TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SOLOS COLAPSÍVEIS E SOLOS EXPANSIVOS

Por:   •  20/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.938 Palavras (8 Páginas)  •  2.505 Visualizações

Página 1 de 8

SOLOS

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas. 

Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola.

Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. 

SOLOS COLAPSÍVEIS

Os solos colapsíveis são solos não saturados encontrados em diversas regiões do Brasil. Este tipo de solo quando inundado apresenta grande deformação e perda de resistência. Geralmente são encontrados na natureza nas cores acinzentadas ou escuras.

Em construções feitas sobre solos colapsíveis, após chuvas, poderá ocorrer o recalque da fundação e consequentemente o surgimento de trincas, podendo levar até ao desabamento das edificações. Muitas vezes, os danos causados pelo colapso do solo exigem reparações incompatíveis com o baixo custo, o que acaba inviabilizando economicamente a recuperação da estrutura.

Para se construir edificações sobre terrenos colapsíveis é necessário que haja a correção deste solo, o método mais utilizado é a remoção da camada superficial e sua recolocação com compactação.

As características desse solo são:

- Estrutura macroporosa (fofa)

- Baixo grau de saturação (não saturados)

 - Partículas maiores mantidas por cimentação ou por tensão capilar

PERGUNTAS

  1. Como o solo colapsível reage após ser umedecido?

R: Apresenta grande deformação e perda de resistência.

  1. Quais consequências poderá ocorrer em construções nesse tipo de terreno?

R: Poderá ocorrer o recalque da fundação e consequentemente o surgimento de trincas, podendo levar até o desabamento da edificação.

  1. Em caso de construção em um terreno com solo colapsível quais devem ser os cuidados e preparos?

R: É necessário que haja a correção deste solo, o método mais utilizado é a remoção da camada superficial e sua recolocação com compactação.

  1. O solo colapsível apresente que tipo de características?

R: Estrutura macroporosa (fofa), baixo grau de saturação (não saturados) e partículas maiores mantidas por cimentação ou por tensão capilar.

  1. Como identificar um solo colapsivel?

R: A vegetação e a textura do solo podem dar evidencias da ocorrência de solos colapsíveis, situados em regiões tropicais semiáridas e áridas.

SOLOS EXPANSIVOS

Solos, que aumentam de volume quando umedecidos e se contraem quando ressecam.

Os solos expansivos podem causar vários danos às obras de engenharia principalmente quando essas matérias não são consideradas de forma adequada nas etapas de projeto e execução de obra. A construção perde a resistência devido a mudança no teor de umidade, prejudicando a estrutura, gerando recalque nas fundações e, devido a isso, o aparecimento de fissuras é inevitável. Para uma construção em cima de um terreno com essas características o melhor a fazer, é a movimentação de terra, substituindo esse solo por outro com características diferentes.

As características desse solo são:

 - Solos não saturados, predominante argilosos

 - Presença de argilo-minerais expansivos (especialmente as montmorilonitas)

- Solos derivados de rochas ígneas (basaltos, diabásios e gabros) e de rochas sedimentares (folhelhos e calcários).

PERGUNTAS

  1. Como o solo colapsível reage após ser umedecido?

R: Aumenta de volume, tendo sua moldagem facilitada pelo fechamento das fendas e deslocamento da argila.

  1. Quais consequências poderá ocorrer em construções nesse tipo de terreno?

R: A construção perde a resistência devido a mudança no teor de umidade, prejudicando a estrutura, gerando recalque nas fundações e, devido a isso, o aparecimento de fissuras é inevitável.

  1. Em caso de construção em um terreno com solo expansivo quais devem ser os cuidados e preparos?

R: A solução mais adequada no meio técnico seria a substituição do solo expansivo por outro sem esta característica, nesse caso movimentação de terra.

  1. Quais as principais características do solo expansivo?

R: Solos derivados de rochas ígneas e de rochas sedimentares, são solos não saturados, predominantemente argilosos.

  1. Como identificar um solo Expansivo?

R: Fendas poligonais amplas, profundas e por vezes de bordas irregulares, na superfície do terreno, durante a estação seca. Fendas com queda de argila, estação úmida, fechamento das fendas e deslocamento da argila.

SOLOS ARENOSOS

Solo Arenosochamado também de "solo leve", é um tipo de solo muito presente na região nordeste do Brasil.

Ele possui uma textura leve e granulosa, sendo composto, em grande parte, por areia (70%) e, em menor parte, por argila (15%).

Por esse motivo, construções em terreno de solo arenoso próximas aos lençóis freáticos, podem provocar rachaduras na estrutura, devido às principais características desse tipo de solo: poroso e permeável, que pode provocar a erosão.

Sendo algo sério é importante que contrate um engenheiro para avaliar as possibilidades de construção neste terreno, que são várias, as qual delas será a mais indicada só mesmo um profissional poderá dizer.

Para alguns terrenos utiliza-se um sistema de amarras entre os pilares dos alicerces, assim evitando que estes se movam caso aconteça uma erosão na área onde algum deles está. Estas amarras não são apenas as mais superficiais que são utilizadas normalmente, são mais profundas e difíceis de serem feitas, mas apresentam bons resultados.

Interessante notar que estradas construídas nos terrenos de solo arenoso não formam poeira na época seca e não atolam na época das chuvas.

Por outro lado, terrenos com solo argiloso os grãos de areia se aglutinam, tornando as estradas sem pavimentação, barrentas na época das chuvas e com solo duro no tempo de seca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com