TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ROLAMENTOS DE ROLOS CÔNICOS

Por:   •  19/7/2021  •  Resenha  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Edson de Oliveira

Ieda Queiroz Jácome

ROLAMENTOS DE ROLOS CÔNICOS

Curso: Tecnologia em Gestão da Produção Industrial (P3)

Matéria: Elementos de Máquinas

Professor: Alexius Masiukewycz

SÃO PAULO

02/2021

  1. Rolamentos de Rolos Cônicos

Os rolamentos de rolos cônicos (TRBs) utilizam elementos rolantes em forma de um cone truncado (Figura 1) e são construídos para que todas as superfícies cônicas convirjam para um ponto de vértice comum sobre a linha de centro do rolamento para produzir o movimento de rolamento propriamente dito (Figura 2). Geralmente, os rolamentos de rolos cônicos são utilizados em aplicações de baixa velocidade e de carga elevada e são capazes de absorver cargas radiais ou axiais.

Os ângulos internos podem ser criados para adaptar o rolamento às exigências de carregamento de uma aplicação específica. Os rolamentos de rolos cônicos são um projeto de duas partes separáveis (capa e cone) (Figura 3), que permite seu uso final para otimizar a folga interna (e vida útil) para cada aplicação quando o rolamento é montado. A PEER fabrica principalmente rolamentos de linha simples (TS), de linha simples vedada (LA) e rolamentos de rolos cônicos de conjunto combinado.

[pic 2]

Recursos:

  • Alta qualidade por meio do aço temperado para rolamentos

  • Geometria interna projetada e otimizada
  • Fabricação altamente consistente, confiável e flexível
  • Projetos métricos e em polegadas globalmente intercambiáveis
  • Vedação integrada disponível

Vantagens:

  • Rolamentos com maior confiabilidade e duração
  • A vedação integrada pode melhorar a exclusão de contaminação para as vedações externas, ou até mesmo substituí-las, em determinadas aplicações (consulte seu engenheiro de aplicação PEER)

Benefícios:

  • A vida útil prolongada do rolamento é igual à vida útil mais longa dos equipamentos
  • Intervalos mais longos entre as manutenções programadas das máquinas resultam em menor custo de propriedade

  1. Dados SKF:

Os rolamentos de rolos cônicos têm pistas de anel interno e externo cônicas e rolos cônicos. Eles são adequados para suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente. As linhas de projeção das pistas convergem em um ponto comum no eixo do rolamento para oferecer movimento rolante autêntico e baixo atrito.

[pic 3]

Os rolamentos de uma carreira de rolos cônicos são separáveis, ou seja, o anel interno com conjunto de gaiola e rolos (cone) pode ser montado separadamente do anel externo (capa).

  1. Dados Brasil Rolamentos

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O rolamento de rolos cônicos conta com pistas de anel tanto internamente como externamente. O produto suporta, ao mesmo tempo, ambos os tipos de cargas – axiais e radiais. A fim de garantir uma ação de rolagem eficiente com o mínimo de atrito possível, as linhas de projeção das pistas do rolamento de rolos cônicos encontram-se no mesmo ponto no eixo do rolamento.

[pic 4]

Outras características do rolamento de rolos cônicos que devem ser apontadas são o seu baixo atrito e suas tolerâncias geométricas e de tamanhos quase idênticos, de modo a proporcionar uma distribuição adequada da carga, o que contribui para a diminuição da vibração e do ruído. O rolamento de rolos cônicos permite ainda o ajuste a outros rolamentos. Além disso, em seu período de amaciamento, é possível atuar de maneira a diminuir o atrito, o calor e o desgaste.

Dados SKF:

Alguns dos fatores que influenciam o desempenho e a vida útil dos rolamentos de rolos cônicos SKF são:

  • Extremidade do rolo/área de contato do flange
  • Perfis de pista
  • Consistência de perfis e tamanho dos rolos

Rolamentos de projeto básico

O modelo e a geometria interna dos rolamentos de rolos cônicos de modelo básico SKF permitem que esses rolamentos proporcionem uma vida útil longa. O perfil abaulado das pistas e o acabamento superficial otimizado do flange do anel-guia permitem que esses rolamentos tenham funcionamento mais frio e consumam menos lubrificante do que os rolamentos de modelo convencional.

Rolamentos da linha TQ

Os rolamentos de rolos cônicos da linha TQ possuem características operacionais claramente definidas, além de rolamentos feitos de acordo com os modelos convencionais. O perfil de contato logarítmico proporciona uma melhor distribuição de carga na área de contato do rolo/pista para manter os picos de tensão dentro dos limites aceitáveis, mesmo sob leve desalinhamento.

Assim como os rolamentos SKF Explorer, a área de contato da extremidade do rolo/flange TQ é projetada para reduzir o atrito e desgaste no início de operação. Normalmente, os rolamentos não precisam de procedimentos de amaciamento após a instalação. Os rolamentos sofrem apenas uma pequena e controlada perda de pré-carga inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com