TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção E Produção Do Aluminio

Exames: Obtenção E Produção Do Aluminio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Passo 2

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branco-prateado e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro) e uma massa atômica relativa de 26,98.

O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Ele pode também complexar com espécies ricas em elétrons, como o flúor e o cloro. O seu caráter anfotérico permite-lhe reagir com ácidos inorgânicos e bases fortes.

Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão. Quando exposto ao oxigênio, à água e a outros oxidantes, forma-se rapidamente à sua superfície uma película contínua, fina, resistente e protetora, de óxido de alumínio (alumina), conferindo-lhe alta resistência à corrosão. Esta película é dissolvida por soluções alcalinas e por alguns ácidos, como o ácido sulfúrico.

Muitas das suas aplicações são baseadas nas suas propriedades, como: a alta condutividade elétrica e térmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistência à corrosão, a maleabilidade e a ductilidade. Além disso, o alumínio é 100% reciclável, permitindo uma enorme economia de energia. Pode, no entanto, levar à ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios, dissolvido de carbono e cloreto de metilo. 

Puro, este metal tem uma resistência mecânica limitada, o que criou a necessidade de formação de ligas com outros metais, como o cobre, o magnésio, silício, manganês, entre outros. Estas ligas são leves e mais resistentes, sendo muito usadas na produção de uma variedade de moldes em muitas indústrias.

 

Passo 3

O alumínio é o metal mais abundante na crosta terrestre, representando cerca de 8% de toda ela. Ele é encontrado em todo mundo, mas para se ter uma produção consideravelmente viável temos de encontrar depósitos ricos em oxido de alumínio, então, quando procuramos por alumínio, procuramos basicamente barro ou lama. Essa lama é chamada de bauxita e é mais facilmente encontrada nos países do hemisfério sul, como Brasil, Jamaica, Guineia, Índia, Grécia e Austrália, e no hemisfério norte na Rússia.

A bauxita é minerada em depósitos no subsolo, abaixo da superfície rochosa. São usados explosivos para abertura de fendas nas rochas.

O alumino teve seu primeiro uso datado em 5.500A.C, onde os antigos oleiros utilizavam a bauxita como reforço em suas cerâmicas, assim chamado de “metal do barro”. No entanto, não havia um processo para extração e somente em 1807 que o químico britânico Humphrey Davy conseguiu isolar uma base de metal em um sal chamado alumem.

Foi fácil identificar o alumínio, no entanto, isolar ele foi realmente difícil, deixando o alumínio ainda mais valioso que o ouro. Levou quase 20 anos até se descobrir como, e foi o químico alemão Friedrich Wöhler que conseguiu essa conquista em 1827.

Não podemos manter nosso estilo de vida atual sem o alumínio. Ele está na nossa alimentação, nas latas e recipiente, até como nos locomovemos pelo mundo (os aviões são feitos basicamente de alumínio). Este metal nos fez chegar ao espaço, faz parte de nossos automóveis, faz parte do sistema elétrico de transmissão, é usado em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, etc. O alumínio mantém nosso estilo de vida.

Etapa 2

Passo 2

O alumínio é muito versátil, mas seu uso se limita em questão de sua resistência mecânica e à corrosão. Não podemos, por exemplo, trocar a castanha de um torno, seja este CNC ou convencional, que é de aço por um de alumínio. O alumínio se limita também no uso industrial em fábricas que tem seu processo principal alcalino, como fabricas de celulose, ou na geração de vapor. Isto se deve ao fato do alumínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com