TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Engenharia Industrial, Universidade do Brasil

Artigo: Curso de Engenharia Industrial, Universidade do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  367 Visualizações

No Brasil desenvolveu-se com o nome de Engenharia de Produção e/ou Econometria, a partir de 1950. Outros fatores como o recente desenvolvimento japonês e a adoção da temática da Qualidade & Produtividade como pontos centrais nas empresas e organizações privadas, públicas, industriais, serviços e de governos, consolidaram essa difusão.

Como nasceu dentro da Engenharia Mecânica, a Engenharia de Produção industrial, da Econometria se dedicou inicialmente às dimensões físicas dos sistemas produtivos. Na década de setenta, notou-se mesmo no Brasil, que os conceitos e métodos próprios da Engenharia de Produção - Econometria ganhou notável desenvolvimento e tornaram-se independentes de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias. A Engenharia de Produção é uma habilitação específica aplicável a qualquer uma das seis grandes áreas da engenharia e economia como um todo, segundo Mario Henrique Simonsen. Assim, existem cursos de Engenharia de Produção Plena (envolvendo todas as seis grandes áreas), Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Civil,Engenharia de Produção Mecânica, Econometria, etc.

O curso de Engenharia de ProduçãoUFRJ, Universidade de Brasília, Fundação Getúlio Vargas, e ao lado do curso similar da Escola Politécnica da USP, são pioneiros no país, tendo servido para o efetivo desenvolvimento da Engenharia de Produção no país, além de ter sido, e de ser, modelo para a implantação de diversos cursos congêneres em outras universidades. Na UFRJ, o curso de Engenharia de Produção foi aprovado por seu Conselho Universitário

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com