TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NÚMEROS DA ENGENHARIA NO BRASIL

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

OS NUMEROS DA ENGENHARIA NO BRASIL

AGRUPAMENTO DE DADOS 1 – ENSINO DA ENGENHARIA NO BRASIL

[pic 1]

Fonte: Sinopse da Educação Superior – 2014/2015 e 2015/2016 – Inep. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.

[pic 2]

Fonte: Sinopse da Educação Superior – 2014/2015 e 2015/2016 – Inep. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.

[pic 3]

Fonte: Sinopse da Educação Superior – 2014/2015 e 2015/2016 – Inep. Disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior.

Comentários

Com relação ao oferecimento de vagas para o ensino de engenharia no Brasil os dados colhidos no site do Inep e apresentados acima mostram uma clara estagnação da oferta de cursos pelo poder publico e uma ocupação desse espaço pelas instituições particulares. No que diz respeito aos cursos de engenharia a distância o hiato entre o público e o privado fica ainda mais evidente. Esse fato pode ser decorrente de:

 - Falta de capacidade de investimento público no último triênio ocasionado pela forte recessão iniciada no governo Dilma o que ensejou políticas de contenção e corte de gastos em todas as esferas da gestão pública.

 - No que tange ao ensino a distância, principalmente nas engenharias uma explicação possível para a baixa inserção do ensino público é a sua pouca experiencia em engenharia na modalidade a distância. Aparentemente ainda há uma certa resistência na academia ao ensino de engenharias a distancia principalmente naquelas modalidades onde as atividades experimentais são mais intensas como cursos de engenharia elétrica, mecânica e de materiais, novas experiencias pedagógicas devem dar conta desse impasse ao longo do tempo. Por outro lado, uma questão importante que os números não mostram é a qualidade do ensino EAD privado. Ainda há uma lacuna, na minha opinião no que diz respeito a esse tema, um forte controle de qualidade deve ser implementado para que a formação dos profissionais a distancia seja feito com critérios de qualidade aceitáveis.

AGRUPAMENTO DE DADOS 2 – MERCADO DA ENGENHARIA NO BRASIL

[pic 4]

Fonte: Revista Exame. Caderno Você S/A, 2/05/2015.

[pic 5]

Fonte: Revista Exame. Caderno Você S/A, 2/05/2015.

[pic 6]

Fonte: CNI – Confederação Nacional da Indústria. Disponível em http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2014/04/apenas-42-dos-engenheiros-brasileiros-atuam-na-area-em-que-se-formam.

[pic 7]

Fonte: FNE – Federação Nacional dos Engenheiros. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/alta-das-demissoes-na-engenharia-civil-e-retrato-da-crise-e-nao-deve-assustar-candidatos-dizem-especialistas.ghtml

Comentários

Os dois primeiros infográficos mostram a distribuição espacial dos profissionais de engenharia no Brasil. A concentração maior ocorre no eixo Sul-Sudeste pelo maior grau de desenvolvimento econômico desses polos. O terceiro gráfico mostra uma distribuição dos profissionais de engenharia por setor com mais da metade dos profissionais atuando na indústria. Aí cabe uma reflexão: ora, sendo a indústria o principal receptor dos profissionais de engenharia no país como ficará o panorama mantendo-se esse quadro de desindustrialização do país? Em minha expressa opinião a indústria de qualquer natureza, mas principalmente as de forte conteúdo tecnológico é um pilar importante para o desenvolvimento do País e me preocupa especialmente o fato de não termos um planejamento estratégico aqui no Brasil que contemple a manutenção e o desenvolvimento de nossa indústria. Talvez o ultimo planejamento estratégico realmente sério e abrangente se deu ainda no governo Geisel através do II PND.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (184.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com