TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO

Por:   •  30/11/2017  •  Artigo  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

 Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Campus Santo Ângelo

PEDRO HENRIQUE ZIMMER MATTOS

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO

Santo Ângelo, RS

2017

Pedro Henrique Zimmer Mattos

RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO

Artigo apresentado ao curso de Engenharia Civil como um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa , sob a orientação do(a) Professor(a) Heloisa Helena Appel Mazo

Santo Ângelo, RS

2017

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. TEMA

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

  1. PROBLEMAS

  2. JUSTIFICATIVA

  3. OBJETIVOS

  1. GERAL

  2. ESPECÍFICOS

2. REFERENCIAL TEÓRICO  

3. METODOLOGIA

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

1- INTRODUÇÃO

Atualmente, nos deparamos com uma situação no meio da construção: a geração descontrolada de grandes quantidades de resíduos. Nos últimos anos, vem ocorrendo um processo de urbanização em um ritmo bastante acelerado, provocando um aumento no setor, seja em obras, reformas, reparos, escavações de terrenos ou construções novas. Juntamente com este crescimento, está a quantidade de resíduos que as construtoras produzem, que toma proporções preocupantes. Diante da situação, é necessário aproveitar determinados materiais, além da correta armazenagem dos resíduos de obras. Esse material, se depositado incorretamente, põe em risco a paisagem e o tráfego urbano. Eles também aumentam a produção de resíduos não inertes, gerando doenças, afetando o meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida da população local.

Além da degradação do meio ambiente causada pelos descartes incorretos, provoca a obstrução de elementos no sistema de drenagem urbana, sujeira nas ruas, proliferação de insetos e acumulo de água parada nestes resíduos. Tudo isso gera um alto custo para os cofres da cidade. Desse modo, surge a ideia de um aterro específico para resíduos de demolições e construções civis para um aproveitamento de espaço e reciclagem neste setor, elevando a qualidade de vida.

O estudo de novas formas de reaproveitar os resíduos vem sendo feito por várias universidades muito ativas no estudo dos resíduos de construção, trazendo o assunto mais para perto da sociedade. Este tipo de mobilização é um início para uma melhor conscientização e melhores índices para o Brasil.

        Este projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar uma solução viável para reciclar e armazenar os Resíduos de Construção Civil e de Demolição em Santo Ângelo – RS, assim como, servir de base parar outras pesquisas e trabalhos nesta área. Explicar as vantagens da reciclagem e armazenagem correta.  

  1. TEMA

 Resíduos de Construção Civil e Demolição

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Sistema de gestão de resíduos de construção civil.

  1. PROBLEMA

Qual seria a melhor gestão dos Resíduos de Construção Civil? Existem formas economicamente mais viáveis como solução deste problema?

  1. QUESTÕES DE ESTUDO

O que são Resíduos de Construção Civil?

Como está a situação atual da gestão RCD no Brasil?  

Existe alguma lei, atualmente, que normatiza as regras da gestão de Resíduos de Construção Civil e Demolição?

A gestão incorreta dos Resíduos de Construção Civil gera algum impacto socioambiental?

1.4 – JUSTIFICATIVA 

A área da construção civil é responsável por muitos benefícios gerados para a sociedade, como: emprego, renda, moradias e infraestrutura. Porém, juntamente com o crescimento do campo da construção civil, cresce a quantia de resíduos que são descartados no ambiente, afetando o equilíbrio ecológico e gerando prejuízo aos cofres públicos. Esses resíduos geralmente são descartados de maneira incorreta nas ruas, terrenos baldios, barrancos e vales.

        A gestão de Resíduos de Construção Civil e Demolição traz inúmeras vantagens, tanto econômicas quanto ambientais. Com uma melhor armazenagem e separação desses resíduos, seria de fácil aproveitamento dos mesmos para a própria construção civil. A adesão de uma gestão resulta em diminuição de resíduos no canteiro de obras e de descarte em locais impróprios, diminuição de custos e redução de impactos ambientais causados por estes resíduos.

        O cuidado com a gestão dos RCD é inquestionável, entretanto, há necessidade da instituição formadora ampliar estudos e discussões referente á este tema, o que possibilitará a formação de um profissional mais qualificado e com uma responsabilidade social mais aprimorada. Com isso, a URI, enquanto instituição comunitária cumpre a sua função social, qualificando a vida dos cidadãos que dela fazem parte.

Frente ao exposto, justifica-se o estudo, o qual tem como objetivo compreender a situação atual da gestão dos Resíduos de Construção Civil e Demolição e apresentar uma proposta de um sistema de gestão de resíduos da construção civil em Santo Ângelo – RS.

1.5 – OBJETIVOS 

1.5.1– OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deste trabalho é compreender a situação atual da gestão dos Resíduos de Construção Civil e Demolição e apresentar uma proposta de um sistema de gestão de resíduos da construção civil em Santo Ângelo – RS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (369.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com