TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONDENSADORES RESFRIADOS A ÁGUA

Por:   •  1/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 3

3- CONDENSADORES RESFRIADOS A ÁGUA

Os condensadores resfriados a água normalmente apresentam maior eficiência do que os resfriados a ar, porém possuem um sistema de refrigeração mais complicado, caro e com maior manutenção.

No condensador, o calor é transferido do refrigerante para a água que está circulando dentro dele. Depois, a água sai do condensador através de tubos até a torre de resfriamento e em seguida, a torre rejeita o calor da água para o meio externo.

A temperatura de condensação varia de 5°C a 8°C a mais do que a temperatura da água que entra no condensador.

Em relação aos condensadores resfriados a ar, a temperatura dos refrigerantes nos resfriados a água é cerca de 8°C menor. Com isso, é possível trabalhar com pressões menores e com menor consumo de energia.

Os tipos de condensadores a água são:

  • Duplo tubo (conhecido também como tubo em tubo ou coaxial);
  • Carcaça e serpentina;
  • Carcaça e tubos;
  • Placa.

O tipo de a ser usado é escolhido dependendo da carga de refrigeração, da quantidade de água a ser circulada, localização e espaço da instalação, tipo do refrigerante, custo e entre outros.

3.1 Capacidade

O calor rejeitado no condensador () é calculado através da carga () do evaporador e do calor equivalente da potência real requerida para compressão ( - valores tabelados pelo fabricante):[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

A vazão volumétrica de água para condensação pode ser calculada pela razão entre o calor rejeitado no condensador ( e a densidade, calor específico e a temperatura de entrada e saída da água no condensador:[pic 5]

[pic 6]

A distribuição de temperatura ao longo do condensador é complexa, pois o refrigerante passa por estado de vapor superaquecido e de líquido condensado subesfriado. Para simplificar, admite-se a temperatura de condensação por todo condensador.

[pic 7]

                                                                 Real

[pic 8]

                                                      Simplificado

3.1 Condensadores duplo tubo

Um tubo com diâmetro menor é colocado dentro de outro com maior diâmetro. A água circula dentro do de menor diâmetro e o refrigerante no espaço formado pelos dois tubos. [pic 9]

Esse tipo é normalmente usado para equipamentos de pequena capacidade ou como condensadores auxiliares operando paralelo com um condensador a ar.

É vantajoso pois são flexíveis, porém são difíceis de limpar e não possuem espaço para separação gás e líquido.

3.2 Condensadores carcaça e serpentina (Shell and coil)

São constituídos por uma carcaça fechada e dentro por um ou mais tubos enrolados em forma de serpentina. A água passa por dentro dos tubos e o refrigerante por dentro da carcaça.

São utilizados normalmente em equipamentos que possuem de pequena a média capacidade ( 1,8 até 53 KW)

A limpeza destes condensadores é ainda mais complicada do que os de duplo tubo, sendo realizada somente com produtos químicos.

[pic 10]

3.3 Condensadores carcaça e tubo (Shell and tube)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (344.4 Kb)   docx (538.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com