TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DO TREINAMENTO CONCORRENTE NA FORÇA E HIPERTROFIA MUSCULAR

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.140 Palavras (25 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 25

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

Cleyton Felipe da Cunha Chaves

OS EFEITOS DO TREINAMENTO CONCORRENTE

NA FORÇA E HIPERTFROFIA MUSCULAR

SÃO PAULO

2017

CLEYTON FELIPE DA CUNHA CHAVES

OS EFEITOS DO TREINAMENTO CONCORRENTE

NA FORÇA E HIPERTFROFIA MUSCULAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado àUniversidade Paulista- UNIP, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Educação Física.

SÃO PAULO

2017


AGRADECIMENTOS

Agradeço, à Deus por me abençoar a cada dia e me conceder forças para enfrentar o dia a dia e chegar até aqui, minha família que sempre esteve ao meu lado me motivando a continuar e conquistar os meus objetivos.

Meu muito obrigado, ao corpo docente da UNIP pela excelência no ensino, corpo docente este, que, está sempre em busca de oferecer o melhor aosalunos, buscando sempre promover conhecimento com base científica.

Também agradeço aos meus amigos de sala que sempre estavam presentes para me auxiliar nas dificuldades durante toda essa jornada.


Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.  

Leonardo da Vinci (1452-1519)


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo central, debater de maneira conceitual sobre as possíveis interferências do treinamento concorrente sobre o ganho de força e alcance da hipertrofia muscular. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre os principais achados, foi possível concluir que a combinação entre exercícios de força simultaneamente realizados a exercícios de resistência aeróbia, aparecem, na maioria dos estudos, como atenuantes da resposta adaptativa, reduzindo a força e o alcance da hipertrofia muscular. Todavia, existem estudos que demonstram essa relação como positiva e outros ainda, que apontam que a relação é irrelevante e não possui resultados significativos. Como muitos desses estudos são limitados por métodos e amostras, nota-se imperativo empreender novas pesquisas com metodologias mais rigorosas e amostras mais amplas, a fim de oferecer resultados mais sólidos e precisos sobre essa relação.

Palavras-chave: Treinamento Concorrente. Treinamento de Força. Hipertrofia. Força Muscular. Treinamento Aeróbio.  


ABSTRACT

The mainobjectiveofthepresentworkistodiscussconceptuallythepossibleinterferencesoftheconcurrent training onthegainofstrengthandreachofmusclehypertrophy. The justification for choosingthethemehangson its contemporaneity, in additiontotheexpectationofcontributingtotheacademicfield. The researchmethodfollowedisqualitative, withbibliographicresearch. Amongthemainfindings, it waspossibletoconcludethatthecombinationofstrengthexercisesperformedsimultaneouslywithaerobicenduranceexercises, appear in moststudies as attenuatingtheadaptive response, reducingthestrengthandreachofmusclehypertrophy. However, there are studiesthatdemonstratethisrelationship as positive andothersthat point out thattherelationshipisirrelevantand does nothavesignificantresults. Sincemanyofthesestudies are limitedbymethodsandsamples, it isimperativetoundertake new researchwithstrictermethodologiesandlargersamples in ordertoprovide more robustandaccurateresultsonthisrelationship

Key-words: Concurrent Training. Resistence Training. Hypertrophy. Musclestrength. Endurance Training.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        08

1.TREINAMENTO DE FORÇA        09

1.1FORÇA MUSCULAR        11

1.2HIPETROFIA MUSCULAR        13

2. TREINAMENTO AERÓBIO        15

3TREINAMENTO CONCORRENTE        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


INTRODUÇÃO

O treinamento físico consiste em buscas constantes por processos contínuos de adaptação, essas adaptações estão ligadas a mecanismos de sinalização da síntese proteica, estimuladas de forma aguda em cada sessão de treinamento. O aumento da força e hipertrofia muscular depende desses mecanismos.

Hoje em dia o método mais utilizado para promover essas adaptações é o treinamento de força, por desencadear reações bioquímicas que que facilitam esse mecanismo. Em contrapartida se tem o treinamento aeróbio, que a ideia principal é promover adaptações no sistema cardiovascular.

O problema de pesquisa desse artigo é encontrar respostas se o treinamento concorrente pode intervir de forma negativa nessas adaptações musculares de força e hipertrofia, uma vez que a ideia principal do treinamento aeróbio é promover a melhora da capacidade cardiovascular.

A interferência do Treinamento Concorrente na força e hipertrofia muscular pode ocorrer decorrente a intensidade e volume inadequado de treinamento, sendo ela muito alta, ou até mesmo muito baixa, precisando que seja estudada para ser adequada a cada indivíduo. Outra causa possível, é a estruturação errada da sessão de treino, quando é montada de forma equivocada, colocando os treinamentos de força e o treinamento aeróbico na mesma sessão. Entretanto não ocorre interferência na força e hipertrofia muscular se houver uma boa organização das atividades e tendo um controle da sobrecarga. Estudos foram feitos e notados que o treinamento aeróbio não irá interferir na força e hipertrofia. Logo a ideia principal da pesquisa é debater sobre as influencias no treinamento concorrente na força e hipertrofia muscular.

A natureza escolhida para a criação deste artigo foi levantar informações teóricas buscando chegar a uma conclusão sobre a temática através de uma revisão bibliográfica para colher e avaliar os dados.

O objetivo geral deste trabalho é debater os efeitos do treinamento concorrente na força e hipertrofia muscular. Sobre essa temática os objetivos específicos deste trabalho é conceituar o treinamento de força, abordar o treinamento aeróbio e debater as influências do treinamento concorrente na força e hipertrofia muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)   pdf (214.5 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com