TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE LUBRIFICAÇÃO NA PARTIDA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.653 Palavras (31 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 31

Faculdade Pitágoras – Unidade Antônio Carlos

Av. Pres. Antônio Carlos, 4197 - São Francisco, Belo Horizonte - MG, 31270-000.

JEFTÉ BRUNO OLIVEIRA RA:1299122027

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

Orientador: Alfred Gimpel Moreira Pinto

Belo Horizonte

2015

JEFTÉ BRUNO OLIVEIRA RA:1299122027

OTIMIZAÇÃO DO FLUXO DE LUBRIFICAÇÃO NA PARTIDA

DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

Belo Horizonte, 16 de Dezembro de 2015.

___________________________________

Alfred Gimpel Moreira Pinto

Faculdade Pitágoras

Orientador

___________________________________

Paula Lucia de Carvalho Gomes

Faculdade Pitágoras

Professora

___________________________________

Adriana Mara Vasconcelos Fernandes de Oliveira

Faculdade Pitágoras

Professora

___________________________________

Henrique Barbosa Matos

Faculdade Pitágoras

Professor

AGRADECIMENTOS

Dedico este trabalho primeiramente а Deus que permitiu tudo isso acontecesse, ao longo da nossa vida, е não somente nestes anos como universitário, mas que em todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer.

Agradeço а todos os professores por proporcionar о conhecimento não apenas racional, mas а manifestação de caráter е afetividade da educação no processo de formação profissional, por tanto que se dedicaram, não somente por terem ensinado, mas por terem feito aprender.

Agradecemos ao Senhor Orlando Ferreira e Silva por ter recebido a todos em sua empresa, a TREMA e nos proporcionado o conhecimento necessário para a execução do trabalho.

Aos nossos familiares que apesar de todas as dificuldades fortalecemos е que foram muito importantes.

A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, muito obrigado.

RESUMO

O principal objetivo dos motores de combustão interna é de transformar energia química em energia mecânica. Inicia uma queima após a mistura combustível/ar ser comprimida na câmara de combustão de cada cilindro, assim será liberada uma força contra a cabeça do pistão, com isso forçando este a se deslocar na direção do virabrequim. Existe um elemento de ligação entre o pistão e o virabrequim chamado de biela que é responsável por transmitir a força atuante na cabeça do pistão ao colo do virabrequim, fazendo o virabrequim se movimentar. Com isso, a biela converte o movimento axial alternado do pistão em movimento radial do virabrequim. E com a movimentação das peças que são metálicas há um atrito entre as mesmas, sendo necessária uma lubrificação. Um dos principais propósitos da lubrificação é prevenir que as parte metálica moveis e não moveis do motor entrem em contato assim gerando desgaste na mesma. Esta prevenção de desgaste das peças se consegue com a formação de uma fina camada de óleo ou graxa entre as superfícies de contato. Podemos destacar também outras vantagens que a lubrificação traz para os equipamentos mecânicos moveis: Prolongamento da vida dos rolamentos; dissipação de calor por atrito; diminuição do atrito e desgaste das peças; prevenir a oxidação das peças e realizar uma proteção contra elementos nocivos. Devido ao histórico de falhas na falta de lubrificação na partida de motores de combustão interna, vários componentes do motor entram em contato sem que a lubrificação esteja completa, assim gerando um desgaste prematuro das peças. Com o passar dos anos foram realizados vários estudos para encontra um método mais eficiente de se lubrificar as peças do motor, foram feitas pequenas melhorias, mais mesmo assim os desgastes das peças continuaram. Então neste trabalho será apresentado um sistema de lubrificação inteligente por acumulador que irá melhorar o sistema atual de lubrificação de motores. O sistema consiste em um circuito integrado que irá, eletronicamente, controlar o sistema hidráulico, garantindo ao turbocompressor uma lubrificação instantânea durante a partida e uma lubrificação forçada, durante um mínimo de 10 minutos, após a parada do motor.Esta lubrificação forçada, após a parada do motor, irá garantir um resfriamento do óleo lubrificante no turbocompressor, evitando a formação de carvão nos canais já bastante restritos de lubrificação do turbo, o que tem provocado alta temperatura e deficiência de lubrificação e, consequentemente, menor vida útil do turbocompressor.O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)   pdf (234.8 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com