TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMPONENTES DOS MOTORES

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PITÁGORAS VOTORANTIM

INTRODUÇÃO A MECÂNICA AUTOMOBILÍSTICA

                                                                                                                    ALUNOS: ADAUTO RUIVO JR RA: 800524

OTÁVIO DE MELO CAVALLARI RA: 819015

PATRICIO ESTEVES NUNES DE ALMEIDA RA: 1011592

COMPONENTES DOS MOTORES

MCI é um conjunto de mecanismos que transforma energia térmica em energia mecânica. Neste tipo de motor a combustão é realizada dentro do próprio motor.

Um motor é composto basicamente de cabeçote bloco e cárter. E dentro dessas partes existem as partes rotativas como: virabrequim, biela, comando de válvulas, volante, válvulas de admissão e escape, entre outras.

- BLOCO DO MOTOR: Normalmente é construído de alumínio ou ferro fundido. Geralmente os motores a diesel são fabricados em ferro fundido por serem motores que trabalham em altas temperaturas.

- CÁRTER: É a parte inferior do motor; normalmente é o reservatório de óleo lubrificante. A bomba de óleo lubrificante está localizada no cárter. O cárter é a peça que faz a junção com o cabeçote.

- CABEÇOTE: Geralmente são fabricados em ligas de Antimônio (Sb) e Alumínio (Al).

- PRINCIPAIS COMPONENTES DOS CABEÇOTES:

VÁLVULAS:  são usadas nos motores de quatro tempos. Controlam a entrada e saída de gases em cada cilindro do motor.

Eixo de cames, Eixo de comando de válvulas, possui um ressalto ou cames para cada válvula. São fabricados em aço forjado ou ferro fundido.

PISTÃO: É fechado na parte superior e aberto na inferior. Apresenta ranhuras na parte superior para fixação dos anéis de segmento. Normalmente são fabricados em Antimônio (Sb) e Alumínio (Al).

BIELA: Em forma de haste é responsável por transmitir o movimento linear alternativo dos pistões para a árvore de manivelas.

VOLANTE DO MOTOR: Armazena energia proveniente da combustão. Essa energia é utilizada para manter o eixo do motor girando nas demais fases do ciclo onde não ocorre combustão nos cilindros. Quanto menor o número de cilindros do motor maior deverá ser o volante.

VIRABREQUIM: É fabricado de materiais nobres, pois exige extrema dureza para a realização de suas tarefas. Transforma o movimento longitudinal em rotacional.

Esses são alguns exemplos dos principais componentes responsáveis para o funcionamento dos motores.

MOTORES CICLO OTTO (2T E 4 T)

Os motores denominados 2 tempos são encontrados em jet skis, aeromodelos, motosserras, entre outros equipamentos. Eles não têm válvulas de admissão e escapamento, o que simplifica sua construção e reduz seu peso consideravelmente.

Já os motores chamados 4 tempos estão presentes em carros e caminhões. Eles podem ser movidos à gasolina e à diesel e são classificados como motores de combustão interna.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA UM DOS MOTORES ( 2T E 4T)

Motores 2 tempos têm uma explosão a cada giro do virabrequim, eles podem funcionar em qualquer posição, são leves e muito úteis, mas eficientes em determinadas condições.

Motores 4 tempos têm combustão nos intervalos dos giros, o que promove um ganho significativo de potência, mas esses motores podem ter problemas com o fluxo de óleo.

O motor 2 tempos também é mais barato de produzir. No entanto, eles não são muito utilizados em carros porque a sua eficiência diminui mais acentuadamente quando variam as condições de rotação, altitude e temperatura.

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 2 E 4 TEMPOS

Motor 2 tempos: Seu ciclo é constituído por dois tempos. O próprio pistão funciona como válvula deslizante. No primeiro tempo, o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Depois acontece a ignição e a combustão da mistura.

No segundo tempo, os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. O pistão abre a janela de exaustão, permitindo a saída dos gases queimados.

Motor 4 tempos: O funcionamento do motor acontece por meio da repetição de ciclos, com quatro etapas. O primeiro tempo é o da admissão, onde acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.

O segundo tempo é o da compressão, onde o movimento do pistão do Ponto Morto Baixo para o Ponto Morto Alto acontece com as duas válvulas fechadas. O pistão comprime a mistura de ar e combustível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com