TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil: Por Que Mais Creches

Artigo: Educação Infantil: Por Que Mais Creches. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 3

GOMES, Ana Valeska Amaral. Educação Infantil: Por que mais creches?

Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados. Brasília, 2011. Em:

HTTP://bd.camara.org.br. Acesso: ago. 2012.

Educação Infantil: Porque mais creches?

Resumo

Em linhas gerais o texto trata-se da situação da Educação Infantil no Brasil, após LDB 9394/96 e a Constituição Federal de 1988, que determinou a passagem das creches para a educação básica brasileira, e também das metas asseguradas pelo PNE, que garantem a qualidade e o direito de acesso as creches.

Apesar da expansão ocorrida entre 1997 e 2009, a qualidade das creches ainda persiste com muitos empecilhos para que esse acesso e qualidade sejam atingidos, principalmente para as famílias carentes. A qualidade fica prejudicada pela falta de profissionais qualificados e pelo material pedagógico insuficiente para a demanda, além é claro de carência de investimentos que visem ( ampliação, formação profissional, gestão, infraestruturas, informação e políticas publicas que busquem uma integração com outras áreas em prol da criança.

Citações

“A educação infantil figura na Constituição Brasileira de 1988 (art. 208,IV) como um dever do Estado, direito de toda criança e opção da família. Os Municípios são os responsáveis legais pela oferta dessa etapa, em regime de colaboração [... ]prestam assistência técnica e financeira aos Municípios.” (GOMES, 2011, p. 4) [... ] ”A Declaração Mundial de Educação para Todos, celebrada na cidade de Jomtien, em 1990, é um dos marcos mais importantes na construção do “direito à educação” na primeira infância. A partir de Jomtien, difunde-se a diretriz internacional de que educação é elemento constitutivo da pessoa e, portanto, deve estar presente desde o momento em que ela nasce, como meio e condição de formação, desenvolvimento, integração social e realização pessoal. Assim, a educação integra o conceito de bem-estar e aprendizagem que se inicia com a própria vida.”(GOMES, 2011, p. 11)

Comentários

Em minhas leituras feitas no curso, nota-se que a Educação Infantil no Brasil, só teve um pequeno avanço para atender a necessidade da mão de obra da mulher, hoje como fonte de manutenção de muitos lares. Em princípio não havia uma preocupação educacional e apenas com o cuidar, que muitas vezes pela falta de organização, infraestruturas e espaços físicos não eram garantido. Com a LDB e a Constituição de 1988, houve um avanço notável com o direito da criança agora reconhecida como cidadão de direito, desde o seu nascimento a uma educação de qualidade. Mas, como o nosso país, educação de qualidade ainda não se tem acesso, principalmente na educação infantil, que para nossos governantes, ainda considera as creches com enfoque assistencialista, onde deve apenas guardar, higienizar e alimentar. Portanto, não há investimentos suficiente em formação profissional, construção e ampliação de novas creches para atender a demanda. Entende-se que a política de atendimento das creches existentes está vinculada a uma população de classe média alta, enquanto as crianças de famílias pobres não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com