TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização da Água proveniente de condensadores de ar

Por:   •  7/6/2018  •  Artigo  •  4.154 Palavras (17 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 17

PROPOSTA DE REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA PROVENIENTE DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO PARA A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA SUSTENTÁVEL NO BLOCO D DO CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES DE MACEIÓ

Luana Mylena Vieira da Silva¹

Luiz Carlos Tenório de Holanda Junior2

Luis Fellipe Rodrigues Bezerra3

Cássia Ryane De Oliveira Lima4

Daniel Monteiro De Lima Alves5

Melqueserdec Brito Santos6

João Pedro Da Silva7

Giordano Bruno Medeiros Gonzaga8

        RESUMO

A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros. O que pode se tornar um problema grave no Brasil relativamente à água tem surgido desde 2014. Nessa altura, os níveis de precipitação começaram a baixar muito. Isso decorre da seca, bem como da gestão dos recursos naturais. A água é mal distribuída no nosso país. As regiões mais ricas em água não são as que têm maior concentração populacional. Há vários fatores que motivam a falta de água, dentre eles: seca, poluição e má distribuição desse recurso. A procura por projetos de reaproveitamento de água está sendo cada vez mais procurado nos últimos anos. Um exemplo disso é o sistema de reaproveitamento de água dos aparelhos de ar condicionado que consiste na coleta de água proveniente do desperdício central de condensação que é resultante da água condensada da serpentina e da troca de calor do meio interno com o externo. O presente projeto mostra como reaproveitar a água desperdiçada do Bloco D de Engenharia no Centro Universitário Tiradentes- Unit, através dacaptação dessa água expelida pelos aparelhos de ar condicionado sendo feita a canalização através de bombas e sensores, reutilizando essa água na jardinagem e serviços domésticos da universidade.

PALAVRAS-CHAVE:Escassez. Reaproveitamento. Engenharia.

ABSTRACT

Water scarcity is a problem that affects the whole world. In Brazil, despite the fact that 12% of the planet's fresh water is concentrated in our country, the water crisis is a concern that also affects Brazilians. What can become a serious problem in Brazil in relation to water has arisen since 2014. At that time precipitation levels began to drop a lot. This stems from the drought as well as the management of natural resources. Water is poorly distributed in our country. The regions richest in water are not those with the highest population concentration. There are several factors that motivate the lack of water, among them: drought, pollution and maldistribution of this resource. Demand for water reuse projects has been increasingly sought in recent years. An example of this is the water reuse system of the air conditioners which consists of collecting water from the central waste of condensation which is the result of condensed water from the coil and the heat exchange from the internal to the external medium. The present project shows how to reuse the wasted water of Engineering Block D in the University Center Tiradentes-Unit, by capturing this water expelled by the air conditioners being piped through pumps and sensors, reusing this water in the gardening and domestic services of the university.

KEYWORDS: Scarcity. Reaproveitamento. Engineering.

  1. INTRODUÇÃO

        A água, assim como a energia proveniente do sol, é responsável pela vida no planeta, que é formado em grande parte por ela. Estima-se que em 70% da superfície da Terra é composta por água, sendo que, deste total, 3% é de água doce e 97% de água salgada. Aquele elemento vital para a sobrevivência das espécies animais e vegetais na Terra é oriunda do processo de precipitação da evaporação das águas dos mares, lagos e rios. Está presente nos rios, lagos, geleiras e lençóis subterrâneos.

        O uso desenfreado da água, contaminação de poluentes e falta de chuva em algumas regiões brasileiras e no mundo vem causando a escassez da água, necessitando do uso mais racional e aproveitamento sustentável (RIGOTTI, 2014).

        O ambiente urbano sofre também as pressões da crescente demanda de água decorrente do aumento populacional, da intensificação das indústrias, edificações, entre outros, de um modo geral, provocam desperdícios de água por vazamentos de sistemas hidráulicos, peças sanitárias, uso de condicionadores de ar. A causa desses elevados volumes de água utilizada e desperdiçada no sistema, muitas vezes, é decorrente de concepções inadequadas de projeto, de procedimentos incorretos de manutenção e mais hábitos dos usuários (NUNES, 2006).

        O reaproveitamento da água de drenagem dos aparelhos de ar condicionado é de suma importância para a consolidação da consciência ecológica dos usuários, muito embora sendo constatada a portabilidade da água, a vazão desses aparelhos pode suprir a necessidade de repartições públicas, instalações comerciais e outras, quanto ao consumo humano (BARROS, 2005).

        Os aparelhos de ar condicionado promovem a geração de água resultante da condensação, que na maioria das vezes é desperdiçada para o solo ou para o esgoto. Desta forma, o aproveitamento desta água depende da coleta eficiente de cada sistema de drenagem dos aparelhos que podem ser direcionados para um sistema de coleta e armazenamento (RIGOTTI, 2014).

        De acordo com o professor do curso técnico de refrigeração do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Luciano Prestrelo, apesar de não ser indicada para o consumo humano (beber ou tomar banho) porque não é filtrada e não recebe tratamento antibactericida, a água é considerada limpa e pode ser reutilizada para práticas sustentáveis, além de trazer economia financeira. "O sistema doméstico é feito de forma simples e com baixo custo, já que os materiais usados são canos e reservatórios de plásticos”, explica. Segundo o professor, a água é produzida porque os aparelhos retiram a umidade do ar através do processo de condensação, quando a água passa do estado gasoso para o líquido.

        A quantidade liberada pelos condensadores varia de acordo com a potência do aparelho, o tempo de funcionamento e o clima da região. Em climas mais úmidos, os ares-condicionados condensam uma maior quantidade de água. O aparelho trabalha para controlar a umidade relativa do ar, deixando o clima mais agradável. Como vivemos em uma região litorânea, próxima do oceano, o índice de umidade varia entre 60% e 90%. O aparelho ‘retira essa umidade’ para um percentual considerado mais confortável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (377.7 Kb)   docx (222.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com