TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALORES MÁXIMOS E MÍNIMOS

Por:   •  23/4/2015  •  Exam  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CAMPUS A.C. SIMÕES

VALORES MÁXIMO E MÍNIMO

Alunos: Anthony Teixeira

Allef Noronha

Gabriel Holanda

José Augusto

Lucas Ribas

Maceió, Alagoas, 30 de novembro de 2014

  • VALORES MÁXIMOS E MÍNIMOS

        Podemos perceber que a ideia aprendida no cálculo 1 sobre a definição de valores máximos e mínimos continuam também para no cálculo 3. Citaremos a definição para valores máximo e mínimos globais, abordada no James Stweart volume 1, no 4° capitulo: “Uma função de f tem máximo absoluto em c se f(a) >= f(x) para todo x em D, onde D é o domínio de f. O número f(a) é chamado valor máximo de f em D [...]”, e de forma contrária teremos o valor mínimo. E se trabalharmos com as proximidades de um ponto poderemos observar os valores de máximo e mínimo locais: “Uma função f tem um máximo em a se f(a) >= f(x) quando x estiver nas proximidades de a. Analogamente, f tem um mínimo local em a se f(a) <= f(x) quando x estiver próximo de a.”

        Então como agora estamos lidando com equações de duas variáveis, a forma de encontrarmos tais valores modificará um pouco. Primeiramente teremos que encontrar o ponto ao qual as derivadas parciais de primeira ordem zeram ∂fx(x,y) = 0 e ∂fy(x,y) = 0 ou os que a tornem inexistente. Porém precisamos determinar o que cada ponto representa se é de máximo ou se é de mínimo, de forma análoga ao da testa da segunda derivada de funções com apenas uma variável, temos tal teste:

D = D (a, b) = ∂fxx (a, b) * ∂fyy (a, b) – [∂xy (a, b)]2

        Onde, se D for negativo a função é do tipo “sela” ao qual a mesma não apresenta nem máximo e nem mínimo local, se o D for positivo podemos ter duas conclusões: 1) Se a ∂xx (a, b) > 0 então f (a, b) é mínimo local, 2) Se ∂xx (a, b) for negativo em f (a, b) teremos um valor de máximo local.

        

        Quando trabalhamos com intervalos fechados isso já me garante que a função terá obrigatoriamente valores máximos e mínimos absolutos, por isso ao resolvermos qualquer questão de tal situação temos que verificar também os limites do intervalo dado. No caso é a junção da definição para encontrar os pontos críticos mais a verificação dos valores nos extremos do intervalo da função, fazendo uma simples comparação teremos o valor desejado. Observemos que algumas questões de maximizarmos, teremos sempre que ficar com uma função para trabalharmos com duas variáveis, todas as regras aprendidas se aplicam apenas nesse caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com