TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Por:   •  4/12/2018  •  Artigo  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

NITERÓI

2018


 mario fernando pacheco coelho[pic 6]

redução de custos nas tarifas com a utilização da energia solar

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Centro Universitário Anhanguera de Niterói

Orientador: Anderson Iop


Niterói

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        10

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

REFERÊNCIAS        12


1 INTRODUÇÃO

Com a crise no petróleo e as mudanças climáticas, decorrentes da queima de combustíveis fósseis, o mundo se vê na busca de novas fontes renováveis para a produção de energia que não agridam o meio ambiente, onde podemos destacar a energia eólica, proveniente da força dos ventos, a biomassa, a partir de matéria orgânica e da energia solar, através da captação da luz solar. Essas energias podem e devem ser utilizadas e serem mais exploradas, principalmente no Brasil, um país de dimensões continentais.

Analisando a energia solar, o nosso país é um extremo privilegiado, sendo localizado em uma faixa onde a incidência solar é muito grande, tendo mais horas de Sol, podendo assim consumir mais energia solar para produção de eletricidade. Como o Sol é uma fonte inesgotável de energia, podemos extrair dela uma energia limpa, sem danos ao meio ambiente e ainda de baixo custo.

A produção de eletricidade originada da energia solar vem crescendo de uma forma muito significativa, obtendo também muitas vantagens para o consumidor que investir nela, que além de não poluir, não faz barulho, os painéis fotovoltaicos utilizados na geração, são de fácil instalação, tem uma vida útil muito grande e por não haver peças móveis, sua manutenção é muito baixa e a melhor delas, a redução do custo na conta de luz.

Porém, tudo na vida tem suas desvantagens e na energia solar não seria diferente, tendo um custo de aquisição alto em um primeiro momento, não podendo ser aproveitado à noite e a falta de incentivos no Brasil, prejudicando que essa energia seja acessível a todos com custo baixo.

1.1 O PROBLEMA

A utilização a nível residencial da energia solar é uma boa opção para a redução dos custos com contas de luz?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Entender todo funcionamento, implementação e utilização da energia solar e como ela reduzirá as tarifas cobradas pelas concessionárias de energia

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Explicar os sistemas, células e módulos fotovoltaicos.
  • Apresentar os sistemas On Grid (ligados à rede) e Off Grid (não ligados à rede), mostrando o de uso mais comum em residências.
  • Apresentar o dimensionamento dos módulos fotovoltaicos.

3 JUSTIFICATIVA

A redução dos custos nas tarifas de energia é algo que todos os consumidores almejam, porém com as altas tarifas cobradas pelas concessionárias, se torna um alvo quase inatingível. A utilização dos sistemas fotovoltaicos para captação e utilização da energia solar, nos mostra que é um modo viável de economia utilizando uma energia limpa e renovável e que pode gerar uma diminuição do custo variando entre 50% e 95%. Porém, para que esta energia seja mais usada, há a necessidade de incentivos fiscais e financeiros, tendo em vista que o principal obstáculo ainda é o custo.

Com todo potencial energético do Sol, a energia proveniente dele ainda é pouco explorada, se pararmos para pensar no tamanho territorial do Brasil e tendo em vista que nosso país é tropical e com muitas horas de Sol. Com a utilização desta energia, teremos inúmeras vantagens em médio e longo prazo, para a sociedade, empreendedores, governantes e acima de tudo, o meio ambiente. Alguns países largaram na frente na questão do aproveitamento dessa energia, mesmo não tendo a incidência solar do nosso país, com programas de incentivo, tendo a Alemanha como maior destaque.

Esta energia vai de encontro com inúmeras vantagens, como a redução de custos nas tarifas, assim como não polui, reduzindo a emissão de gases do efeito Estufa, sendo uma ótima alternativa na luta contra a subida da temperatura no nosso Planeta, que vem ocasionando a destruição de ecossistemas e é objeto de pesquisa de muitas organizações que lutam contra o aquecimento global.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

São várias as fontes de energias existentes, onde atualmente as energias renováveis estão ganhando cada vez mais espaço, por exercer papel importantíssimo para a sustentabilidade, podendo gerar eletricidade, geração de calor ou produção de combustíveis. Sendo a energia renovável uma expressão usada para descrever a enorme quantidade de fontes de energia encontradas na natureza de forma cíclica.  (Costa & Prates, 2004)

No Brasil, a matriz energética tem uma presença forte de fontes renováveis, dentre elas a energia solar, que vem se destacando pelos altos níveis de irradiação solar, devido a sua localização geográfica privilegiada. Esta energia pode ser utilizada de algumas formas, dentre elas, para o aquecimento de fluidos, com a utilização de coletores planos e concentrados, onde os concentrados são associados a altas temperaturas para acionamento de turbinas e geração de eletricidade e os planos usados para aplicações residenciais e comerciais em baixa temperatura. (Costa & Prates, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (430.4 Kb)   docx (998.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com