TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE PRODUTO SEGUNDO O MARKETING

Por:   •  16/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 8

INOVAÇÃO- CONCEITO

Muitos empregam a inovação como sendo uma ideia de sucesso que gera impacto econômico positivo. Mas, a inovação vai muito além desta breve definição.

O economista austríaco Joseph Schumpeter entendeu que a inovação era o aspecto central para fomentar o desenvolvimento econômico. Para ele, em termos gerais, as empresas e os empreendedores eram os elementos principais no desenvolvimento de uma inovação e ela poderia ser entendida como a introdução de um novo produto ou serviço, a introdução de um novo método produtivo, a abertura de um novo mercado, a conquista de uma nova fonte de matéria-prima e o surgimento de uma nova estrutura organizacional.

Segundo Manual de Oslo, inovação é a implementação de um produto, bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Dessa maneira, entende-se que o requisito mínimo para se definir uma inovação é que o produto, o processo, o método de marketing ou organizacional sejam novos {ou significativamente melhorados) para a empresa

Mas afinal, o que é um produto? O produto pode ser um bem físico ou um serviço, oferecido para venda, uso ou consumo.

Agora quando falamos em "novo", segundo Booz, Allen e Hamilton {1982) existem 2 dimensões principais precisam ser consideradas:

Quão novo é o produto para a empresa? Esse eixo diz respeito a se o produto é uma variação ou melhoria de um produto da empresa, ou é um produto/mercado não explorado .

Quão novo é para o mercado? O produto já existe no mercado? É uma inovação disruptiva. Dica: fazendo um paralelo com os tipos de inovação, geralmente os produtos desse eixo são relacionados as inovações disruptivas.

Pautado nisso, de acordo com o marketing, o produto pode ser classificado em 6 categorias:

[pic 1]

1 magem de  htt ps:// vidade  prod uto .com. br/ categor ias-de- novos  -produt os/

  1. PRODUTOS NOVOS PARA MERCADOS NOVOS

Esses produtos são realmente novos porque criam um mercado novo e representam apenas uma pequena porcentagem da nova categoria de produtos.

Existem vantagens e desvantagens em focar nesta categoria, pois inovar custa caro e pode levar bastante tempo. Em contrapartida, pode ser um sucesso e levar a empresa a ser pioneira no ramo.

  1. Exemplo: lfood

O lfood é uma marca brasileira criada em 2011 com o objetivo de oferecer entregas de comida pela internet. Foi uma grande assim que surgiu, pois ela age como um intermediário entre as empresas do ramo de food service - como restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias, entre outros - e os consumidores interessados em pedir sua comida com uma maior facilidade e comodidade. Sem a necessidade de ligar para o estabelecimento ou entrar em um site específico.

[pic 2]

Analisando alguns conceitos paralelos:

Matriz BCG:

Esses produtos se enquadram no quadrante da "interrogação": são produtos com baixa participação no mercado (acabaram de ser criados) e ainda não é possuem muitas incertezas sobre seu sucesso:

[pic 3]

Ciclo de Vida do Produto:

Esses produtos estão no estágio de "introdução, ou seja, eles acabaram de ser desenvolvidos e foram introduzidos ao mercado recentemente. Ainda não se sabe se irão cruzar o abismo da inovação .

[pic 4]

Matriz de Anso ff :

Esses produtos se enquadram no quadrante da "diversificação", pois concentra-se em criar um novo produto em um novo mercado. E isso aumenta o risco.

[pic 5]

Matriz de Inovação:

Esses produtos se enquadram no tipo de inovação "radical", ou seja, aquela que envolve novas tecnologias e normalmente cria novos mercados.

[pic 6]

  1. NOVA LINHA DE PRODUTOS, PERMITINDO QUE A EMPRESA ENTRE EM DETERMINADO MERCADO PELA PRIMEIRA VEZ

Nesta categoria consideram-se as empresas desenvolvem outros produtos para entrar em um mercado já estabelecido/existente pela primeira vez. Mas é importante trazer inovação e escolher o produto com cuidado, pois se o produto não se adequar à imagem da empresa, pode gerar desastre pode acontecer. A exemplo da Colgate quando lançou uma linha de comida.

  1. Exemplo: Perfume Melissa

A Melissa é uma loja de calçados feminino que resolveu lançar uma fragrância de perfumes com o cheiro característico da marca.

[pic 7]

  1. Kindle: leitor de livros digital da Amazon

[pic 8]

Conceitos paralelos:

Matriz BCG:

Assim como os "novos para o mundo", na matriz BCG, os produtos dessa categorias também são "interrogação", ou seja, são novos produtos para a empresa, e possuem altas incertezas sobre seu sucesso.

[pic 9]

Ciclo de Vida do Produto:

Assim como os "novos para o mundo", os produtos dessa categoria se enquadram no estágio de "introdução", já que é um novo produto daquela empresa.

[pic 10]

Matriz de Anso ff :

O paralelo com a matriz Ansoff pode ser feito no quadrante "desenvolvimento de produto", onde um novo produto é introduzido em um mercado existente.

[pic 11]

Matriz de Inovação:

Quando comparamos com a matriz de inovação, podemos qualificar produtos novos para empresa, no quadrante de "disrupçao", um novo produto da empresa, com o objetivo de impactar um mercado já existente.

o

"

Sustentação

Disruptiva

o

><

Incremental

Radical

EXISTENTE

NOVA

TECNOLOGIA[pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com