TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CIRCUITOS ELÉTRICOS

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

JHONATAS WENDELL DA SILVA

CIRCUITOS ELÉTRICOS

Prof. EVERTON FONSECA

OSCILOSCÓPIO

(MO – 2061)

CATANDUVA

Fevereiro, 2019

RESUMO

Os instrumentos eletrônicos auxiliam de forma grandiosa os estudos científicos e técnicos.  A manipulação de instrumentos eletrônicos digitais e analógicos, como voltímetros, ohmímetros, analisadores de espectro, geradores de sinais, amperímetros e osciloscópios é fundamental para estudantes de engenharia. Este trabalho trata de um instrumento eletrônico em particular o osciloscópio.

INTRODUÇÃO

O osciloscópio é um dos itens indispensáveis para especialistas das áreas de eletrônica e elétrica, ele nos permite visualizar e analisar uma diferença de potencial em função do tempo com auxilio de um gráfico.  Em experimentos com sinais alternados, além do uso frequente de gerados de função (variação da amplitude, frequência e forma de onda), o osciloscópio também apresenta grande funcionalidade na propagação do som em meios materiais.

Segundo Mário Alves o osciloscópio não se limita somente a medição de grandezas elétricas mas também qualquer tipo de grandeza física (ALVES, 2007). Este instrumento apresenta utilidade para medir tensão e frequência de um sinal, o osciloscópio é calibrado para segundos por divisão na escala horizontal, e volts por divisão na escala vertical (ALEXANDER, MUSA, SADIKU, 2014).

Os osciloscópios apresentam tipos análogos e digitais. Um osciloscópio digital mostra a forma de onda da tensão e faz uso de um conversor analógico-digital para converter a tensão medida em informação digital, utilizando essa informação digital para representar a forma de onda na tela. O osciloscópio analógico opera aplicando a tensão medida nas placas ao redor de um feixe de elétrons que apresenta movimentação pela tela do instrumento eletrônico, ou seja, o campo elétrico resultante da tensão desvia o feixe na horizontal e na vertical na mesma proporção, gerando a forma da onda na tela, consequentemente o gráfico da mesma (ALEXANDER, SADIKU, 2014). O osciloscópio digital apresenta maior vantagem em seu uso, apesar do analógico também ser recomendado.

OSCILOSCÓPIO MO - 2061

[pic 2]

Figura 1. Osciloscópio MO-2061

Segundo Capuano o osciloscópio possibilita medir tensão continua, alternada, períodos, frequência e defasagem com elevado grau de precisão (CUPANO, 2013).

Em questão de tensão, esse equipamento pode medir tanto continua quanto alternada. A leitura da tensão é feita no sentido vertical, com o auxilio de um gerador de sinal obtém – se um perfil, que deve ser posicionada de forma centrada no plano cartesiano do display, logo após se observa o valor de cada espaço horizontal, dessa forma podemos encontrar o Vpp (tensão de pico a pico) ou Vp (tensão do zero ao máximo, ou do zero ao mínimo).

O osciloscópio não mede diretamente a frequência do sinal e sim o seu período (o tempo que o sinal demora para completar um ciclo), sinais de frequência alta tem períodos bem curtos já os sinais de frequência baixa tem períodos longos, com o auxilio da equação 1 encontramos um através do outro.

     (1)[pic 3]

Após ligar o gerador de sinais, usamos o botão base de tempo que determina qual o valor de período de cada traço vertical para estipular pelo menos 2 ciclos no display, para uma melhor medição, com o método da varredura calibrada, em que multiplicamos o valor da base de tempo pelo numero de divisões ocupadas pelo período descobrimos o mesmo e com o uso da equação 1 chegamos ao valor da frequência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (147.2 Kb)   docx (575 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com