TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS LIMITES DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO E A NECESSIDADE DE UM NOVO CENÁRIO ENERGÉTICO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  16/8/2016  •  Artigo  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

OS LIMITES DA EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO E A NECESSIDADE DE UM NOVO CENÁRIO ENERGÉTICO PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Guilherme Moés Ribeiro de Sousa1

1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica e Informática – guilherme_moes@yahoo.com.br

RESUMO

A história da humanidade é também a história da busca por energia. Há milênios, o homem conseguiu produzir o fogo e iniciou-se uma revolução tecnológica extraordinária. Tempos depois, encontrou um recurso disponível na natureza capaz de gerar energia de forma rápida e eficiente: o petróleo. Todavia, esse recurso limitado tem sido explorado abusivamente, o que tem provocado significativas alterações no clima mundial e, consequentemente, na qualidade de vida da sociedade. Além disso, o vazamento desse óleo no mar se configura como um dos seus principais prejuízos aos ecossistemas naturais ao contaminar os animais marinhos, por exemplo. Do mesmo modo, os seus compostos derivados servem de matéria-prima para produtos que podem permanecer no meio ambiente por anos, décadas e até mesmo séculos, contribuindo para o aumento da quantidade de lixo no planeta. Em decorrência disso, a temática do desenvolvimento sustentável tem entrado em pauta em diversas discussões por todo o mundo, visto que, na condição atual em que a humanidade se encontra, explorando e devastando abusivamente a natureza, vê-se a necessidade de discutir propostas e medidas a serem tomadas a fim de garantir um futuro de qualidade para as próximas gerações. Desta maneira, o presente estudo pretende abordar essa temática e apresentar possíveis medidas para a redução dos impactos ambientais gerados pela indústria do petróleo.

Palavras-chave: Energia, Petróleo, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Impactos Ambientais.

1. INTRODUÇÃO

Neste milênio, a humanidade vivencia o ápice do desenvolvimento tecnológico. Isso só é possível em decorrência da exploração e explotação da natureza, a fim de garantir os recursos necessários para a produção da energia responsável por mover o mundo.

Presentemente, uma das principais fontes energéticas para a humanidade é o petróleo. Ele é um líquido natural, inflamável, oleoso e sua cor pode variar do incolor ao marrom ou preto. É constituído, basicamente, por uma mistura de hidrocarbonetos (compostos orgânicos formados por carbono e hidrogênio) alifáticos, acíclicos e aromáticos, que se formou há milhões de anos por meio do processo de decomposição da matéria orgânica, que, ao estar submetida a elevadas pressões e temperaturas originou o “ouro preto”, o petróleo, tal qual se conhece hoje.

O petróleo encontra-se compactado no subsolo do planeta Terra. Para usufruir de seus benefícios e das suas vantagens, o homem tem de desenvolver potentes mecanismos de extração cada vez mais eficientes para capturá-lo de locais cada vez mais profundos.

De acordo com Mariano [2007], o petróleo mostra-se um recurso natural de fundamental importância para a comunidade global. Segundo o autor, o seu uso vai além da geração de energia. Uma vez que, a partir dele, por meio de processos físico-químicos que acontecem nas refinarias, são obtidos os seus derivados, como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o querosene, a gasolina, o diesel, as parafinas, etc. Esses compostos derivados têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas como, por exemplo, na produção de substâncias reagentes que serão utilizadas na preparação de novos produtos, tais como plásticos, tintas, detergentes, fibras têxteis e medicamentos.

Apesar de se fazer essencial para a sociedade contemporânea, o petróleo é um recurso não-renovável, logo, é finito. Isso porque o seu processo de formação é bastante vagaroso, variando entre um e quatrocentos milhões de anos. E, além disso, a sua elevada taxa de extração pelo ser humano, não permite a sua reposição natural em curto prazo.

Nesse sentido, o mundo presencia o cenário de pico do petróleo. Esse momento é marcado pelos elevados índices de exploração desse recurso, o que, consequentemente, tem provocado sérias alterações no meio ambiente, na saúde, na economia e em diversos outros setores no âmbito mundial.

Principalmente no que se refere às questões ambientais, esse panorama de auge do petróleo mostra-se preocupante. Pois, a sua combustão, por exemplo, é responsável pela liberação de gases poluentes altamente tóxicos para o organismo vivo e que também estão relacionados com o desequilíbrio do efeito estufa e o aumento da temperatura média do planeta.

Além disso, os produtos que o tem como base da composição química, como os plásticos, por exemplo, quando não descartados corretamente, permanecem mais de cem anos entulhando o meio ambiente, constituindo-se um elemento causador de poluição visual. Como também, podem provocar o entupimento de bueiros e, consequentemente, em períodos de chuvas intensas, ocasionar o alagamento de ruas e avenidas.

Nesse contexto, percebe-se que a qualidade de vida das populações existentes no planeta Terra pode estar comprometida. Nesta perspectiva, movimentos em defesa do meio ambiente começam a emergir exigindo uma postura do Estado a fim de promover o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e da sociedade, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas pelas ações e atitudes tomadas pelos seus antepassados.

Partindo disso, o presente estudo visa, em linhas gerais, analisar os impactos ambientais provocados pela indústria do petróleo, enfatizando os impactos sobre o meio físico, gerados pela poluição do ar e da água. E, diante disso, levantar-se-á o seguinte questionamento: “Tendo em vista que o petróleo mostra-se um recurso tão nocivo à saúde do planeta, comprometendo a qualidade de vida das gerações futuras, haveria uma possibilidade de mudar a dependência que a humanidade tem desse cenário energético?”, a fim de elencar possíveis caminhos para novos mecanismos e sistemas de produção de energia e de mercadorias.

2. METODOLOGIA

Uma profunda pesquisa bibliográfica na internet e em livros de autores renomados na área de Meio Ambiente e Impactos Ambientais, da Indústria do Petróleo e na área do Desenvolvimento Sustentável despertou uma curiosidade no sentido de sensibilizar o ser humano no tocante aos impactos ambientais provocados pela indústria do petróleo e na possibilidade que a sociedade contemporânea tem de alterar esse cenário equivocado.

E, diante de um vasto material científico coletado, surgiram algumas indagações, dentre as quais, uma ganhou destaque: “Tendo em vista que o petróleo mostra-se um recurso tão nocivo à saúde do planeta, comprometendo a qualidade de vida das gerações futuras, haveria uma possibilidade de mudar a dependência que a humanidade tem desse cenário energético?”. Sendo assim, serão apresentadas informações relevantes sobre os impactos ambientais da indústria do petróleo para que, por fim, se forme um posicionamento científico significativo e um pensamento reflexivo para respondê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (400.4 Kb)   docx (310.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com