TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Recuperação e hipertrofia muscular com o uso de Whey Protein.

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.389 Palavras (10 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 10

INSERIR LOGO DA INSTITUIÇÃO

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Anápolis - GO

2017


Ana carolina araújo brito

isnahara Relbia de jesus resende

paula janaína de almeida matos

[pic 5]

[pic 6]

Recuperação e hipertrofia muscular com o uso de Whey Protein.

Projeto apresentado ao Curso de Nutrição da Instituição Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Orientador:
 Flávia Melo


Anápolis - GO

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        3

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo Geral ou Primário        4

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        4

3 JUSTIFICATIVA        5

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

APÊNDICE        11

ANEXO        12


1 INTRODUÇÃO

A busca por um corpo com mais saúde e esteticamente mais bonito tem aumentando cada vez mais, a quantidade de academias que antes não era comum em todos os bairros agora está bem acessível e o acesso aos profissionais de educação física e de nutrição também se tornou mais fácil.

A alimentação e treinamentos são fundamentais para que haja mudanças no corpo, dessa forma algumas pessoas usam de suplementação para alcançarem seus objetivos. O uso de suplementos alimentares tem se tornado freqüente no público que freqüenta academia.

  1. O Problema

O uso do suplemento de proteínas proveniente do soro do leite realmente ajuda na recuperação muscular e aumento de massa muscular em praticantes de exercício físico?


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Analisar o consumo de whey protein por praticantes de exercício físico.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

  • Analisar a ação recuperativa no músculo com uso de whey protein.
  • Analisar a ação hipertrófica do músculo com uso de whey protein.
  • Analisar a dosagem correta para se obter benefícios.

3 JUSTIFICATIVA

A proteína é o principal componente orgânico dos  músculos do corpo, o que  leva a inevitável conclusão que estimular a síntese protéica significa estimular o processo de construção muscular. Uma das principais preocupações para que isto ocorra é através da ingestão adequada de proteínas e aminoácidos.

Dessa forma os pesquisadores científicos trabalharam na descoberta de um suplemento que ajudasse na estimulação de síntese protéica. Dentro de tantos suplementos que fazem essa estimulação o whey protein se destaca, por seu alto valor biológico de proteínas a fácil acessibilidade e melhor marketing.

O whey protein é o nome em inglês para proteína do soro do leite, comercialmente é um nome mais bonito e atrativo que lactalbumina ou proteína do soro do leite coalhado. O leite possui duas proteínas primárias: caseína (80%) e lactalbumina (20%). No processo de produção do queijo ocorre a separação do coalho e do soro do leite. Este soro do leite é então processado e purificado até que reste essencialmente o seu concentrado protéico. O processo de obtenção do concentrado protéico pode gerar dois tipos de lactalbumina: isolada e concentrada. (Gentil, 2003).


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A nutrição corresponde aos processos gerais de ingestão e conversão de substâncias alimentícias em nutrientes que podem ser utilizadas para manter a função orgânica. Esses processos envolvem nutrientes que podem ser utilizados com finalidade energética (carboidratos, lipídios e proteínas), para a construção e reparo dos tecidos (proteínas, lipídios e minerais), para a construção e manutenção do sistema esquelético (cálcio, fósforo e proteínas) e para regular a fisiologia corpórea (vitaminas, minerais, lipídios e água) (Wolinsky & Hickson Junior, 1996).

A nutrição é um dos fatores que pode otimizar o desempenho atlético que se bem equilibrada pode reduzir a fadiga, lesões, ou repará-las rapidamente, otimizar os depósitos de energia e para saúde geral do indivíduo (Brouns, Saris & Hoor, 1986; Hasson & Barnes, 1989; Sherman & Costill, 1984)

Quando os nutrientes se apresentam em quantidades ótimas, a saúde e o bem-estar do indivíduo são maximizados. A determinação de quais nutrientes são essenciais, e das quantidades ótimas dos nutrientes essenciais têm sido foco de investigações por décadas, e as recomendações de nutrientes específicos têm sido apresentadas nas Recomendações de Ingestão pela Dieta - RIDs (National Research Council, 1989).

Dentro dessa visão, os macros e micronutrientes ditos ergogênicos têm sido utilizados pelos alunos das academias de ginástica visando melhorar o seu desempenho e concomitantemente, a estética. A literatura científica se refere aos ergogênicos como sendo as substâncias ou fenômenos que melhoram o desempenho de um atleta (Wilmore & Costill, 1999).

A proteína do soro do leite whey protein, segundo Haraguchil, Abreu e Paula (2006) possui alto valor nutricional e grande teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada. Proporciona um efeito de aumento na síntese protéica e redução da gordura corporal, despertando então interesse entre os jovens. É um suplemento com grande valor nutricional, e seu consumo é elevado, pois muitos atletas insistem em ingerir uma grande quantidade de proteínas para aumentar sua massa muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com