TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escopo de mapeamento de solos, manejo dos solos e estabelecimento de áreas prioritárias para irrigação de lavouras cafeeiras. Alta mogiana -SP.

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

Departamento de Solos-UFLA.

Professora: Michele Duarte.

Graduando: Rodrigo Aoki.

Escopo de mapeamento de solos, manejo dos solos e estabelecimento de áreas prioritárias para irrigação de lavouras cafeeiras. Alta mogiana -SP.

A Alta Mogiana Paulista é formada por 24 municípios, sendo Franca a principal referência. Segundo a Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas da região (Cocapec), a região produzira, em 2018, 2,9 milhões de sacas de café colhidas, em uma área de 70 mil hectares, Esta produção corresponde  a qproximadamente 5% das 59,9 para todo o país pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em seu levantamento mais recente, divulgado em setembro.

As condições climáticas da região favorecem a produção de café de alta qualidade.Cerca de 90% dos cafés produzidos nestes municípios é considerados finos e 20%  se enquadra num patamar acima, o de especial.

As expectativas do setor ainda são de produção satisfatória em 2019/20, considerando-se o ciclo bienal negativo dos cafezais de arábica. A primeira estimativa da Conab, indica que a produção na temporada 2019/20 pode ficar entre 50,4 e 54,4 milhões de sacas de 60 kg de café (arábica e robusta), um novo recorde para um período de bienalidade negativa. O levantamento da Conab também está dentro do esperado por agentes consultados pelo Cepea-Esalq-Usp, que esperam safra 2019/20 entre 50 e 55 milhões de sacas. Os principais motivos da produção positiva são o clima favorável desde as floradas – que aumentou o potencial dos cafezais de arábica e, especialmente, de robusta – e a otimização do manejo da cultura.

Entre as tecnologias que mantêm ou elevam a produtividade, pode-se destacar o uso da irrigação em lavouras cafeeiras. A cafeicultura é caracterizada pela alternância de bienalidade positiva e negativa, ou seja, uma safra de maior produtividade seguida por uma de produtividade baixa. A irrigação é uma alternativa para reduzir os efeitos da bienalidade negativa, uma vez que, em anos de estiagem irrigação pode estimular uma florada de alta intensidade entre os meses de setembro e novembro.

O principal enfoque dado ao longo da evolução da cafeicultura irrigada no Brasil era a produtividade. Contudo, com a modernização da agricultura e o conceito de sustentabilidade integrado todos os fatores que interferem na produtividade têm sido bastante considerados. Dessa forma, o uso eficiente da água, bem como a conservação do ambiente é fundamental na agricultura irrigada (FOLEGATTI FERNADES,2013).

Atenção:

Diferentes formas de manejo do solo podem influenciar áreas de solos considerados semelhantes. Além, dos atributos químicos, o manejo pode alterar atributos físicos e biológicos, com impacto principalmente nas camadas superficiais (MARQUES JUNIOR et al., 2000).Enaltecendo-se, a importância de conhecer a variabilidade espacial dos solos, bem como os fatores que influenciam a produtividade de maneira indireta tais como a declividade e o armazenamento de água, já que estes influenciam os atributos químicos do solo (SOUZA et.,2004).

Para o correto manejo do solo é necessário que sua capacidade de suportar seja mantida. Este tipo de manejo, é possível quando se conhece o solo com maior riqueza de detalhe.Para tanto é necessário realizar a análises de laboratório e campo. A recomendação de corretivos e fertilizantes, baseada na analise de solo, é importante na tomada de decisão e diminui os riscos do processo produtivo,tornando-o mais sustentavel e economicante favoravel.

A nível de campo, o levantamento e mapeamento de solos possibilita obter informações sobre a morfologia, física, química, biologia e mineralogia dos solos. Estas informações  auxiliam na tomada de decisão quanto ao manejo do solo e irrigação. Desta forma,mapeamentos auxiliam nas tomadas de decisões no tocante ao manejo mais apropriado para cada seguimento e paisagem, dessa forma, pode-se incrementar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos cultivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (373.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com