira muito mais eficiente do que fazendo manualmente, o que gerou uma grande insegurança entre os profissionais que viram seus trabalhos sendo substituídos por máquinas e levantou uma grande questão: qual o papel da educação frente à era de disruptura com a qual nos deparamos hoje?

Apesar da intensa demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalham e que possam manipular as diversas ferramentas que possuímos a nosso favor, muitas universidades ainda dão lentos passos no sentido de formar indivíduos com esse perfil. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a maioria dos professores pertencem a uma geração anterior, que pode ser caracterizada como “imigrantes digitais”, enquanto os alunos são majoritariamente “nativos digitais”. Segundo Prensky, os nativos digitais já nasceram em meio à tecnologia e internet, enquanto os nascidos antes da virada do milênio tiveram que se adequar à chegada de novas tecnologias. Para os nativos digitais, o convívio com tecnologias digitais é natural e intuitivo.

Os Imigrantes Digitais não acreditam que os seus alunos podem aprender com êxito enquanto assistem à TV ou escutam música, porque eles (os Imigrantes) não podem. É claro que não – eles não praticaram esta habilidade constantemente nos últimos anos. Os Imigrantes Digitais acham que a aprendizagem não pode (ou não deveria) ser divertida. Por que eles deveriam? Eles não passaram os últimos anos aprendendo com a Vila Sésamo. (PRENSKY, 2001, p.3)

Apesar da falta de familiaridade de alguns professores, é inegável que cada vez mais a tecnologia digital está participando da educação, entre outros motivos porque essa habilidade vem sendo cada mais discutida e cobrada pelos empregadores.

Um sinal de que o nosso país está despertando para a necessidade de incluir a ciência e tecnologia na educação está presente na legislação: o decreto nº 6300 do ano de 2007 dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, que busca promover o uso pedagógico de tecnologias de informação e telecomunicações na rede pública.

São objetivos do ProInfo:

I - promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas escolas de educação básica das redes públicas de ensino urbanas e rurais;

II - fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das tecnologias de informação e comunicação;

III - promover a capacitação dos agentes educacionais envolvidos nas ações do Programa;

IV - contribuir com a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, da conexão à rede mundial de computadores e de outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima às escolas;

V - contribuir para a preparação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio do uso das tecnologias de informação e comunicação; e

VI - fomentar a produção nacional de conteúdos digitais educacionais. (BRASIL, Decreto nº6300 de 12 de Dezembro de 2007, 2007)

Dessa forma, podemos perceber que o uso de tecnologia digital nas escolas não só é uma necessidade dos dias atuais como também é previsto em lei nas escolas da rede pública e amplamente apoiado pelo governo federal. Na prática, porém, existe uma considerável lacuna entre o conteúdo extremamente básico trabalhado pelas universidades e o conhecimento técnico exigido pelo mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com