TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Artigo: O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  9.502 Palavras (39 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 39

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, amigos e tutora, que estiveram presentes durante nossa jornada acadêmica, colaborando sempre para o êxito de nossa formação profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a DEUS por nos possibilitar a vida e a realização deste sonho.

Aos nossos familiares e amigos que estiveram ao nosso lado, nos incentivando a continuar sempre.

A nossa tutora pela dedicação e auxílio no transcorrer de todo percurso.

Infância

Aninha

pula amarelinha

Henrique

brinca de pique

Marília

de mãe e filha

Marcelo

é o rei do castelo

Mariazinha

sua rainha

Carola

brinca de bola

Renato

de gato e rato

João

de polícia e ladrão

Joaquim

anda de patins

Tieta

de bicicleta

e Janete

de patinete

Lucinha!

Eu estou sozinha.

Você quer brincar

comigo?

Sonia Miranda

RESUMO

Este estudo aborda como tema central como introduzir brinquedos e brincadeiras na proposta pedagógica da Educação Infantil. Tem como objetivo analisar e compreender a respeito da relação existente a utilização dos brinquedos e brincadeiras na sala de aula e a construção do conhecimento.

A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que permite um maior conhecimento sobre o assunto. No decorrer dos capítulos , o texto enfoca a real função dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil e também aborda o papel do educador como mediador desse processo. Descreve

quais brinquedos e brincadeiras mais adequados a cada faixa etária e apresenta sugestões de atividades. Como consideração final tem-se que o presente estudo encontrou as respostas para as questões e hipóteses levantadas, oferecendo subsídios aos professores de como trabalhar os brinquedos e as brincadeiras na Educação Infantil, resgatando-os como metodologia que levam ao desenvolvimento.

Palavras chaves: brinquedos, brincadeiras, educação infantil, proposta pedagógica.

SUMÁRIO

I- INTRODUÇÃO 1

II - O BRINCAR 3

2.1. O PRAZER E AS EMOÇÕES NAS BRINCADEIRAS INFANTIS 4

III - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO 7

3.1. CONCEITUANDO BRINQUEDO E BRINCADEIRA..................................9

3.2. RELAÇÃO ENTRE BRINQUEDO E BRINCADEIRA 11

IV - BRINQUEDO E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE

DESENVOLVIMENTO INFANTIL 14

4.1. PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE

PEDAGÓGICA 20

V - INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 23

5.1. ESCOLHENDO COM CRITÉRIOS 26

CONSIDERAÇÕES FINAIS 34

BIBLIOGRAFIA 36

I - INTRODUÇÃO

Sabe-se que o brincar faz parte não só do universo da criança, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja, ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria, a espontaneidade com que executam a atividade lúdica? Nessas brincadeiras vê-se que tudo é sério e prazeroso ao mesmo tempo.

O entanto, os brinquedos e brincadeiras são poucos utilizados no espaço escolar, havendo uma distância entre o pedagógico e o lúdico, e que estes são vistos como se existissem fora do contexto escolar ou como um processo à parte da educação, motivados talvez, pelo desconhecimento dos benefícios e da importância do jogo para o desenvolvimento infantil.

Os brinquedos e brincadeiras mudaram muito desde o começo do século até os dias atuais, em todos os países e em qualquer cultura, em todos os contextos sociais, mas o prazer de brincar não mudou.

Questiona-se com essa pesquisa: como introduzir brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica da Educação Infantil? Em quais aspectos a introdução dos brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica pode auxiliar no desenvolvimento da criança? Quais brinquedos e brincadeiras são mais indicados para cada faixa etária?

A escolha do tema tem como ponto de partida essas questões e a necessidade de conhecer a importância do brincar para a criança e sua influência no comportamento e no processo de aprendizagem, levando a reflexão sobre a importância das práticas educativas voltadas para a criança provocando a necessidade de ressignificar e de reorganizar as Propostas Pedagógicas da Educação infantil de modo a estruturá-las visando oferecer às crianças momentos de intenso prazer pelo aprender, oferecendo atividades prazerosas e desafiadoras.

Identificar as diversas possibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com