TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ÉRICA PATRICIA DIAS RA - 6349198484

JACIRA SANTANA RA – 5707143912

JOSÉ LUIS MORETTI - RA 5772174751

SIMONE APARECIDA JUSTINO – RA 6308187304

SONIA CRISTINA CORREA DE SOUZA – RA 5570138297

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

PIRACICABA

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ÉRICA PATRICIA DIAS RA - 6349198484

JACIRA SANTANA RA – 5707143912

JOSÉ LUIS MORETTI - RA 5772174751

SIMONE APARECIDA JUSTINO – RA 6308187304

SONIA CRISTINA CORREA DE SOUZA – RA 5570138297

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Atividade  realizada na disciplina de Projeto Integrador I (Análise Bibliográfica), do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Elizângela Siqueira e Tutora Presencial: Fernanda Mariano Rodrigues.

PIRACICABA / SP

2015

Análise Bibliográfica

BIBLIOGRAFIA

JUSTIFICATIVA

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica. Brasília:MEC\SEB,2012.

O manual tem a finalidade de orientar professoras, educadoras e gestores, à seleção, organização e uso de brinquedos, materiais e brincadeiras nas creches.

Com parecer expressivo o manual propõe reflexão sobre os jogos, os brinquedos e as brincadeiras como sendo constitutivos da infância, e a utilização como recurso pedagógico de importância significativa; propondo utilização como forma de aprendizagem.

Ressalta a brincadeira como meio de expressão onde as crianças têm possibilidade à investigação, a aprendizagem e conhecimento sobre o mundo e as pessoas, e também objetos, oportunizando interatividade e socialização, desenvolvimento oral, bem como situações de conflito permeando a construção de identidade, propiciando aprendizagem através de algo natural ao cotidiano e  vivência das crianças.

Baseado nas recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil; demarca orientações sobre como a organização é importante em todos os âmbitos: os brinquedos escolhidos e organizados adequadamente de acordo com a idade, faixa etária relativa, aprovação do INMETRO, organização do espaço físico, e principalmente que seja utilizado de forma planejada e mediado pelo professor.

Ressalta as práticas pedagógicas que compõem a Proposta Curricular da Educação Infantil e seus eixos norteadores às interações e as brincadeiras, que devem ser observadas, registradas e avaliadas; e devem garantir experiências diversas que contemplem: conhecimento de mundo, experiências corporais, afetivas e expressivas, gestuais, verbais, dramáticas, plásticas, musicais e ou com sons.

Está dividido em módulos importantes com conhecimentos necessários a pratica e vivências diárias na sala de aula bem como as necessidades do educando e o desenvolvimento do trabalho profissional do pedagogo.

Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. Editora .23ª Ed. 2010.

.

O livro relaciona como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionando à criança e a educação. Sendo o jogo, a brincadeira, o brinquedo elucidado na obra como contribuição para o desenvolvimento integral da criança e propiciando a construção do conhecimento.  

A proposta é valorizar os jogos na educação, ou seja, brinquedos e brincadeiras como formas privilegiadas  portanto instrumentos indispensáveis para a prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares.

Ao suscitar a Educação Infantil como espaço privilegiado inerente “natural” cabe importante reflexão sobre as definições dos termos e conceitos sobre o jogo e a educação, o brinquedo e a brincadeira, e a relação histórico-social e cultural.

A autora apresenta-nos as passagens do jogo pelas diferentes áreas do conhecimento como a filosofia, a biologia, a psicologia, a sociologia, a antropologia e a educação.

Cita modalidades de brincadeiras presentes na educação infantil: o brinquedo educativo, a brincadeira tradicional, a brincadeira de faz de conta e a brincadeira de construção.  

Procura elucidar os termos jogo, brinquedo e brincadeira e suas diferentes definições.

Rau,Maria Cristina Trois Dorneles.   A ludicidade na educação. Ed. IBPEX . 2011. (PLT 357).

O livro sistematiza conhecimentos teóricos e práticos reconhecendo o lúdico como recurso pedagógico, ressaltando a importância de se compreender as necessidades do educando e do educador no processo ensino e aprendizagem.

 Enfatizando a ludicidade como atitude pedagógica considerando o educando um sujeito ativo e reflexivo no processo.  

Teixeira, Sirlândia. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: Implicações no processo de aprendizagem . Ed. Wak. 2010.

A autora procura sintetizar os principais estudiosos colaboradores no assunto, como: Leontiev, Kishimoto, Brougère, Froebel, Friedmann e o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil), relatando a importante contribuição dos jogos, os brinquedos e as brincadeiras na história da humanidade, enfatizando o contexto de aprendizagem e desenvolvimento proporcionados através da ludicidade.

Através deste livro, foi possível observar as dimensões e a valorização da atividade lúdica e a visão de seu uso como parte da aprendizagem e desenvolvimento da criança, ressalta que através da brincadeira a criança tem possibilidade de transformar o desconhecido em conhecido, tornando-se capaz de reforçar ou alterar o mundo à sua volta, “as crianças são capazes de aprender brincando”

Cória-Sabini, Maria Aparecida, Jogos e brincadeiras na educação infantil/ Lucena, Regina Ferreira. Ed. Papeirus 2004.

Composto por quatro capítulos sendo o primeiro:

 -Desenvolvimento e aprendizagem em situação escolar onde analisa a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, mostrando que a relação entre os dois processos não ocorrem de forma linear.  Em seu segundo capítulo - Jogos e brincadeiras e o desenvolvimento das crianças, apresenta teorias que discutem a importância do papel do brinquedo no desenvolvimento infantil, mostrando a importância desse tipo de atividade para as crianças.  O terceiro capítulo - Jogos e brincadeiras na situação escolar, aborda a utilização de situações lúdicas, principalmente na pré-escola, discutindo o efeito facilitador dos jogos e das brincadeiras na alfabetização e na aprendizagem da matemática.

O quarto e último capítulo - Descrição das  atividades, apresenta atividades de recreação integrando-as a sala de aula, envolvendo conceitos e noções que são comumente trabalhados com as crianças. De forma simples e com brincadeiras e jogos comuns às crianças denota com eficiência à possibilidade de se utilizar como  recurso pedagógico, através do planejamento das aulas e sua organização prévia , possibilitando sequência didática e de forma prazerosa facilitar a aprendizagem dos alunos em diversos segmentos e conteúdos; sendo necessários por parte do professor a criatividade e preparação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com