TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Optica e termodinamica UFU, relatorio lentes e espelhos

Por:   •  7/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Ótica e Termodinâmica

07

Lentes e espelhos

Diego Kepler Neves Oliveira 41321ETE018

Glaucieni Martins 41221ETE010

Vinício Rodrigues Dias 41221ETE028

                                                                                             Rafaela  

Patos de Minas

(15/01/2015)

Objetivos

        Obter experimentalmente as distâncias focais relativas à formação de imagem em lentes convergentes, lentes divergentes e em um espelho convergente. Relacionar os valores obtidos com os indicados pela especificação do fabricante.

Introdução

        Sabemos que é possível compreender a luz e seus efeitos a partir da ótica geométrica e da ótica física. A ótica geométrica estuda a propagação dos raios de luz no meio material, enquanto a ótica física leva em consideração a característica ondulatória da luz.

        Os equipamentos como telescópio, microscópio e diversos outros que empregam o uso de lentes são analisados através da ótica geométrica, por trabalharem com o princípio dos raios de luz.[pic 2][pic 3]

Figura 1: Formação de imagem para o espelho côncavo.           Figura 2: Formação de imagem de uma lente convergente

        As imagens acima demostram o processo de formação de imagem para o espelho côncavo e para as lentes convergentes, estes casos serão analisados neste experimento juntamente com a formação de imagem através das lentes divergentes. A equação que relaciona a distância do vértice (V) do dispositivo, aos pontos do objeto luminoso (s) e à imagem (s’) é dada por

[pic 4]

e é válida para lentes e espelhos convergentes e divergentes desde que observemos as mudanças de sinal que servem para realizarmos a análise sobre a imagem formada.

Materiais utilizados

  • ˆ Trilho graduado para montagem dos elementos ópticos.
  • ˆ Objeto com fonte de luz.
  • ˆ Duas lentes (uma convergente e uma divergente) e um espelho côncavo.
  • ˆ Anteparo.
  • ˆ Suportes para lentes, espelhos e anteparo.

Procedimentos

  1. Determinação da distância focal de uma lente convergente.

        Inicialmente posicionamos em uma extremidade do trilho o objeto utilizado como fonte de luz (uma vela sobre o suporte com parafuso de fixação), do outro lado do trilho posicionamos o anteparo ( suporte com uma folha de papel vegetal onde irá ser refratada a imagem) e entre os dois posicionamos um suporte onde acoplamos uma lente convergente procurando posicioná-la sempre em um local onde a imagem do objeto aparecesse de forma nítida, este procedimento foi feito uma vez e repetido 10 vezes mantendo fixa a posição do objeto e variando a posição do anteparo e da lente de forma a se obter sempre uma imagem nítida no anteparo. Os valores obtidos durante a realização do experimento foram anotados de forma que pudéssemos obter a distancia S (do objeto à lente convergente) e a distancia S’ (da lente ao anteparo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (412.2 Kb)   docx (108.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com