TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identifique os tipos de marketing

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

                Este trabalho tem como objetivo identificar os tipos de Marketing desenvolvido pela empresa Miolo Wine Group (MWG) para enfrentar os desafios de ingressar no mercado chinês.

                De acordo com o texto nota-se que o primeiro tipo de marketing utilizado pela empresa, foi o marketing internacional, já que a empresa miolo é de origem italiana que migrou para o Brasil e se instalou no Rio Grande do Sul.

                Assim que a empresa foi para o Sul do Brasil, logo deu-se origem às dinâmicas agroindústrias e indústrias da região; Aqui já pode-se identificar o marketing industrial.

                Atualmente, além da Miolo estar instalada no Brasil em pelo menos cinco regiões, e ser considerada a maior fabricante de vinhos do país, a empresa também tem parcerias com outros países, reforçando assim a tese de que o tipo de marketing mais desenvolvido pela empresa, foi o marketing internacional.

                Conforme conteúdo dado em sala de aula, sabe-se que o marketing internacional difere-se do marketing doméstico, pela dimensão de mercado, pois o primeiro tende a ser maior, mas principalmente pela insegurança que a empresa encara ao decidir entrar no Mercado Exterior.

                Sabe-se que para uma conclusão como essa, exige que a empresa estude cada tomada de decisão, analisando assim inúmeros fatores, tais como econômico, político, culturais, dentre outros.

                E foi exatamente isso que a Miolo enfrentou ao decidir ingressar no mercado chinês.

                A princípio a questão, era de como acessar o mercado da China, e a primeira ideia que tiveram foi de participarem de feiras e eventos no país para conhecerem melhor o mercado.

                E para isso precisariam do apoio institucional do governo, pois este tipo de apoio gerou financiamento de estudos de mercado, patrocínio com custos de feiras e eventos do setor, além de trabalhar a imagem do produto com ações de marketing com formadores de opiniões e compradores internacionais especializados. Aqui pode-se identificar o marketing social.

                E em uma dessas viagens surgiu o contato com uma importadora local que se interessou em ser representante exclusiva da marca Miolo.                

        Segundo o texto as uvas são produzidas na China há séculos, ainda assim, o mercado de vinhos finos no país ainda não era algo que uma empresa do porte da Miolo pudesse confiar tamanho sucesso; Porém acredita-se que a empresa passou por um processo, analisando todos os riscos que corria, pois mesmo que o mercado de vinho finos na China fosse algo novo, o mesmo tem se mostrado dinâmico, visto que uma pesquisa realizada pela Vinexpo (organizadora de feiras de vinhos no mundo), a China é um mercado promissor no setor da bebida em questão, pois a mesma afirmou que o país se tornaria o sexto maior consumidor de vinhos no ano de 2014.

                E mesmo com o sucesso da negociação com o país chinês, atualmente a Miolo ainda enfrenta grandes desafios, já que o mercado de vinho da China tem sofrido algumas modernizações, mais uma vez reforça-se com segurança que a empresa além de desenvolver todas as características do marketing internacional, ainda precisa  desenvolver o marketing de varejo para lidar com o sucesso de se sobressair nas vendas de suas garrafas de vinhos enfrentando problemas como os vinhos adulterados ou desenvolvidos com outra matéria prima, especialmente os feitos a partir do arroz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com