TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES PARA PROJETO DE ILUMINAÇÃO SIMPLIFICADO

Por:   •  20/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES PARA PROJETO DE ILUMINAÇÃO SIMPLIFICADO

Introdução

O livro texto nos permite realizar um projeto de iluminação simplificado, um pouco mais avançado do que um projeto expedito. Está baseado no método exposto nos catálogos da Philips.

Um método mais rebuscado pode ser estudado no livro de Vinicius Moreira. Neste, há toda uma preparação para identificar o ambiente de trabalho, conforme as atividades a serem realizadas, as pessoas que permanecerão no local e o tempo de permanência delas. Também, o desempenho das luminárias e lâmpadas é analisado com maior profundidade. O mesmo é feito com as condições do ambiente, em termos de limpeza, manutenção e adequação.

A análise de reflexões do ambiente é rebuscada e leva-se em conta os espaços de distribuição da luz.

No caso de nosso livro texto, estas condições são simplificadas e embutidas nas luminárias e lâmpadas do fabricante que disponibiliza o método. Vários fabricantes utilizam-se deste método ou d e outros similares. Para um projeto de iluminação voltado para dimensionamento de circuitos de um projeto maior de instalações elétricas, o projeto em estudo é bem eficiente.

Escolha das luminárias

Em um projeto mais rebuscado, escolheríamos mais de um tipo de luminária, conforme a estética adequada para o ambiente e atividade desenvolvida no local. Elas deveriam se adequar conforme o conceito do projeto arquitetônico ou de decoração do local. São válidas as orientações dos fabricantes para essa decisão. Com a escolha de várias luminárias, seria desenvolvido um projeto para cada uma delas e em uma avaliação final se decidiria pelo melhor projeto, valendo-se de critérios de funcionalidade, custo da instalação, eficiência energética e outros.

Em geral para projetos de interiores considerados padrão, tal como escritórios, escolas, lojas (iluminação geral) e galpões, não há muito que escolher. No caso de residências, pode-se optar por um padrão simplificado ou um projeto mais decorativo.

A escolha da luminária determinará a identificação do fator de utilização pela Tabela 13.6.

Escolha da lâmpada

A escolha da lâmpada passa pelos seguintes fatores:

  • Adequação à luminária
  • Estética
  • IRC
  • TCC
  • Eficácia luminosa

É claro que se já foi escolhida uma luminária, é necessário que se escolha uma, ou algumas, lâmpadas que se adéqüem à mesma.

O fator estética pode ser aplicado para estas lâmpadas, reduzindo-se as opções.

O IRC, ou índice de reprodução de cores será escolhido, conforme a atividade a ser utilizada e o tempo de permanência dos usuários no local, reduzindo ainda mais as opções de de lâmpadas  para uso no local.

A mesma coisa se faz em relação ao TCC, ou temperatura de cor correlata, de acordo com a influencia adequada da cor da luz no ambiente.

E muito importante é a eficácia luminosa, que pode estragar todo um projeto após sua execução, quando se verifica que o custo da energia é devastador e os usuários resolvem interferir, mudando para lâmpadas mais econômicas, mas que agridem conceitualmente o projeto original e nem sempre se revelam tão econômicas, pois podem não se adequar ao restante do projeto executado.

Avaliação do ambiente

O ambiente deve ser avaliado em relação às suas superfícies, sendo considerados valores recomendáveis:

  • Teto - 0,6 a 0,9
  • Paredes - 0,3 a 0,8
  • Planos de trabalho – 0,2 a 0,6
  • Piso – 0,1 a 0,5

Ao final dos cálculos é necessário avaliar a uniformidade da iluminância, não pode ser menor que 0,7 no plano de trabalho e não pode ser menor que 0,5 no entorno imediato.

A Tabela 13.5 dá valores para a iluminância do entorno imediato, com relação à iluminância da tarefa. Pode ser calculada pelo processo inverso de cálculo da iluminação.

Cálculo da iluminação

O método utilizado é o método dos lumens descrito pela Philips.

(1) A primeira coisa a ser feita é consultar uma tabela de iluminâncias e escolher um valor adequado para o objetivo do trabalho.

Como exemplo, vamos calcular a iluminação de nossa sala de aula.

Consultando-se a Tabela 13.4, encontramos 500 lux para sala de aulas noturnas, já que ocorrem aulas em períodos noturnos e, em geral, utiliza-se as cortinas fechadas para permitir as projeções.

(2) Determinação do fator de utilização.

Nossa luminária será a P da Tabela 13.6, com 2 lâmpadas.

Considerando as paredes e pisos de nossa sala, as refletâncias, pela Tabela 13.7, são as seguintes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com