TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS REQUISITOS DE SEGURANÇA CONSTRUTORA

Por:   •  27/10/2021  •  Artigo  •  23.441 Palavras (94 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 94

6. ANEXO – REQUISITOS ANTES E DURANTE O DESENVOLVIMENTO DOS TRABALHOS

6.1 EXPOSIÇÃO/MANUSEIO DE AMIANTO        1

6.2 MANUSEIO/EXPOSIÃO AO CHUMBO        5

6.3 TRABALHOS COM GUINDASTES E GRUAS        9

6.4 TRABALHOS COM DEMOLIÇÕES        14

6.5 TRABALHOS COM ELETRICIDADE        18

6.6 TRABALHO COM PLATAFORMAS ELEVADORAS        22

6.7 TRABALHOS COM ESCADAS PORTÁTEIS, DE ABRIR, RAMPAS E PASSARELAS        27

6.8 ABERTURA DE VALAS E ESCAVAÇÕES        30

6.9 TRABALHO COM ANDAIMES        35

6.10 MANUSEIO/EXPOSIÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS        41

6.11 TRABALHO A QUENTE        53

6.12 MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS        62

6.13 ALVENARIA, ESTRUTURAS DE CONCRETO E AÇO, CARPINTARIA, REVESTIMENTOS        73

6.14 ESTRESSE TÉRMICO        81

6.15 BLOQUEIO/SINALIZAÇÃO        86

6.16 SAÚDE RESPIRATÓRIA        90

6.17 SAÚDE E CONSERVAÇÃO AUDITIVA        102

6.1 EXPOSIÇÃO/MANUSEIO DE AMIANTO

6.1.1 Considerações iniciais

O cimento amianto, nome popular do fibrocimento, é um material de construção composto por mais de 90% de cimento e menos de 10% de fibras de amianto crisotila, desenvolvido no final do século IXX pelo industrial austríaco Ludwig. Desde então, esse material tem sido largamente utilizado na fabricação de telhas, caixas-d'água e peças acessórias para telhados. O amianto, também conhecido como asbesto, é uma fibra mineral natural utilizada como matéria-prima na produção de peças de cimento-amianto.

O manuseio de materiais que contem amianto é o fator agravante com relação à sua classificação como resíduo perigoso, haja vista que o risco a saúde das pessoas está na formação de particulados (poeira) do material proveniente de qualquer operação de corte, furação, abrasão e trituração. Devido ao seu tamanho e formato, a poeira (fibras) é absorvida pelo sistema respiratório e levada aos pulmões e a corrente sanguínea, podendo causar várias doenças com o decorrer do tempo.

6.1.2 Recomendações de segurança

Devem-se evitar ao máximo as operações de corte, furação, abrasão e trituração de materiais contendo amianto. Caso isso não seja possível, deve-se adotar o uso de ferramentas especiais que absorvam os particulados, o uso de equipamentos de proteção coletiva e/ou individual e também evitar sobrecargas físicas no manuseio desses materiais, que possuem alta densidade devido a sua constituição.

Realizar a atividade em locais abertos, ventilados e sinalizados. Somente profissionais autorizados e devidamente equipados para a realização do serviço poderão permanecer no local do procedimento.

6.1.3 Equipamentos de segurança obrigatórios

6.1.3.1 Transporte e Movimentação

  • Botina de segurança com biqueira;
  • Capacete de segurança;
  • Luva de raspa;
  • Óculos ampla visão antiembaçante.

6.1.3.2 Operação de corte, furação, abrasão e trituração

  • Respirador semifacial sem manutenção PFF-2 (contra particulado);
  • Capacete de segurança;
  • Protetor auricular;
  • Botina de segurança com biqueira;
  • Óculos ampla visão antiembaçante;
  • Macacão de segurança em Tyvek;
  • Luva de PVC.

Verificar a possibilidade de pulverização do material com água, antes e durante a operação, observando outros riscos como possíveis choques ou curtos-circuitos de equipamentos e/ou fiações elétricas.

Os EPIS a serem utilizados nessa operação deverão ser exclusivos para essa finalidade.

Retirar os equipamentos de segurança somente após o término da operação.

6.1.4 A fim de evitar riscos ergonômicos, as operações de transporte e movimentação deverão adotar alguns procedimentos:

  • Utilizar carrinhos tipo plataforma;
  • Movimentar as placas por grupo de trabalhadores para distribuição de sobrecarga de peso;
  • Evitar arremessar partes das placas;
  • Observar a altura máxima de armazenamento/empilhamento de 2,25 m (dois metros e vinte e cinco centímetros) em relação ao solo, e distanciamento de pelo menos 50 (cinquenta) centímetros das estruturas laterais da edificação.

6.1.5 Descarte dos resíduos

Além das recomendações contidas neste documento para os procedimentos de descarte de resíduos, deverão ser observados os procedimentos estabelecidos pela legislação de descarte de resíduos perigosos.

6.1.6 Definições e atribuições

  • Gerência: Responsável por identificar a presença de amianto em locais onde devam ser realizados os trabalhos, define o grau de contaminação e a necessidade de remoção por equipe técnica terceirizada. Se necessário, deverá ser assessorada por pessoal com conhecimento técnico no assunto.
  • Autorizador: Pessoa designada pela Gerência como responsável por analisar os riscos, as condições de trabalho e precauções tomadas para a realização do trabalho com presença de amianto.
  • Operador: Funcionário próprio ou terceiro que realizará o trabalho com manuseio direto do amianto. Deve ser qualificado para o serviço; precisa da aprovação do Autorizador para iniciar o serviço, zelar pelas boas práticas de trabalho seguro, seguir as instruções passadas no treinamento e parar suas atividades notificando Gerência, autorizador ou um supervisor de área se condições de trabalho inseguras surgirem;
  • Observador: Pessoa designada pelo Autorizador para acompanhar o trabalho que envolva o manuseio de amianto. Deve: ter ciência dos riscos envolvidos, interromper o trabalho se condições de trabalho inseguras surgirem, estar ciente e ter conhecimento técnico de todas os procedimentos de segurança com relação ao manuseio e descarte adequado do amianto, e pode auxiliar o Operador, desde que isso não afete suas outras responsabilidades.

6.1.7 Treinamentos

Nas obras de remoção/demolição envolvendo o amianto, o empregador da empresa (construtora) é o responsável pelo cumprimento da legislação, o que inclui a tomada de providências em casos de emergências e o treinamento dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (167.2 Kb)   pdf (515.9 Kb)   docx (184.8 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com