TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS AGES Campus de Senhor de Bonfim

 

 

THIAGO DE ALMEIDA SILVA

 

 

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

 

 

 

 

Fichamento apresentado no curso de Bacharelado em Engenharia Civil 4º. Semestre, da Faculdade AGES de Senhor de Bonfim, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina de topografia.

Professor(a): Ms. Paulo Ricardo Ramos Santos

 

 

 

 

 

Senhor do Bonfim  2019

CUNHA, Albino Joaquim Pimenta da SOUZA, Vicente Custódio Moreira de LIMA, Nelson Araújo. Acidentes Estruturais na Construção Civil, VOLUME I. São Paulo: Pini, 1996.

 

  1. CITAÇÕES DIRETAS REPRESENTATIVAS  

Todos são importantes para assegurar a qualidade final da obra. Negligenciar, que seja parcialmente, um qualquer significa comprometer, com toda a certeza, o resultado final da empreitada. Aos engenheiros que atuam no projeto e na execução de estruturas cabe responsabilidade indeclinável sobre a qualidade da resposta que sua obra dará a este trinômio fundamental. (p. 13)

Fatores climáticos estão também associados à origem de outros tipos de desordem nas edificações urbanas. A inadequação de certas soluções, tanto estruturais como arquitetônicas, para o ambiente onde elas estão inseridas comprometem longevidade e a resistência de inúmeras obras. (p. 14)

Projetar uma estrutura significa resolver seu trinômio fundamental: segurança, funcionalidade e durabilidade, onde todos os termos são igualmente prioritários. Qualquer deles é indispensável ao sucesso do empreendimento. Todos são importantes para assegurar a qualidade final da obra. Negligenciar, que seja parcialmente, um qualquer significa comprometer, com toda a certeza,o resultado final da empreitada. (p. 13)

  1. TEXTO CRÍTICO

O levantamento topográfico é a base para qualquer obra ou projeto feita por arquitetos ou engenheiros, sendo uma prática substancial para definir todos os detalhes de um terreno, assim como vemos no livro, alguns assuntos e fundamentos da topografia, conhecimentos necessários para auxiliar a compreensão e importância da ciência topográfica, compreender como fazer levantamentos topográficos e também os instrumentos utilizados nesses estudos

Na engenharia civil podemos utilizar a topografia em vários contextos, necessário o conhecimento íntegro e alta precisão da área ao qual será trabalhada, para que possa ser pensado no projeto, além de ser uma atividade que delimita a construção que será feita naquele local. Somente o levantamento topográfico é apto de nós fornecer valores de ângulos horizontais e verticais e distâncias com precisão, podendo classificar imperfeições ou planicidades do terreno no qual será trabalhado, seja ele barragens, rodovias, redes de água e esgoto, edificações viadutos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com