TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESÍDUOS E POLUIÇÃO.

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

GRUPO 1 : MARIA, DOUGLAS, HYANA, FLÁVIA, ADRIANA, ERIKA, MATEUS E POLIANA.

TEMA:  RESÍDUOS E POLUIÇÃO.

O grupo começou dando uma introdução no que é resíduo, e de sua formação durante a história.

Falaram sobre o resíduo domiciliar. Nesse tipo de resíduo podem ser encontrados restos de alimentos, resíduos sanitários, papel, plástico, vidro.

E também do resíduo público que Podem conter: folhas de árvores, galhos e grama, animais mortos, papel, plástico, restos de alimentos.

Logo depois, o grupo passou para a parte industrial, envolvendo um pouco o ramo de materiais de construção civil. Pois no resíduo industrial, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papéis, madeiras, fibras, borrachas, metais, vidros e cerâmicas.

 E terminaram com os principais Resíduos da construção civil, composto por materiais de demolições, restos de obras, solos de escavações diversas. Formando assim o entulho.

Logo depois, entraram no assunto sobre Poluição.

Nesse tema foram abordados os tipos de poluição como:  Poluição Visual, Sonora, Atmosférica, Poluição da água, Poluição do solo, Poluição radioativa, Poluição térmica.
Após relatarem sobre cada tipo de poluição, o grupo detalhou o tipo de danos de cada um ao ambiente e claro, em relação a Engenharia Civil.

GRUPO 2: ALINE GOMES, FERNANDO SATIL, JARDEL AMORIM, JULIANO FERREIRA, JULIANO VASCONCELOS, LUIZ ANTÔNIO, PETRINA GOMES, PAULO HENRIQUE COUTINHO.

TEMA: RECICLAGEM

O grupo começou abordando sobre os materiais recicláveis: Papel, plastico, metal e vidro.

Falaram sobre a reciclagem do plástico que  Diversos produtos e embalagens feitos com material plástico apresentam um símboloque indica que eles são recicláveis.

No geral, a reciclagem dos produtos descartados consiste, basicamente, em três processos: - Coleta e separação: que é separação dos resíduos de acordo com o seu material.

Também abordaram a Reciclagem Mecânica que uéo método mais comum. Ele consiste em transformar os plásticos (tanto os oriundos de sobra industrial - sobras virgens do processo produtivo -  quanto os descartados pós-consumo - materiais recuperados no lixo  por meio da coleta seletiva) em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, como sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não-alimentícias, peças de automóveis etc.

E logo após a Reciclagem Química  que Trata-se do modelo mais elaborado, que reprocessa os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de produtos de elevada qualidade.

Reciclagem do papel que é a redução no consumo de água utilizada na produção, embora os números sejam bastante divergentes de uma empresa para outra dependendo da tecnologia empregada e da eficiência do processo de fabricação. Mas calcula-se que para cada 1 tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem) deixa-se de cortar de 50 a 60 árvores.

Os tipos de papéis que podem ser reciclados são: Papelão ,Jornal,  Revistas, Papel de, fax, Papel-cartão, Envelopes, Fotocópias, Impressos em geral;

Antes de entrar na reciclagem diretamente relacionada com a Engenharia Civil, o grupo abordou também sobre o processo de reciclagem do papel e do vidro.

Falaram sobre cada depósito final de resíduos sólidos urbanos, explicando a diferença de cada um que são: lixão, aterro controlado e aterro sanitário.

E separaram em grupo a Reciclagem na Construção Civil.

  • Grupo I: Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.
  • Grupo II: Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.
  • Grupo III : Materiais não-recicláveis: solo, gesso, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor. Desses materiais, alguns são passíveis de serem selecionados e encaminhados para outros usos. Assim, embalagens de papel e papelão, madeira e mesmo vidro e metal podem ser recolhidos para reutilização ou reciclagem.

Concluíram o trabalho comprovando em partes a economia, e demonstrando curiosidades.

GRUPO  3

TEMA: ÓRGÃOS AMBIENTAIS

Abordaram sobre os tipo de órgãos ambientais que são Federais, Estaduais e Municipais. E deram exemplos de órgãos referentes a cada modalidade.

Órgãos Federais

  • ANA:  A Agência Nacional de Águas é uma autarquia  federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, e responsável pela implementação da gestão dos recursos hídricos brasileiros.
  • IBAMA: O IBAMA cuida da preservação, controle, fiscalização e conservação da fauna e flora, além de realizar estudos sobre o ambiente e conceder licenças ambientais para empreendimentos que possam impactar na natureza.
  • CONAMA : É o Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA, criado pela Política Nacional do Meio Ambiente.

Órgãos Estaduais

  • IEF: O Instituto Estadual de Florestas tem por finalidade executar a política florestal do Estado e promover a preservação e a conservação da fauna e da flora, o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis e da pesca, bem como a realização de pesquisa em biomassa e biodiversidade.
  • IMA: O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é uma autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, o IMA tem como finalidade executar a Política Estadual de Administração dos Recursos Ambientais, instituída pela Lei Estadual 7.799/01
  • EMATER : A EMATER-MG atua como um dos principais instrumentos do Governo de Minas Gerais para a ação operacional e de planejamento no setor agrícola do Estado, especialmente para desenvolver ações de extensão rural junto aos produtores de agricultura familiar.

Órgão Municipal

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Após falarem sobre os tipos de órgãos ambientais, o grupo saiu do tema e falaram sobre o Rompimento da Barragem de Fundão em Bento Gonçalves, distrito de Mariana-MG.

GRUPO 5

TEMA: POLUIÇÃO E RESÍDUOS SÓLIDOS.

Abordaram que  os resíduo podem ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos de resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com