TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MODELOS REDUSIDOS

Por:   •  29/8/2016  •  Ensaio  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL

MODELOS REDUSIDOS

CAMPINA GRANDE

NOVEMBRO DE 2010

Introdução

No final dos anos 70, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco - CHESF: constatou um problema técnico na Barragem da Pedra do Rio das Contas, Jequié - BA, e, na intenção de encontrar urna solução para este problema, a UFCG foi contratada para realizar um estudo apropriado, concluído em 1983, que originou a construção de dois modelos reduzidos da barragem. A questão era de saber por que, a cada ocorrência de uma grande cheia na Barragem, acontecia uma inundação na casa das máquinas onde é gerada energia elétrica. Consequentemente, ocorria uma interrupção de energia, sendo motivo de prejuízos de grande monta.

No intuito de resolução do problema da barragem em questão foram construídos dois modelos em escala reduzida na universidade federal da Paraíba no campus de campina grande, hoje universidade federal de campina grande, os modelos são:

Modelo Bidimensional

Construído em escala 1:50 em um trecho de canal onde se reproduzi u um vão mais duas metades. de vão do vertedor da barragem, abrangendo uma das suas comportas, o modelo bidimensional teve como finalidade básica o estudo do comportamento das pressões no corpo do vertedor (tipo Krieger) e os eleitos do descolamento da lâmina d'água. Nele se estudou a determinação das curvas de cota, a abertura, a vazão para os descarregadores de superfície e o comportamento da lâmina d'água nos vertedores sob O ponto de vista de pressões negativas, de deslocamentos, situação na bacia de dissipação e localizão do ressalto hidráulico.

Modelo Tridimensional

Construído na escala de 1:100, ele reproduz a barragem, o lago formado pela acumulação de água a montante e um trecho de 1 Km do rio na jusante da barragem. E nele que se estudou a lei de manobra das comportas dos descarregadores de superfície, as características do fluxo de aproximação à jusante dos vertedores e o padrão de erosão e também os aspectos da erosão localizada imediatamente a jusante do dissipado! de energia. Estando prevista a ocorrência de um escoamento de superfície livre, a semelhança de Froude foi utilizada para a transformação das grandezas entre o protótipo e o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com