TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Condensadores

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

Condensadores

Introdução

O condensador em um sistema de refrigeração é um trocador de calor que rejeita todo o calor do sistema, isto é, o calor absorvido pelo evaporador mais o calor equivalente a energia fornecida pelo compressor.

Condensadores resfriados a ar

Condensa o vapor de refrigerante através da rejeição de calor para o ar ambiente, que circula através de uma serpentina condensadora aletada, com o auxílio de um ventilador.

[pic 1]

Utilização

São utilizados em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial.

Características

Menor custo inicial e de manutenção.

Maiores temperaturas de condensação que resulta numa menor eficiência do ciclo de refrigeração.

Capacidade

Grande maioria dos equipamento residenciais de até 60000 Btus e comerciais de até 600000 Btus utilizam condensadores resfriados a ar.

Condensadores resfriados a agua

Os sistemas resfriados a água fazem isso em 3 estágios pata transferir o calor:

  • primeiro o calor é transferido do refrigerante, no condensador, para a água que circula no mesmo;
  • depois a água é transferida de dentro do condensador para fora, através de uma tubulação e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento;
  • por fim, a torre de resfriamento rejeita o calor da água para o ar externo.

Embora esse sistema de condensação seja mais complicado e mais caro, além de exigir uma manutenção maior do que os sistemas resfriados por ar, ele também é mais eficiente em termos energéticos.

Utilização

Sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial.

Características

Menor temperatura de condensação que resulta numa maior eficiência do ciclo de refrigeração.

Quando a distância é longe entre o compressor e o condensador os resfriados a agua são mais vantajosos do que os evaporativos.

Tipos de condensadores resfriados a agua

tubo e carcaça(33,33 BTU/s – 333.333,35 BTU/s )

Os condensadores de casco e tubos, chamados também “Shell and tube”, são fabricados em uma carcaça de formato cilíndrico, onde internamente é instalada uma quantidade de tubos paralelos e horizontais, unidos por duas placas em ambas as extremidades. Seu funcionamento tem por objetivo refrigerar o fluido que escoa dentro da carcaça do trocador de calor, enquanto o fluido refrigerante percorre dentro do agrupado de tubos que estão expostos, tanto horizontalmente quanto verticalmente. Esse modelo de condensador é constituído por uma carcaça metálica (mais comumente utilizado aço carbono), com extremidades cilíndricas calandradas e soldadas. Em ambas as extremidades, os flanges são soldados e perfurados para as instalações dos tubos internos. Os tubos devem ter suas extremidades retificadas e polidas, a fim de serem inseridas nos devidos furos do flange. Dessa maneira, são unidos flange e tubos, por meio do processo de soldagem. Assim, é possível formar uma junta que permita que o fluido se misture com a água que circula internamente nos tubos

[pic 2]

serpentina e carcaça (66,67 BTU/s - 200 BTU/s)

Os condensadores de casco e serpentina são semelhantes ao condensador de casca e tubos. Por sua vez, conhecidos como “Shell and coil”, são formados por uma carcaça metálica que possui internamente uma serpentina de tubo para circulação de água. A diferença deste para o condensador de casco e tubo é que não possui flanges removíveis, e internamente possui apenas um ou dois tubos enrolados em forma de serpentina (forma espiral). Esse modelo de condensador é utilizado para modelos de refrigeração de baixa capacidade e de potências fracionárias. A água utilizada para resfriar o fluido circula em alta velocidade dentro da serpentina, enquanto todo restante de espaço interno da carcaça do condensador é ocupado com fluido refrigerante em fase de arrefecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (865.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com