TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto técnico Simplificado

Casos: Projeto técnico Simplificado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  6.541 Palavras (27 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 27

ITB- INSTITUTO TÉCNICO DE BARUERI

PROFESSOR MUNIR JOSÉ

PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO

Professor: Sergio Mauricio dos Santos.

Barueri 2013

PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO

Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte das atividades para obtenção do título de Técnico de Segurança do Trabalho, do curso de Segurança do Trabalho do ITB – Instituto Técnico de Barueri – Unidade Munir José, mantida pela FIEB - Fundação do Instituto de Ensino de Barueri, sob orientação do Prof. Sérgio Maurício dos Santos.

Barueri 2013

DEDICATÓRIA

“Dedicamos este trabalho aos Professores do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Instituição Técnica de Barueri: Rosangela, Luiz, Roseli, Moron, Fabio, Paulo, Valdicio, Alex e Sérgio, bem como aos colegas que fizeram a diferença e possibilitaram o encorajamento para realização desse curso e a nossos familiares que nos apoiaram no decorrer da nossa trajetória”

(Carolina Victor, Pedro Leite, Rogerio Girão, Valdir Vieira)

AGRADECIMENTO

“Agradeço primeiramente a Deus por ter me provido a força, a saúde e essa oportunidade de aprendizado. Agradeço ainda a minha família que sempre me apoiou nas minhas decisões e ao Felipe Ribeiro, que me incentivou a continuar quando eu não tinha mais forças para isso.”

(Carolina Victor)

“Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade, minha família e minha noiva Malana por ter me apoiado e me dado força para continuar e concluir esse Curso, e ao Rogério, um amigo que conquistei durante o curso e me ajudou muito até o final.”

(Pedro Leite)

“Agradeço a Deus por ter me dado essa oportunidade, minha família por ter me apoiado e me dado força para continuar e concluir esse curso e meus amigos: Pedro e Silvana.”

(Rogerio Girão)

“Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade, a minha noiva Eliane, minha amiga Daiane e minha família por ter me apoiado e me dado força para continuar e concluir esse curso, e aos meus amigos de sala e em especialmente do meu grupo”.

(Valdir Vieira)

EPÍGRAFE.

Tú pelos teus mandamentos me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.

Salmo 119:98

RESUMO

O aumento da preocupação com a segurança é uma realidade em nossos dias, no entanto, nem sempre foi assim. Nas décadas de 60 e 70 ocorreram três grandes incêndios que ficaram mar-cados na história pela sua proporção e quantidade de vítimas fatais.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento da tecnologia, foram criadas normas e decretos para melhorar a segurança em todas as edificações, a fim de evitar incêndios e em uma situa-ção de emergência, salvar o maior número de pessoas possível.

Dessa forma, este trabalho foi baseado no mais recente Decreto Estadual 56819/11 que em suma, institui que as edificações devem possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros - AVCB.

Procuramos mostrar em detalhes, os passos para adquirir este alvará, iniciando pelo Projeto Técnico Simplificado, onde é realizado um estudo na edificação/ estabelecimento para verifi-car, com base nas Instruções técnicas e os decretos, as medidas de segurança a serem adotadas naquele local.

Atualmente, a falta de fiscalização e muitas vezes, o custo para obter o projeto incentivam a ilegalidade dos estabelecimentos. Contudo, vemos neste cenário, uma oportunidade para os futuros Técnicos em Segurança do Trabalho, no que se refere a consultorias.

ABSTRACT

The increased concern about security is a reality in our day, however, was not always so. In the '60s and '70s there were three major fires that had been marked in history for its propor-tion and number of fatalities.

Over the years the development of technology, standards and ordinances were created to im-prove safety in all buildings in order to prevent fires and in an emergency, to save as many people as possible.

Thus, this work was based on the most recent State Decree 56819/11 which in short, establish-ing that the buildings must have the Auto Inspection Fire Department - AVCB.

We tried to show in detail the steps to acquire this license, starting with Simplified Technical Project, which is a study in the construction / establishment to check, based on the technical instructions and decrees, the security measures to be taken there.

Currently, the lack of supervision and often the cost to get the project encourage illegal estab-lishments. However, we see this scenario, an opportunity for future Security Technicians work in relation to consultancies.

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

PTS:............ Projeto Técnico simplificado

AVCB:......... Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros

PCF:.............. Porta Corta Fogo

CREA:.......... Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura

GLP:............. Gás Liquefeito de Petróleo

SUMÁRIO

Conteúdo

1 Introdução 13

2 O que é Projeto técnico Simplificado? 14

2.1 ENQUADRAMENTO 14

2.2 MEDIDAS NECESSÁRIAS 14

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com