TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do indicador de OEE para tomada de decisão no processo de manufatura numa indústria de componentes de motores

Por:   •  23/11/2017  •  Artigo  •  4.052 Palavras (17 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 17

A importância do indicador de OEE para tomada de decisão no processo de manufatura numa indústria de componentes de motores

RENAN LIMA CAVALCANTE – engrenan@live.com

TIAGO TEODORO DA SILVA - tiagoengeproducao@hotmail.com

ORIENTADOR: FÁBIO LUIS FIGUEIREDO FERNANDES

O presente artigo tem como objetivo apresentar a aplicação do OEE através de um sistema online, e sua importância para identificação de quais equipamentos estão abaixo do ideal, todo esse cenário é apresentado numa organização de manufatura de componentes de motores. Abordando aspectos relevantes do OEE (Overall Equipment Effectiveness) e conceitos do TPM a organização pratica a tomada de decisão para melhoria dos seus processos produtivos através da análise dos indicadores OEE. Com a realização da análise mensal dos resultados do OEE a empresa pode decidir por ações que impactariam positivamente no indicador OEE ao longo dos meses de 2013. Os dados analisados receberam aplicações de testes estatísticos para validação dos mesmos e apresentar qual equipamento da organização atingiu o melhor índice de OEE. Conclui-se através do estudo apresentado que o OEE é importante auxiliando as organizações nos processos de tomada decisão para à melhoria de seus sistemas produtivos.

Palavras-chave: OEE; Desempenho; Disponibilidade; Tomada de decisão.

1. Introdução

Com o crescimento da competitividade entre as organizações, cada organização busca de alguma forma apresentar um diferencial que a faça conquistar maior fatia de mercado do que os concorrentes. Seja diferencial em preço, qualidade, pós-vendas, entre outros.

Independente de qual seja o diferencial oferecido ao cliente, a empresa precisa obrigatoriamente possuir uma gestão estratégica muito bem definida e com objetivos claros e totalmente atingíveis. Alcançar esses objetivos será possível se a organização se prover de todas as ferramentas que a favoreça para tal desafio.

Diante desse cenário de ferramentas, podemos destacar como principal a tomada de decisão. Pois são as decisões estratégicas que vão determinar o sistema de gestão utilizado na empresa e consequentemente os processos produtivos da mesma. A fim de se maximizar a produtividade e minimizar custos, surge no cenário empresarial ferramentas como Gestão pela Qualidade Total, Lean Manufacturing, Manutenção Produtiva Total, Just in time, entre outras.

Destacamos dentre elas a Manutenção Produtiva Total – TPM, que irá auxiliar a organização a gerenciar os seus equipamentos de forma aumentar o desempenho e vida útil dos mesmos, além de buscar a eliminação dos desperdícios ao longo do processo produtivo.

Dentro da metodologia TPM é necessário ressaltar a importância do indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness), pois ele mostrará precisamente qual é o desempenho global dos equipamentos da empresa.

O objetivo desse artigo é apresentar a aplicabilidade do OEE e da sua importância na identificação de quais equipamentos estão abaixo do ideal. Com isso apresentar quais as decisões tomadas para que todas as demais máquinas analisadas estejam com índices coerentes ao previsto/ideal. Todo esse cenário foi estudado numa empresa de anéis numa indústria de componentes de motores.

2. Referencial Teórico

2.1 Tomada de decisão

Tomada de decisão é um processo de fundamental importância para as empresas atuais, pois as decisões tomadas direcionarão os passos para que a organização atinja os objetivos estratégicos. Decisões estratégicas visam à definição de processos produtivos, posicionamento de mercado, analise de viabilidade e até adequação a normas existentes e aos requisitos legais. Um fator de sucesso para as corporações a sua capabilidade no que diz respeito a analisar e medir o desempenho que possui. Ainda pensando na capacidade de medir sua performance, quando a organização alia indicadores para os sistemas de gestão e com o de desempenho é possível demonstrar de forma bem clara o desempenho que a empresa possui. Isso torna o ambiente de negócios mais seguros e concretos, ampliando assim a possibilidade de capitação de mais investimentos. (SANTOS et al., 2013).

Ainda segundo os autores apresentados acima, um indicador aplicado da melhor maneira possível irá determinar e qualificar numericamente as características do processo, e isso fará com que a organização verifique de forma clara o controle dos processos e decida de forma assertiva através de dados confiáveis.

É possível reafirmar, segundo Slack (2002), que a organização só possuirá os seus objetivos estratégicos atingidos se os processos, especificamente produtivos forem enxutos. Diante disso é de extrema importância que as organizações busquem incansavelmente o melhoramento da eficiência dos equipamentos, de maneira que consiga identificar quais são as causas das perdas produtivas.

Com a identificação das possíveis causas das perdas é possível realizar a análise profunda e decidir as ações de melhoria que serão implementadas. (KODA, SALTORATO, FERRRARINI, 2012).

2.2 OEE

OEE – Overall Equipment Effectiveness é uma das ferramentas a ser implementada na organização que adota a filosofia do TPM, ele mede e acompanha o rendimento de máquinas e equipamento utilizados na indústria. (PEREIRA, ROBLES e CUTRIN, 2013).

Segundo LEAL et al. (2013) o OEE demonstra através de seu resultado a correlação entre o real funcionamento do equipamento e aquilo que é previsto. De forma prática essa relação é apresentada através de alguns índices.

De acordo com SANTOS et al. (2013) os três indicadores (índices) são Disponibilidade, Desempenho e Qualidade. A definir por:

- Disponibilidade: é o tempo em que o equipamento está disponível para produzir, ou seja, o tempo já descontando as paradas programadas e não programadas, como manutenções, falhas, setup, ajustes e etc.

- Desempenho: é o tempo real em que o equipamento esteve agregando valor, ou seja, o tempo em que efetivamente esteve produzindo. Para este caso, o desempenho foi calculado em função do tempo (tempo de operação já descontando as pequenas paradas dividido pelo tempo bruto de operação);

- Qualidade: razão entre a quantidade total de peças produzidas (Refugo+Retrabalho+peças boas) menos Refugo+Retrabalho, dividido pelo total de peças produzido.

Ainda segundo SANTOS et al. (2013) o OEE é um produtório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com