TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação Na Creche

Trabalho Universitário: Observação Na Creche. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  10.001 Palavras (41 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 41

FUDAMENTAÇÃO TEORICA

1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto Integrador no Ensino de Educação Infantil dos 0 a 3 anos tem como objetivo, conhecer na prática as particularidades da Escola Municipal Creche: “Rosa Maria Castellano Pieroni” com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos de idade.

Realizei essa observação detalhada das relações entre educadores, educados, gestores e demais funcionários envolvidos no processo de ensino-aprendizagem das turmas Berçário I, Berçário II e Maternal I, do Ensino Infantil da Creche “Rosa Maria Castellano Pieroni”.

O presente relatório do Projeto Integrador parte da compreensão de que o propósito da escola é que as crianças obtenham os conhecimentos produzidos pela humanidade, ampliem as possibilidades para operá-los, transformá-los e redirecioná-los tendo como meta alocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade. Diante disso, o projeto político pedagógico brota da construção coletiva da Educação Escolar. Ele é a tradução maior da organização pedagógica que a escola faz de suas finalidades, a partir das necessidades que lhes estão colocadas diante de recursos humanos e materiais. O projeto político pedagógico ganha coerência e estabilidade à medida que apresenta a realidade na qual se insere, destacando como são organizadas as práticas para trabalhar com sujeitos atenderão, pois seu enfoque é o eixo principal da organização das práticas pedagógicas que serão adotadas pelo educador.

Queremos observar que o Ensino de Educação Infantil, atualmente, adquiriu nova dimensão, ou seja, com a democratização do ensino e os objetivos de uma escola para todos, através da implantação da obrigatoriedade do Ensino Infantil, as famílias, como núcleo central de uma sociedade, tornaram se consciente da seriedade de uma habilitação social, assim como de uma emancipação intelectual condizente com a nova realidade em que vivemos e como resultado, passaram a se apoderar cada vez mais da importância da escolarização e socialização para se alcançar esse objetivo final. Portanto, o que se percebe é o fato de que se as crianças, chegando à escola se alfabetizando em um contexto das novas tecnologias e apropriando-se do conhecimento globalizado, tendem a serem mais bem sucedidas em sua jornada futura em busca de seu lugar na sociedade. Mas, somente com a contribuição de programas de apoio às comunidades com maior grau de vulnerabilidade social, almejam serem mais bem acertados nessa árdua tarefa.

O relatório de Educação Infantil será realizado na Escola Municipal “Rosa Maria Castellano Pieroni” em uma turmas de crianças de faixas etárias dos 0 a 3 anos de idade. O Projeto Integrador de Educação Infantil está relacionado às ações que envolvem elaborar, sistematizar e coletar dados com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças desta faixa etária. É importante conhecer as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, observar, planejar ações a serem desenvolvidas com as crianças e é importante também refletir sobre a prática pedagógica observada podendo assim gerar problematizações constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino. A realização do Projeto Integrador representa uma investigação da realidade. No relatório de observação será abordada a caracterização do contexto de observação, a caracterização da escola, a caracterização das turmas crianças, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de observação da Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A prática educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação, e por fim as considerações finais.

A cada oscilação social percebemos que para educar, precisamos de uma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento. Observamos que na Educação Infantil (principalmente na primeira infância) é a porta desse processo, e deste modo, esse ato deve ser um compromisso de todos os envolvidos, pois segundo cremos, não deve ser responsabilidade somente da escola, mas, também compartilhada com a família em uma cumplicidade singular por um ensino/aprendizagem qualitativo e emancipador.

Assim sendo, acreditamos na socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar da criança, que tem como embasamento a Educação Infantil mais fundamental. O Ensino de Educação Infantil como a primeira fase da formação da criança após o fundamento da formação familiar, marca a interação da criança aprendiz com novas descobertas para a vida, isso requer que sejam atendidas em ambiente apropriadas e profissionais bem preparadas (os). Um desafio que trataremos com detalhes sobre uma escola da periferia da Cidade de Rio Claro.

PROCEDIMENTOS E MÉTODOLOGIA

A partir da observação sistemática do trabalho da gestão, dos educadores e dos demais funcionários da Escola Creche “Rosa Maria Castellano Pieroni”, assim como, o espaço físico estrutural e da metodologia pedagógica, foi possível chegarmos ao objetivo proposto no Projeto Integrador.

Os procedimentos metodológicos aqui adotados são de pesquisa de campo com coleta de dados em uma ação descritiva e interpretativa. A forma de pesquisa objetivou o levantamento de dados e considerou a observação em detalhes que foram desde o comportamento dos educandos no âmbito da instituição até a interação dos mesmos no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e atividades extraclasse.

Primeiramente, podemos afirmar que a referida pesquisa para a elaboração do Projeto Integrador no Ensino Infantil, facilitou o entendimento da complexidade da relação comunidade/escola. Levamos em consideração as dificuldades existentes na região que abriga a comunidade escolar com suas particularidades e o sentimento de pertencimento adotado em relação ao espaço aprendizagem que não se limita ao uso pelas crianças, mas, tem na participação comunitária o ponto de apoio para as melhorias necessárias a uma sobrevivência problemática (recursos financeiro e estrutural) do único espaço de Educação infantil, da comunidade local.

A metodologia adotada para o nosso trabalho de observação acadêmica, permitiu a compreensão de que existe uma realidade dura para educados e educadores que vivem ou convivem nessa comunidade (cito a zona periférica denominada Jardim Cherveson) com um estado de carências sociais e desigualdades geográficas relativas aos grandes centros ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com